Em São Paulo, o evento é organizado pelo PPG-Design da Universidade Anhembi-Morumbi e tem como proposta discutir o Prazer da Imagem, para homenagear Roland Barthes, que evoca, em suas reflexões, o prazer da imagem e o prazer do texto. Prazer e dor constituem os tons fundamentais de qualquer tipo ou forma de “emoção. Para determinar as suas características é necessário entender a função que se atribui às emoções, e por isso o prazer está relacionado com a teoria geral das emoções.

Colóquio RETINA Internacional – Vol.1 – 2019
Universidade Anhembi-Morumbi – Programa de Pós-Graduação em Design – INSS: 2675-9039
26 a 28 de Agosto de 2019
O evento, em 2019, apresentou duas ações: um colóquio na Universidade Anhembi-Morumbi e outro colóquio na Universidade de Brasília, com convidados exclusivamente, que participam como palestrantes, e em comunicações em mesas-redondas. A participação de ouvintes é aberta gratuita e busca aproximar as pesquisas das instituições envolvidas no Brasil em conjunto com a Université Paris 8 Vincennes – Saint-Denis, com a qual estabelecemos parcerias efetivas há mais de dez anos. Os produtos desses encontros, são publicados em anais, em livros e em periódicos. Os eventos, têm como objetivo geral promover, divulgar e comparar as pesquisas em andamento nos principais centros de pesquisa do país e do exterior inseridas nos meios de comunicação, galerias e museus para contribuir com a reflexão, com a formulação de teorias e com a história da cultura atual.
Edição completa
TEXTOS
Título: O CORPO ENCONTRA A ROUPA: DESIGN DE MODA ENTRE NORMATIZAÇÃO E UTOPIA.
Autoras: Isabelle Serral e Cristiane Mesquita
Palavras-Chave: Design de Moda. Corpo. Corpo Utópico. Michel Foucault. Rei Kawakubo.
Referências
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Título: O PRAZER DA IMAGEM
Autora: Sandra Rey
Palavras-Chave: Experiência estética. Caminhada. Paisagem.
Referências
CHKLOVSKI, Victor. L’art comme procedé. Paris: Ed. Allia, 2008.
JAUSS, Hans Robert. A estética da recepção: colocações gerais. In: LIMA, Luiz Costa. A Literatura e o leitor: textos de estéticas da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 43 – 61.
SOLNIT, Rebbeca. A História Do Caminhar. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
Título: IMPALAVRÁVEL
Autora: Yara Rondon Guasque Araujo
Palavras-Chave: Linguagem popular. Internet. Redes sociais. Arte e erotismo.
Referências
ALCIDES, Eneléo; PEIXOTO, Fabrício Tomazi; CHEREM, Rosângela; NUNES, Carolina (orgs.) Eppur Si Muove. (Catálogo). Florianópolis: Fundação Cultural Badesc, 2018, pp 19-32.
ANDERSEN, Christian Ulrik; POLD, Søren Bro. The Metainterface. The Art of Platforms, Cities, and Clouds. Cambrigde, Massachusetts; London, England, The MIT Press, 2018.
CHEREM, Rosângela. “O erotismo nosso de cada dia e o campo das imparidades”. In: MULLER, Nicolas. O começo da internet. In: Oficina da net/internet. https://www.oficinadanet.com.br/artigo/904/o_comeco_da_internet_no_brasil. Acessado 17/10/2019
TEXTOS E RESUMOS
Título: LE PLAISIR DE L’IMAGE APRÈS LES DERNIERS HOMMES
Autor: François Soulages
Palavras-Chave: Plaisir. Images. Retina. Esthétique. Art contemporain.
Referências
LE CARRÉ, John. Le tunnel aux pigeons, Paris, Seuil, 2016, p. 17.
NIETZCHE. Ainsi parlait Zarathoustra (1883-5), in OEuvres, Paris, Flammarion, Mille et une pages, 2000.
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PIRANDELLO. Colóquio com Fillippo Surice, maio de 1909, in Pirandello, Nouvelles complètes, Paris, Gallimard, Quarto, 2000, p. 2194.
SOULAGES, François, Estética da fotografia, São Paulo, Senac, 2010, ch. 7, 3.2. et ch. 8., 1.1.
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SOULAGES, François. Création (photographique) en France, Toulon, Musée de Toulon, 1988.
SOULAGES, François. D’une esthétique de la photographie vers une esthétique de l’image, Saint-Denis, Université Paris 8, 2000.
SOULAGES, François. De la photographie au post-digital. Du contemporain au post-contemporain (codir.), Paris, L’Harmattan, collection Eidos, série Photographie, 2017 et Pratiques et usages numériques, (codir.), Paris, Lavoisier, 2013.
SOULAGES, François. Dedans/Dehors, Paris, Faut Voir, 1984, L’alphabet indien, Aubervilliers, La Maladrerie, 1986., Moments éphémères, Paris, Argraphie, 1988.
SOULAGES, François. Egonline. Du selfie, (codir.), Paris, L’Harmattan, collection Eidos, série Photographie, 2017.
SOULAGES, François. L’homme qui rêve, (codir.), Paris, L’Harmattan, coll. Eidos, série Philosophie, 2015 et Les frontières des rêves, (idem).
SOULAGES, François. Le corps-internet, Sofia, Editions Ciela, collection Liber Liber, 2014, Dialogues sur l’art & la technologie, Autour d’Edmond Couchot, (dir.), Paris, L’Harmattan, 2001
SOULAGES, François. Malraux, le passeur de frontières, (dir.), Paris, L’Harmattan, collection Eidos, série Littérature, 2015.
SOULAGES, François. O sensivel contemporâneo, (dir.), Salvador, UFBA, 2011.
SOULAGES, François. Photographie et inconscient, (dir.), Paris, Osiris, 1986.
Título: PRAZER DA IMAGEM
Autora: Regina Silveira
Palavras-Chave: Arte contemporânea. Artes Visuais. Intervenção artística.
Referências
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SILVEIRA, Regina, Projeto Nossa Calçada. ZL Vortice Intervenções Urbanas –Laboratório (Dezembro, 7, 2015). Disponível em: https://zlvortice.wordpress.com/2015/12/07/reginasilveira-projeto-nossa-calcada/Acesso em: 25 ago. 2019.
PRADO, Gilbertto; TAVARES, Monica; ARANTES, Priscila (Org.). São Paulo: ECA/USP. 2016, p. 9-41. Disponível em: http://poeticasdigitais.net/assets/dialogostransdisciplinares2.pdf Acesso em: 25 ago.2019.
Organizadores
- François Soulages (Université Paris 8, França);
- Gilbertto Prado (UAM – Universidade Anhembi Morumbi, Brasil);
- Suzete Venturelli (UAM – Universidade Anhembi Morumbi, Brasil)
Comissão cientifica
- Biaggio D’Ângelo (UnB – Universidade de Brasilia, Brasil);
- Clarissa Ribeiro (Unifor – Universidade de Fortaleza, Brasil)
- Francisco de Paula Barretto (UFBA – Universidade Federal da Bahia, Brasil);
- Luisa Paraguai (PUC – Pontifícia Universidade Católica – Campinas, Brasil);
- Malu Fragoso (UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil);
- Monica Tavares (USP – Universidade de São Paulo, Brasil);
- Rachel Zuanon (Unicamp – Universidade de Campinas, Brasil);
- Sandra Rey (UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil);
- Sergio Nesteriuk (UAM – Universidade Anhembi Morumbi, Brasil).
Seg, 26/08 | Seg, 26/08 |
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Abertura | 9h30 as 9h45
Apresentação | 9h45 as 10h
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Palestra | 10h as 11h
Debate | 11h as 12h
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Seg, 26/08 | Ter, 27/08 |
Mesa Redonda Retina | 14h as 15h30h
Debate | 15h30 as 17h
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Palestra | 10h as 11h30
Debate | 11h30 as 13h
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Qua, 28/08 | Qua, 28/08 |
Mesa Redonda Retina | 10h as 12h
Debate | 12h as 13h30
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Mesa Redonda Retina | 16h as 17h
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Qua, 28/08 | Qua, 28/08 |
Palestra | 17h as 18h
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Encerramento | 18h
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