
Colóquio RETINA Internacional – Vol.2 – 2020, neste ano em – São Paulo, ocorreu como parte do HUB eventos 2020, consórcio de 4 eventos acima relacionados, bem como com realização e apoios acima elencados. Os autores e vídeos de mesas dos anais abaixo assinalados são relativos ao Colóquio RETINA Internacional.

Colóquio RETINA Internacional – Vol.2 – 2020
Universidade Anhembi-Morumbi – Programa de Pós-Graduação em Design
INSS: 2675-9039
https://doi.org/10.29147/2675-9004-IIRETINA.V2.2020a.1-65
19 a 23 de outubro de 2020
O Colóquio RETINA Internacional – Vol.2 – 2020 é organizado pelo PPG-Design da Universidade Anhembi-Morumbi e a Université Paris 8, França.
Edição completa
TEXTOS
Título: IP3_AMARELO: CYBERNATURAL E COEXISTÊNCIA ENTRE A NATUREZA E MÁQUINA
Autor: Artur Cabral Reis
Palavras-Chave: Cybernatural. Natureza-artifício. Arte computacional. IP3_AMARELO.
Referências
CABRAL, A.; VENTURELLI, S.; PRADO, G. Sinais detectados entre o biológico e o maquínico. DAT Journal, v. 4, n. 3, p. 117-127, 6 dez. 2019. https://doi.org/10.29147/dat.v4i3.152
HUWS, Ursula. Nature, Technology and Art: The Emergence of a New Relationship? Leonardo. Vol. 33, No. 1 (2014), pp. 33-40.
LATOUR, Bruno. Agency at the time of the anthropocene. New Literary History.
Vol..45, n.1, p.1-18, 2014.
Natalie Jeremijenko «One Trees» . Medien Kunst Netz, 2012. Works. Disponível em:
<http://www.medienkunstnetz.de/works/one-trees/>. Acesso em: 03, outubro de 2020.
VENTURELLI, Suzete. Arte: espaço_tempo_imagem. Brasília: Edunb, 2004.
VENTURELLI, S., Rocha, C., Augusto da Silva, T., Coutinho, C., Cabral Reis, A., Bartholo, C., Mutti, G., Balduíno, G., Ramalho, L., Luize Martins, T., & Hargreaves, P.(2018). Poiesis of the body. DAT Journal, 3(1), 147-155. https://doi.org/10.29147/dat.v3i1.78
WHITELAW, Mitchell. Metacreation – Art and Artificial Life. Cambridge, Mass.: The MIT Press, 2004.
Título: REDESIGN: AS PROJEÇÕES AUDIOVISUAIS NA ARQUITETURA PAISAGÍSTICA
Autores: Daniel Jesus de Souza Prazeres e Suzete Venturelli
Palavras-Chave: Redesign. Arquitetura paisagística. Projeção audiovisual. Paisagem urbana.
Referências
ABBUD, Benedito., Criando Paisagens Guia de trabalho em arquitetura paisagística. 3°Ed. São Paulo: Senac, 2007.
BRISSAC, Nelson Peixoto. Paisagens Urbanas. São Paulo: 4o edição, Senac, 2009.
CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: UBU Editora, 2016. EMPLER, Tommaso. Dynamic Urban Projection Mapping. Proceedings 2017, 1, 923. FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: Por uma filosofia do Design e da comunicação. Organizado por Rafael Cardoso; Tradução: Raquel Abi-Sâmara; São Paulo: Ubu Editora, 2017.
LATOUR, Bruno. Um Prometeu cauteloso?: alguns passos rumo a uma filosofia do design com especial atenção a Peter Slotedijk. Agitprop: revista brasileira de design, São Paulo, v. 6, n. 58, jul./ago. 2014.
LERNER, Jaime. Acupuntura urbana. Rio de Janeiro: Editora Record, 2015. KOWARICK, Lúcio. Escritos urbanos. São Paulo: Editora 34, 2009.
RINK, Anita. Graffiti: Intervenção urbana e arte / Anita Rink. – 1.ed.- Curitiba: Editora Appris, 2013. 200p.
ROLNIK, Raquel. Territórios em conflito: São Paulo: Espaço, história e política. São Paulo: Três estrelas, 2017.
VENTURELLI, Suzete. Intervenção do artista no contexto urbano com projeção mapeada computacional. Comitê de Poéticas Visuais; UNB-Universidade de Brasília, 1999.
Título: L’ESPRIT DE LA RECHERCHE
Autor: Francois Soulages
Palavras-Chave: Esthétique. Théorie. Image. Méthode.
Referências
SOULAGES, F. O prazer da imagem depois dos Últimos Homens. DAT Journal, v. 4, n. 3, p. 3-10, 6 dez. 2019.
Título: CAN MACHINES DO ART?: NON-HUMAN INTERVENTIONS IN ART AND FASHION
Autores: Reynaldo Thompson e Tirtha Mukhopadhyay
Palavras-Chave: Art and technology. Art and Fashion. Contemporary art. Design.
Referências
BATAILLE, George. Eroticism. Maryom Boyars Publishers Ltd. London, 1998.
Bedau, Mark. “The Scientific and Philosophical Scope of Artificial Life,” Leonardo 35, No. 4 (August 2002) pp. 395-400.
BURNHAM, Jack. “Systems Esthetics,” Artforum 7, No. 1 (September 1968) pp. 31-37.
CASADO Navarro, Arturo et.al. El Arte Mexicano. Arte Contemporáneo. Volumen 13. SEP, Salvat. Quéretaro, México: 1986.
PARREIRA Correia, Luis Miguel. “From Natural to Artificial Life,”Revista Portuguesa de Filosofia, T. 66, Fasc. 4, Darwinismo: VertentesCientifica e Religiosa / Darwinism: Scientific and Religious Vertentes (2010) pp. 789-802.
KAC, Eduardo. “Foundation and Development of Robotic Art,” Art Journal 56, No. 3 (Autumn1997) pp. 60-67.
KANT, Immanuel. Critica del juicio. Colección Austrual. Espasa Calpe. Madrid. 1990.
KING, Lindsay M. and Russell T. Clement. Style and Substance: Fashion in Twenty-First- Century Research Libraries. Art Documentation: Journal of the Art Libraries Society of North America, Vol. 31, No. 1 (Spring 2012), pp. 93-107.
KUSPIT, Donald. El fin del arte. Aka. Madrid: 2006.
LANGA, Helena. Radical Art: Printmaking and the Left in 1930s New York. Berkeley, California: University of California Press, 2004.
LIN, Po Hsien. “A Dream of Digital Art: Beyond the Myth of Contemporary Computer Technology in Visual Arts,” Visual Arts Research 31, No. 1(60) (2005) pp. 4-12.
LIPOVETSKY , Gilles. Imperio de lo efimero. La moda y su destino en las sociedades modernas. Anagrama. Barcelona:2000.
MARCUSE, Herbert. Eros y civilizacion. Edit. Ariel. Barcelona: 2003.
MCQUEEN, Alexander. Savage Beauty. Metropolitan Museum of Art. Photographs by Sølve Sundsbø. Metropolitan Museum of Art (New York, N.Y.) 2011.
MOON, Francis. The Machines of Leonardo da Vinci and Franz Reuleaux. Kinematics of the Machine from the Renaissance to the Twentieth Century.Springer 2007.
MOSES, Omri. Jackson Pollock’s Address to the Nonhuman. Oxford Art Journal, Vol. 27, No. 1 (2004), pp. 3-22.
STEIN, Philip. Siqueiros. International Publishers, New York: 1994.
THOMPSON, Reynaldo, and Tirtha Mukhopadhyay. 2020. “Projeto Sideral e a Música de Animismo cósmico”. DAT Journal5 (1):88-98. https://doi.org/10.29147/dat.v5i1.172.
TAYLOR, Richard P, Adam P. Micolich and David Jonas. The Construction of Jackson Pollock’s Fractal Drip Paintings. Leonardo, Vol. 35, No. 2 (2002), pp. 203-207. 4.
TAYLOR, Richard P. A.P. Micolich and D. Jonas, “Fractal Expressionism,” Physics World 12 (1999) p.25
RESUMOS
Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESIGN PARAMÉTRICO E O DESIGN GENERATIVO
Autores: Andréa Graciano e Gilbertto Prado
Palavras-Chave: Design paramétrico. Design generativo. Algoritmo.
Referências
ARANTES, Priscila; OLIVEIRA, Mirtes. Design e Ativismo. DATJournal Design Art and Technology, v. 4, n. 2 (2019). Editorial, p. 1-2. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v4i2.124.
CATROPA, Andrea.; NESTERIUK, Sergio.; PRADO, Gilbertto. From Hörspiel to Audio Fiction: Sound Design Perspectives for Blind and Visually Impaired People in Digital Human Modeling. Applications in Health, Safety, Ergonomics, and Risk Management. The 20th International Conference on Human-Computer Interaction, HCI International 2018, Las Vegas, NV, USA, p. 268-279. DOI: 10.1007/978-3-319-91397-1_23 january 2018.
Graciano, A. & Prado, G. (2019). Orbi Tipography: An algorithm based design project. Proceedings of the 9Th International Conference on Digital and Interactive Arts. Braga, Portugal. New York: The Association for Computing Machinery. p. 199-204. New York: The Association for Computing Machinery. https://doi.org/10.1145/3359852.3359862
GRACIANO, Andréa; PRADO, Gilbertto. Paneles aleatorios: la genialidad de los módulos de Athos Bulcão. EGA Expresión Gráfica Arquitectónica, [S.l.], v. 22, n. 30, p. 74-83, jul. 2017. doi:https://doi.org/10.4995/ega.2017.7829.
GRACIANO, A.; NESTERIUK, S.; PRADO, G. Considerações sobre “Pattern”. DAT Journal, v. 1, n. 2, p. 76-90, 27 Dec. 2016.
GRACIANO, Andrea. & PRADO, Gilbertto. (2019). Orbi Tipography: An algorithm based design project. Proceedings of the 9Th International Conference on Digital and Interactive Arts. Braga, Portugal. New York: The Association for Computing Machinery. p. 199-204. New York: The Association for Computing Machinery. ACM ISBN 978-1-4503-7250-3/19/10 https://doi.org/10.1145/3359852.3359862
LIMA, Leonardo; PRADO, Gilbertto. Imagens Digitais Interativas. DATJournal v. 3 n. 2 (2018), p. 43-71. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.86
PRADO, Gilbertto; La Ferla, Jorge (Ed.). Circuito Alameda. Ciudad de México: Instituto Nacional de Bellas Artes | Laboratorio Arte Alameda, 2018. http://www.gilberttoprado.net/assets/circuito_alameda_gttoprado_jlf.pdf
PRADO, Gilbertto. Project Amoreiras (Mulberry Trees): Autonomy and Artificial Learning in an Urban Environment. Leonardo 2018 51:1, 61-62. The MIT Press https://doi.org/10.1162/LEON_a_01557
PRADO, Gilbertto. Grupo Poéticas Digitais: Dialogo y Medio Ambiente. ANIAV – Revista de Investigación en Artes Visuales, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 47-58, jul. 2017. doi:https://doi.org/10.4995/aniav.2017.7820.
PRADO, Gilbertto. Grupo Poéticas Digitais: projetos desluz e amoreiras. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 8, n. 16, 2010 . pp. 110-125. doi: https://doi.org/10.1590/S1678-53202010000200008
PRADO, Gilbertto. Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
PENNINO GRACIANO, A.; PARAGUAI, L. Algoritmo e Tipografia: O código como parte do processo de criação digital de fonte. DAT Journal, v. 1, n. 1, p. 116-128, 29 Nov. 2016.
SANTAELLA, L. (2017). Game arte no contexto da arte digital. DAT Journal,2(1), 3-14. https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2017v2i1p2-13
SANTAELLA, L. (2019). Estética da Fascinação. DAT Journal, 4(3), 22-36. https://doi.org/10.29147/dat.v4i3.144
Título: BOTTICELLI E A CRISE DO RENASCIMENTO. A CONTRIBUIÇÃO DE PAVEL MURATOV (1881-1950)
Autor: Biagio D’Angelo
Palavras-Chave: Muratov; Botticelli; interpretações sobre o Renascimento.
Título: EXTREMIDADES
Autora: Christine Mello
Palavras-Chave: Em breve
Título: EXPLODE! INFRAESTRUTURAS
Autor: Cláudio Bueno
Palavras-Chave: Infraestrutura. Tecnologia. Corpo. Vida. Terra.
Título: L’ESPRIT DE LA RECHERCHE
Autor: Francois Soulages
Palavras-Chave: Esthétique. Théorie. Image. Méthode.
Referências
SOULAGES, F. O prazer da imagem depois dos Últimos Homens. DAT Journal, v. 4, n. 3, p. 3-10, 6 dez. 2019.
Título: LO HUMANO DISTRIBUIDO
Autor: Jesús Fernando Monreal Ramírez
Palavras-Chave: Em Breve
Título: CAPITALISMO DE PLATAFORMA NO MUNDO PÓS-PANDEMIA
Autor: Jorge Machado
Palavras-Chave: Capitalismo de plataforma. Pandemia. Empreendedorismo. Conjecturas.
Título: DE LA OBSOLESCENCIA TECNOLÓGICA A LA DEGRADABILIDAD MATÉRICA.
Autora: Mariela Yeregui
Palavras-Chave: Bioceno. Antropoceno. Nuevas materialidades.Co-creación. Impermanencia. Sistemas biológicos. Arte vivo.
Título: A QUESTÃO DA PRESERVAÇÃO DIGITAL NAS ARTES E LITERATURA DIGITAL
Autor: Pablo Gobira
Palavras-Chave: Artes digitais. Poéticas digitais. Preservação digital. Literatura digital. Poesia digital.
Título: QUANTUM: COMO CONTRUIR UM SIMULADOR
Autora: Rejane Cantoni
Palavras-Chave: Arte. Instalação. Interação. Simulação. Mecânica quântica. Computação quântica
Título: FORA DA ESTANTE: QUESTÕES DE ARQUIVO E DE PRESERVAÇÃO DA LITERATURA DIGITAL
Autora: Rejane Rocha
Palavras-Chave: Literatura digital. Arquivo. Preservação. Repositório da Literatura Digital Brasileira.
Título: ARTE INTERATIVA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ALTERIDADE.
Autor: Renato Bertão
Palavras-Chave: Arte interativa. Inteligência artificial. AI art.
Título: ZONAS DE COMPENSAÇÃO 7.0 – GALERIA DIGITAL.
Autora: Rosangela Leote
Palavras-Chave: Galeria digital de arte. Inteligência artificial. Realidade virtual. Realidade aumentada. Zonas de Compensação.
Título: O CICLO DE CRIAÇÃO PÓS-DIGITAL: DO DIGITAL AO DESENVOLVIMENTO TANGÍVEL
Autores: Selma Pereira e Adérito Fernandes-Marcos
Palavras-Chave: Pós-Digital. Média-Arte Digital. Processo de Criação. Ciclo de Criação.
Título: CULTURA, TRADUÇÃO E MISCIGENAÇÃO NA ARTE
Autora: Sonia Guggisberg
Palavras-Chave: Tradução. Cultura. Miscigenação. Arte.
Referências
ARANTES, Priscila; OLIVEIRA, Mirtes. Design e Ativismo. DATJournal Design Art and Technology, v. 4, n. 2 (2019). Editorial, p. 1-2. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/124/103. Acesso em: 8 nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v4i2.124.
LIMA, Leonardo; PRADO, Gilbertto. Imagens Digitais Interativas. DATJournal v. 3 n. 2 (2018), p. 43-71. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.86
GREINER, Christine. O corpo em crise: novas pistas e o curto-circuito das representações. São Paulo: Annablume, 2010.
GUGGISBERG, Sonia. Redes de imagens, memórias e testemunhos: por uma documentação performativa de saberes. São Paulo: Intermeios, 2017.
GUGGISBERG, Sonia. Roda Viva (Life Wheel). Proceedings of Artech 2019, 9th International Conference on Digital and Interactive Arts. Braga, Portugal. DOI: https://doi.org/10.1145/3395852.3359932.
GUGGISBERG, Sonia. Testemunhos de Passagem. DAT Journal,4(3), 108-116. 2019. https://doi.org/10.29147/dat.v4i3.151
PARENTE, André. A forma cinema: variações e rupturas. In: MACIEL, Katia (Org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009.
PARENTE, André. Tramas da rede: novas dimensões estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2004.
PRADO, Gilbertto. Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário. São Paulo:Itaú Cultural, 2003.
PRADO, Gilbertto; TAVARES, Monica; ARANTES, Priscila (Org.). Diálogos transdisciplinares: arte e pesquisa. São Paulo: ECA/USP, 2016.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O futuro do Fórum Social Mundial: o trabalho da tradução. Revista del Observatorio Social de América Latina, 2004, p. 77-90. Disponível em: <https://www.ces.uc.pt/myces/UserFiles/livros/65_Futuro%20FSM%20-%20O%20trabalho%20da%20traducao_OSAL_2004.pdf>. Acesso em: 8 nov. 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa.; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.
Organizadores
- François Soulages (Université Paris 8, França);
- Gilbertto Prado (UAM – Universidade Anhembi Morumbi, Brasil);
- Suzete Venturelli (UAM – Universidade Anhembi Morumbi, Brasil)
Comissão cientifica
- Biaggio D’Ângelo (UnB – Universidade de Brasilia, Brasil);
- Clarissa Ribeiro (Unifor – Universidade de Fortaleza, Brasil);
- Francisco de Paula Barretto (UFBA – Universidade Federal da Bahia, Brasil);
- Luisa Paraguai (PUC – Pontifícia Universidade Católica – Campinas, Brasil);
- Malu Fragoso (UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil);
- Monica Tavares (USP – Universidade de São Paulo, Brasil);
- Rachel Zuanon (Unicamp – Universidade de Campinas, Brasil);
- Sandra Rey (UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil);
- Sergio Nesteriuk (UAM – Universidade Anhembi Morumbi, Brasil).
Qua, 21/10 | Qua, 21/10 |
---|---|
Mesa redonda 32 – | 10h as 11h30 Dimensões da Arte
|
Mesa Redonda 13 | 15h30 as 17h Poesia visual e restauro
|
Qui, 22/10 | Sex, 23/10 |
Mesa Redonda 20 | 18h as 19h30 Métodos e processos de poéticas computacionais contemporâneas
Link: https://youtu.be/E9f-Bbj0B7A |
Palestra 7 | 09h as 10h François Soulages
Link: https://www.youtube.com/watch?v=pd9wR_2136Q&t=287s |
Sex, 23/10 | Sex, 23/10 |
Mesa Redonda 21 | 10h as 11h30 Ativismo e sociedade
|
Palestra 8 | 14h as 15h
|
Qui, 22/10 | |
Mesa Redonda 23 | 15h as 16h30 Digital e Pós-Digital II
Link: https://youtu.be/tDOM_aNt_fA |