Horários
3as das 9h30-12h30; 13h30-16h30 e das 17h-20h
4as das 9h30-12h30; 13h30-16h30 e das 17h-20h
Disciplinas
DESIGN, ARTE E TECNOLOGIA
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Discute a relação homem-sociedade-ambiente na construção da realidade. Apresenta a visão sistêmica através de teorias contemporâneas, assim como a questão da Interdisciplinaridade. Aborda os processos de criação, projetuais e de produção em Design no diálogo com a Arte e a Tecnologia. Propõe o pensamento crítico sobre o Design e a atuação do Designer neste contexto.
TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DO DESIGN
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Trata de teorias e histórias para a formulação de um conhecimento crítico do design contemporâneo. Busca aprofundar a compreensão deste contexto, enfocando as mudanças tecnológicas e culturais por meio de uma perspectiva sistêmica, interdisciplinar e transdisciplinar.
METODOLOGIA DA PESQUISA EM DESIGN – MESTRADO
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
A disciplina desenvolve questões relacionadas ao conhecimento científico e sobre a metodologia científica no campo das ciências humanas e tecnológicas, enfatizando a importância da reflexão crítica e da pesquisa para o campo do design. Aborda o panorama da pesquisa em design na modernidade e na contemporaneidade, tomando como perspectiva as metodologias aplicadas na área do design, e orienta a discussão e o aprofundamento dos temas advindos dos projetos individuais de pesquisa.
CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE EM DESIGN
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
A disciplina aborda as questões relacionadas aos processos de criação, de inovação e de sustentabilidade no campo do design. Discute mudanças sociais, culturais e econômicas envolvendo o sujeito, o ambiente, os processos e os meios de criação e produção. Enfoca aspectos relativos ao design estratégico, às comunidades criativas, aos serviços colaborativos, à criatividade, à inovação social, como recursos para compreender as noções de projeto no design contemporâneo.
DESIGN, ARTE E SUSTENTABILIDADE
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Propõe o pensamento reflexivo e crítico acerca do desenvolvimento sustentável, da economia criativa e da responsabilidade social observados nas modulações contemporâneas do Design em relação ao campo da Arte.
DESIGN, CORPO E ESPAÇO
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Trata o corpo na perspectiva do design e observa nas ações individual e coletiva as questões humanas de convivência, ocupação e intervenção no espaço. Aborda os aspectos sensórios e de acessibilidade envolvidos nas ações e produções do sujeito no contemporâneo.
DESIGN DE AMBIENTES: TECNOLOGIAS UBÍQUAS
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Aborda o conceito de ubiqüidade pelas perspectivas do design e da arte, investigando os processos projetuais e seus elementos formais. Pesquisa projetos no contexto das tecnologias ubíquas com vistas ao mapeamento, monitoramento e processamento de dados. Estuda sistemas computacionais interativos embedados em objetos e espaços, refletindo sobre a interação humano-computador e as relações socio-culturais.
DESIGN DE MÍDIAS DIGITAIS INTERATIVAS
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Aborda as questões relacionadas aos elementos projetuais inerentes ao design de mídias digitais interativas, no que concerne aos seus aspectos informacionais, navegacionais, interativos e de interface. Enfoca os conceitos de design presentes nos projetos transmidiáticos, nas redes sociais, na Televisão Digital Interativa (TVDi) e nos dispositivos móveis.
DESIGN DE MODA E ARTE CONTEMPORÂNEA
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Contextualiza aspectos teóricos e críticos engendrados nos campos do Design de moda e das Artes. Investiga manifestações que se processam em ambas as áreas no contexto das problemáticas contemporâneas e das transformações da sociedade, apresentando questionamentos éticos e estéticos.
DESIGN DE SISTEMAS AFETIVOS INTERATIVOS
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Trata dos aspectos relacionados ao reconhecimento do usuário para o design de sistemas e produtos que interajam com este de maneira afetiva e emocional. Propõe o entendimento do corpo humano como fonte de dados e informações relevantes ao design de interfaces interativas. Enfoca conceitos oriundos da inteligência artificial, da computação afetiva, da ubiquiade, dos computadores vestíveis, da comunicação em redes e das biointerfaces.
DESIGN E ARTE NA EDUCAÇãO: LEITURA HISTÓRICA NO CONTEXTO DA CONTEMPORANEIDADE
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Trata das questões relacionadas ao ensino e aprendizagem em arte e em design na contemporaneidade e estimula o desenvolvimento da pesquisa histórica. Reflete de forma crítica os tópicos de análise referentes ao liberalismo, positivismo, modernismo, neoexpressionismo, pós-modernismo, influências das tecnologias contemporâneas e estudos visuais.
DESIGN E ARTE NO CONTEXTO PÓS-DIGITAL
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Análise do conceito e das características do pós-digital; investigação sobre essas características presentes no design e na arte; discussão sobre os produtos do design e da arte no contexto pós-digital.
DESIGN E ARTE: PROCESSOS CONTEMPORÂNEOS
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Aborda as hibridações do design e da arte e as implicações dos aspectos culturais, estéticos e tecnológicos na contemporaneidade. Enfoca os modos de uso e de exposição das materializações de produtos e ações, considerando as fusões e inovações conceituais nas práticas e processos
DESIGN E ARTES VISUAIS: DO MODERNO AO CONTEMPORÂNEO
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Aborda as transformações estéticas e conceituais do design e das artes visuais nos séculos XX e XXI. Examina os discursos teóricos e críticos mais representativos que conceituam a modernidade e a contemporaneidade. Analisa ainda as inter-relações entre proposições, procedimentos e produções das duas áreas.
DESIGN E ARTES VISUAIS: TEORIAS E PRÁTICAS NA CONTEMPORANEIDADE
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Aborda e discute conceitos e proposições teóricas exemplares e paradigmáticas do campo do design e suas interseções com as artes visuais. Examina projetos, processos e construções de linguagem em produções contemporâneas no âmbito das duas áreas. Discute a relação entre teoria e prática.
DESIGN E COTIDIANO
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Estuda o design no âmbito da experiência cotidiana a partir da perspectiva antropológica. Propõe discutir a problemática dos lugares na contemporaneidade e o papel cultural do designer, estabelecendo uma abordagem teórica e crítica acerca das relações entre indivíduos e grupos sociais. Busca compreender também a produção, o uso e o descarte de artefatos, por meio do estudo da cultura material e de saberes vernaculares.
DESIGN E ESPACIALIDADES: TECNOLOGIAS MÓVEIS
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Investiga o contexto das tecnologias móveis para refletir sobre a relação humanocomputador e as especificidades de projetos operados no espaço físico localizado dos usuários. Estuda a mobilidade e os processos de hibridação entre os ambientes físico e digital e suas implicações no cotidiano. Reflete sobre os aspectos teórico-conceituais, formais e estéticos, de dispositivos móveis vestíveis em processos de reconfiguração das relações corpo-espaço.
DESIGN E LINGUAGEM GRÁFICA
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Estuda os elementos de linguagem, os procedimentos de criação e os aspectos comunicacionais do design gráfico. Aborda a multplicidade de registros em diferentes meios, objetos, suportes e superfícies, bem como as contaminações, os hibridismos e as inter-relações do design gráfico com outras vertentes do design e com as artes visuais.
DESIGN E MEMÓRIA
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Estuda o design e a sua materialidade promissora de criação de sentidos. Busca compreender a memória como um recurso capaz de revelar a produção de significados no processo de criação do designer. Discute a relação entre criador e obra, pensando os objetos como contadores de histórias que permeiam a existência humana. Possibilita a percepção de valores agregados tanto para a motivação do desejo e da posse quanto para conhecer histórias de uso, função, permanência, desgaste e descarte.
DESIGN E SAÚDE(S) ENTRE ARTE E FILOSOFIA
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Contextualiza o campo do design, considerando suas implicações ético-políticas nos modos de vida contemporâneos. Explora relações entre Design e saúde, considerando enfoques sobre saúde psíquica, saúde social e saúde ambiental, na abordagem das relações de reciprocidade entre seres vivos, objetos e meio ambiente. Amplia repertório de crítica e de criação, produzindo transversalidades com os campos da Arte contemporânea e da Filosofia da Diferença, que possam contribuir com diagnósticos do campo social do tempo presente e com perspectivas de futuro.
DESIGN E REDES: MEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Estuda projetos de design e os modos de criação e de uso, mediados por linguagens visuais, sonoras, audiovisuais, no contexto das redes distribuídas. Pesquisa sobre os processos projetuais conformados pela interação característica dos ambientes colaborativos e pela convergência entre linguagens. Investiga processos de iteração e visualização de interfaces e objetos computacionais.
DESIGN, FOTOGRAFIA E POÉTICAS VISUAIS
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Estuda as relações da fotografia e o design enquanto associações de linguagens que se configuram em um processo de hibridismo, tanto no aspecto tecnológico quanto no processo de representação visual. Trabalha a relação da fotografia com a hipermídia, bem como a construção da imagem e sua aplicação como informação, persuasão, expressão e ilusão. Examina processos fotográficos presentes na composição de poéticas visuais, enfocando aspectos da criação e da produção expressiva e projetual.
DESIGN NO ANTROPOCENO E PÓS-HUMANO
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Análise da relação homem-cultura-ambiente na construção da realidade. Introdução à visão sistêmica através de teorias contemporâneas, assim como à Interdisciplinaridade. Reflexão sobre o Antropoceno e o Pós-Humano. Construção de pensamento crítico do Design no contexto do Antropoceno e do Pós-Humano.
EDUCAÇÃO PARA A ARTE E O DESIGN
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
A disciplina trata das questões sociais, estéticas e educacionais relacionadas ao ensino e aprendizagem em arte e em design, estimula o desenvolvimento da pesquisa histórica e da leitura da imagem, ressalta a importância da contextualização política e da conscientização da experiência de aprendizagem. Reflete de forma crítica os tópicos de análise referentes ao decolonialismo e aos preconceitos geopolíticos, de gênero e de raça.
ESTRATÉGIAS DE CRIAÇÃO EM DESIGN
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Investiga diferentes abordagens sobre processos de criação a partir de perspectivas históricas, filosóficas, tecnológicas e estéticas. Estimula o pensamento de estratégias criativas aplicadas ao campo do Design, por meio de reflexões em torno dos conceitos de criação, inovação e solução de problemas.
ESTUDOS VISUAIS
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Trata das questões relacionadas com a interpretação, a contextualização e a relevância das culturas visuais, imagens e objetos, na contemporaneidade. Analisa as abordagens tradicionais e contemporâneas das áreas da arte, do design e da educação, explorando o entendimento do campo de sentido por meio das ciências humanas que colaboram com as visualidades no design.
PROCESSOS DE CRIAÇÃO E DESOBEDIÊNCIA EM DESIGN
Carga horária: 45h
Créditos: 3.0
Contextualiza o campo do design na contemporaneidade, considerando seu modelo como imagem das políticas neoliberais. Aborda processos de criação de artistas e de designers que refletem sobre o próprio campo. Enfoca práticas, procedimentos e processos que problematizam projetos, parâmetros, metodologias, materialidades, produtos e formas de circulação. Amplia repertório de crítica e de criação, por meio de produções teóricas e práticas às políticas do design que questionam os modos de vida hegemônicos e os diagramas de poder
Créditos em atividades do Programa
O aluno deverá cursar duas (2) disciplinas obrigatórias:
(1) Metodologia da Pesquisa em Design
(2) Teoria, História e Crítica do Design ou Design, Arte e Tecnologia
Estas são complementadas com mais três (03) disciplinas optativas que devem ser escolhidas dentro da relação de matérias oferecidas semestralmente pelo programa.
Vale ressaltar que a escolha de disciplinas deve ser efetuada em comum acordo com a coordenação de curso ou com o professor orientador.
Ao terminar de cursar as cinco (05) disciplinas, o aluno integraliza 15 créditos – 225 horas em disciplinas. Para as atividades programadas são atribuídos 15 créditos – 225 horas. Para a elaboração da dissertação, 20 créditos – 300 horas. Assim, a carga horária total é de 50 créditos, ou seja, 750 horas de atividades acadêmicas junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Design.