O PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi promove a inserção de pesquisadores por meio de estágio pós-doutoral. Os candidatos a pós-doutorado devem possuir o título de doutor obtido em cursos nacionais avaliados pela CAPES. No caso de doutorado realizado fora do país, o diploma deverá ter sido devidamente revalidado por Programa de Pós-Graduação habilitado para tal processo. O estágio pós-doutoral do PPG Design da UAM atende ao disposto no Programa Nacional de Pós-Doutorado, por meio da Portaria CAPES nº 086, de 03 de julho de 2013, bem como demais legislação atinente.

O Pós-Doutorado tem duração mínima de 12 (doze) e máxima de 60 (sessenta) meses e é oferecido em duas modalidades: A) por meio de edital de seleção específico para concessão para bolsa PNPD/CAPES, conforme divulgação no site do PPG Design – UAM; B) seleção em fluxo contínuo (sem bolsa), por meio de submissão durante todo o ano. Ficará a cargo do supervisor de estágio pós-doutoral aprovado nesta última modalidade, a eventual submissão de projeto junto às fundações de apoio à pesquisa e agências de fomento, objetivando angariar bolsa – desde que atenda as respectivas demandas formais e legais.

Para o processo de seleção pós-doutoral em ambas as modalidades, o candidato deverá submeter, por email, ao PPG Design: 1) cópia do Currículo Lattes atualizado; 2) cópia digital da tese de doutorado; 3) projeto de pesquisa (anual); 4) plano de trabalho (anual); 5) carta de aceite do possível supervisor, membro do corpo docente permanente do Programa. Os documentos submetidos serão avaliados pela Comissão de Pós-Graduação do PPG Design, seguindo-se: 6) entrevista com candidato. Os resultados serão divulgados em até 3 (três) dias após a realização da entrevista.

A validade inicial do Pós-Doutorado é de 12 (doze) meses, podendo ser ampliada, anualmente, até o período máximo de 60 (sessenta) meses. Para a renovação do estágio pós-doutoral por uma duração de igual período, isto é, mais 12 (doze) meses, o pós-doutorando deve entregar no décimo mês do período vigente: 1) relatório anual de atividades; 2) cópia do Currículo Lattes atualizado com documentação comprobatória das produções realizadas durante o período; 3) projeto de pesquisa atualizado para o novo ciclo anual; 4) plano de trabalho atualizado para o novo ciclo anual. A estes documentos será anexado: 5) relatório do supervisor sobre o desenvolvimento do estágio pós-doutoral no período. Os documentos submetidos serão avaliados pela Comissão de Pós-Graduação do PPG Design, que decidirá pela eventual renovação do estágio doutoral.

Ao final do Pós-Doutorado, o pós-doutorando deverá entregar, em até 30 dias após a data de conclusão: 1) relatório final de atividades; 2) cópia do Currículo Lattes, com documentação comprobatória das produções realizadas durante a vigência do estágio pós-doutoral; 3) texto inédito decorrente do projeto de pesquisa / plano de trabalho, objetivando submissão para periódico definido de comum acordo com o supervisor. A estes documentos serão adicionados: 4) relatório final do supervisor sobre o desenvolvimento do estágio pós-doutoral durante todo o período; 5) cópia dos relatórios anuais de atividades entregues pelo pós-doutorando; 6) cópia dos relatórios anuais elaborados pelo supervisor. Os documentos submetidos serão avaliados pela Comissão de Pós-Graduação do PPG Design, que decidirá pela eventual emissão de certificado atestando a conclusão do estágio pós-doutoral.

Dr. Marcos Mortensen Steagall

Realiza pós-doutorado no PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi com a pesquisa “The darkest places: a photographic investigation into New Zealand outdoors made at night”, com a supervisão do Prof. Sérgio Nesteriuk. Doutor em Artes & Design pela Auckland University of Technology (AUT), com a tese “Immersive Photography: Between the cognitive and the physical”. Também na AUT, é professor senior lecturer, orientador de mestrado e doutorado, coordenador do Curso de Communication Design e líder de pesquisa no mesmo departamento. Atua, desde o ano 2000, como docente e gestor no ensino superior. Designer e fotógrafo, com ampla e destacada produção comercial e artística. Idealizador e organizador do “LINK: Practice-oriented Symposium”. Seus campos de investigação envolvem ensino do design, metodologias de pesquisas conduzidas pela prática (practice-led research), fotografia e epistemologias indígenas.

Pesquisa: “The darkest places: a photographic investigation into New Zealand outdoors made at nigh”

Período: 2020 – atual

Link: https://www.aut.ac.nz/profiles?id=em8852&asset=292815

Link: https://www.steagall.com.br/

Dr. Luciano de Abreu Tavares

Realiza Pós-Doutorado no PPGDesign da Universidade Anhembi Morumbi, no qual desenvolve a pesquisa “Abordagem triangular no ensino do design gráfico”, com a supervisão da Profa. Dra. Anna Mae Tavares Bastos Barbosa. Doutor e Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Design, Produção e Tecnologia Gráfica pela Universidade Anhembi Morumbi. Graduado em Artes Plásticas e Licenciatura Plena em Educação Artística pela Faculdade Paulista de Artes (FPA). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Experiência profissional em direção de arte e design gráfico.

Período: 2018-andamento.

Projeto: Abordagem triangular no ensino do design gráfico.

Link: http://lattes.cnpq.br/5185442941849556

Dra. Andréa Catrópa da Silva

Realizou Pós-Doutorado” no PPGDesign da Universidade Anhembi Morumbi, no qual desenvolve a pesquisa “Poesia Digital – Interfaces da Literatura com o Design, a Arte e a Tecnologia”, com a supervisão do Prof. Dr. Gilbertto Prado. Doutora e Mestre em Teoria Literária e Graduada em Letras pela FFLCH-USP. Graduada em Comunicação Social – Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Participou de diversas antologias e coletâneas de contos e poesia no Brasil e exterior, além de atuar como editora. Foi duas vezes contemplada com o prêmio Rumos Itaú Cultural (Literatura – Audioficções em 2004; e Crítica Literária em 2007) e com o Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (Programas de Áudio para Promoção da Literatura em 2007; e Projetos de Criação Literária e Tradução em 2012). Docente no PPGDesign da Universidade Anhembi Morumbi.

Período: 2017-2020.

Projeto: Poesia Digital – Interfaces da literatura com o design, a arte e a tecnologia.

Link: http://lattes.cnpq.br/9512402430880772

Dr. Bruno Santana de Oliveira

Realizou Pós-Doutorado no PPGDesign da Universidade Anhembi Morumbi, com a pesquisa “Desenvolvimento de metodologias e ferramentas de design para projetos de exergames”, com a supervisão do Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk. Doutor, Mestre em Design e Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua em pesquisas em design ligadas a concepção de jogos e produtos digitais, abrangendo temas como: métodos de design, pesquisa com usuários/Personas, gamificação, análise de produtos/engenharia reversa e prototipação.

Período: 2016-06/2019

Projeto: Desenvolvimento de metodologias e ferramentas de design para projetos de exergames.

Link: http://lattes.cnpq.br/3957580548665652

Dra. Leila Maria Reinert do Nascimento In Memoriam

Realizou Pós-Doutorado no PPGDesign da Universidade Anhembi Morumbi, com o desenvolvimento da pesquisa “Sobre o infinitamente pequeno e as sensações das coisas mínimas: design e arte nas novas configurações do sensível”, sob a supervisão da Profa. Dra. Cristiane Mesquita. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Especialista em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Graduada em “Maitrise” de Artes Plásticas pela Universidade de Paris 1 Panthéon – Sorbonne, PARIS 1, França. Bacharel em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Desenvolve pesquisas que enfocam a percepção sensível na comunicação de pensamentos sutis. Entendendo a multiplicidade dos campos de conhecimento que abrangem o fazer arte, as poéticas visuais, nos últimos anos, tem estudado a articulação entre as recentes pesquisas em neurociência sobre as qualidades subjetivas da mente e os processos de criação artística referentes à memória e ao aprendizado que refinam nossa percepção sensível. Desenvolve, no âmbito do design, projetos em design de superfície, especialmente em estamparia têxtil, para Uroporus Design.

Período: 2015-02/2016

Projeto: Sobre o infinitamente pequeno e as sensações das coisas mínimas: design e arte nas novas configurações do sensível.

Link: http://lattes.cnpq.br/6481635538332588

Foto do Prof. Dr. Maurilio Andrade Rocha

Prof. Dr. Maurilio Andrade Rocha

Realiza Pós-Doutorado no PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi com a pesquisa “Abordagem Triangular e as Seis dimensões do conhecimento no ensino de Arte: Análises e propostas para o ensino de Música no Ensino Fundamental”, com a supervisão da Profa. Dra. Ana Mae Barbosa.

Professor Associado do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG onde leciona na graduação (Licenciatura e Bacharelado em Teatro) e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Artes). Coordenador do Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) na UFMG (2014-2016). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG (2012-2013). Coordenador, na UFMG, do PROCAD-NF 2009 entre os programas de Pós-Graduação em Artes da UFMG e UFPA e Música da UFBA (2010-2015) além de professor e Orientador do DINTER entre Instituto Federal do Ceará e UFMG (2011-2014) e Universidade Regional do Cariri e UFMG (2014-2017).

Coordenador do subprojeto Interdisciplinar em Artes no PIBID FAE/UFMG (2013-2018). Coordenador da equipe de elaboração, aplicação e correção de provas do Vestibular UFMG área Teatro (2012-2014). Integrou a equipe de criação da Linha de Pesquisa em Artes Cênicas do Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG. Investigador do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança (INET-MD) da Universidade Nova de Lisboa, atuando como Doutor colaborador desde 2008. Atua na formação de professores como orientador no Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais da UFMG, como orientador no PROF-Artes (Mestrado Profissionalizante em Artes voltado para professores de Arte da Rede Pública) e como Coordenador do sub-projeto Interdisciplinar em Artes dentro do PIBID FAE/UFMG.

Especialista em Estudos Avançados em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou seus estudos artísticos na Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte, na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade Nova de Lisboa. Pós-Doutorado na Escola de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa e na Universidade Nova de Lisboa. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro e Música Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Teatro e Música Popular. É autor de livros didáticos de Arte para a educação básica. Associado ao International Council for Traditional Music (ICTM) e à Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Integra a Rede Voz e Cena.

Projeto: “Abordagem Triangular e as Seis dimensões do conhecimento no ensino de Arte: Análises e propostas para o ensino de Música no Ensino Fundamental”.

Período: abril/2021 – andamento.

Link: http://lattes.cnpq.br/0271583492196162

Portaria CAPES nº 086, de 03 de julho de 2013.
capa_revista-Dat2021-2