Delmar Galisi Domingues

Doutor em Design pela PUC-Rio. Graduado e Mestre em Comunicação Social pela ECA-USP. Entre 2021 e 2023 foi coordenador da Grande Área de Design da Universidade Anhembi Morumbi. Fundador do curso de Design de Games da Universidade Anhembi, o primeiro do gênero no Brasil, da qual foi coordenador entre 2003 e 2023. No período de 2016 a 2023, acumulou também a coordenação de Design de Animação. Designer, desenvolvedor e pesquisador no segmento de jogos digitais e de mídias digitais desde 1994. Foi pesquisador da Escola do Futuro da USP, de 1995 a 1997, ocasião em que venceu o Concurso Nacional de Software para Instituições de Ensino Superior do Ministério da Educação e do Desporto em 1996, com o jogo educativo Desenho Geométrico em Multimídia. Chair da trilha de Artes e Design do SBGames em 2007, 2015 e 2021.  Organizador de diversos eventos da área de jogos e mídias digitais, com destaque para o Gaming for All. Docente do PPG de Design da Universidade Anhembi Morumbi, dentro da linha de pesquisa Design: Meios Interativos e Emergentes.

Design de Games e de produtos digitais: Aplicações para um Mundo mais Sustentável

O projeto de pesquisa propõe-se a investigar, analisar e propor soluções no campo do design de games e do design digital que estejam alinhados aos 17 ODS. O seu objeto de pesquisa, portanto, é a contribuição destes domínios do design como impulsionadores, geradores ou produtores de soluções que tornam o planeta um ecossistema mais sustentável do ponto de vista social, econômico, cultural, urbano e ambiental.

Linha de Pesquisa: Teoria, História e Crítica do Design

Produções Bibliográficas – Anais

DOMINGUES, Delmar Galisi; VIANA, P. R. C. O Espaço como Personagem em Games. In: In: Proceedings of SBGames 2020. Recife: SBC – Sociedade Brasileira de Computação, 2020.

Resumo: Pode-se dizer que o Personagem dos games é aquele que age sobre o mundo em que está inserido, podendo ser tanto o personagem jogável (PJ), como o personagem não jogável (NPC). Já o espaço, é onde a ação do jogo acontece. Este artigo tem como objetivo avaliar a possibilidade de mesclar estes dois elementos dos jogos, ou seja, mais especificamente, verificar se o espaço pode agir como se fosse um personagem do jogo. Com base em uma pesquisa exploratória, este artigo apresenta casos de jogos em que o espaço apresenta alguns comportamentos que são típicos de um personagem. Nesta investigação, pôde-se notar uma incidência muito retraída deste fenômeno em alguns jogos, mas tal caracterização foi identificada somente como eventual ou não intencional por parte do designer. Percebe-se deste modo que ainda há grandes oportunidades estéticas, narrativas e interativas para se aplicar esse conceito em jogos digitais.

Palavras-chave: Design de Games, Design de Personagem, Design de Cenário, Ambiente Vivo

Link: https://www.sbgames.org/proceedings2020/ArtesDesignFull/209661.pdf


DOMINGUES, Delmar Galisi; SANITA, G. S.; NITOLO, G. S. Representatividade e Protagonismo de Portadores da Distrofia Muscular de Duchenne em Jogos Eletrônicos Lúdicos. In: Proceedings of SBGames 2020. Recife: SBC – Sociedade Brasileira de Computação, 2020.

Resumo: A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é considerada a segunda doença geneticamente hereditária mais comum em seres humanos, e a mais comum e grave das distrofias musculares. Em razão disso, é de suma importância se analisar como que esta condição e os seus portadores são retratados em uma mídia cada vez mais abrangente e popular como os jogos eletrônicos. O objetivo deste trabalho foi analisar como que os portadores de DMD são retratados e se existem personagens em papéis centrais com tal condição. Para a construção deste artigo foram feitas pesquisas em artigos científicos, na literatura especializada em jogos e na internet. Ao final deste estudo, não foram localizados jogos de cunho lúdico que possuíam protagonistas portadores desta deficiência ou que tratassem desta síndrome.

Palavras-Chave: Representatividade de Portadores de DMD em Jogos, Protagonismo em Jogos, Protagonista com DMD em Jogos, Distrofia Muscular de Duchenne, Personagens com Deficiências em Jogos Eletrônicos

Link: https://www.sbgames.org/proceedings2020/WorkshopJogosDiversos/208692.pdf


DOMINGUES, Delmar Galisi; ALMEIDA, G. J. D.; SILVA, G. C. C.; ZOCOLARO, L. D.; ANDRADE, L. O.; SPARAPANE, L. L.; BONFIM, R. G. Uso de Alegorias sobre Fake News nos jogos. In: Proceedings of SBGames 2020. Recife: SBC – Sociedade Brasileira de Computação, 2020.

Resumo : O tema das Fake News vem ganhando notoriedade nos dias de hoje por suas consequências na vida das pessoas. Há um debate atual sobre como combatê-las e como se prevenir de sua atuação. Por outro lado, jogos são apontados como uma importante ferramenta de educação, graças ao seu poder de propagação de mensagens. São reconhecidos também pela sua capacidade de incentivar o engajamento e a mudança de postura em relação a temas mais polêmicos. Mas nem sempre uma abordagem direta do assunto é vista como a melhor estratégia. Desta forma, há argumentos a favor do uso das Alegorias no trato de certos temas mais polêmicos. Ao unir um tema emergente e controverso como Fake News a uma mídia única, como a dos videogames, com base em narrativas alegóricas, espera-se que essas informações possam ser retoricamente mais bem propagadas. Este artigo investiga se há jogos que tratam das fake news como base nesta estratégia de comunicação.

Palavras Chave: videogame, narrativa alegórica, fake News.

Link: https://www.sbgames.org/proceedings2020/ArtesDesignShort/209449.pdf


DOMINGUES, Delmar Galisi; PIMENTA, M. S.; HERINGER, A. M. T.; FERREIRA, N. B. Protagonismo transgênero em jogos comerciais. In: Proceedings of SBGames 2019. Rio de Janeiro: SBC – Sociedade Brasileira de Computação, 2019.

Resumo: O objetivo dessa pesquisa é debater o protagonismo transgênero em jogos comerciais, realizando um estudo sobre diferentes representações de personagens trans na história dos videogames e como as mesmas afetam a comunidade trans e a sociedade de forma geral. Esse estudo culminará no desenvolvimento de um jogo aplicando os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa.

Palavras Chave: LGBT; transgênero; videogames.

Link: https://www.sbgames.org/sbgames2019/files/papers/ArtesDesignFull/198387.pdf


Produções Bibliográficas – Capítulos

DOMINGUES, Delmar Galisi. O Sentido da Gamificação. In: Santaella L; Nesteriuk, Sérgio & Fava, F. (org.). Gamificação em Debate, ed.1. São Paulo: Blucher, 2018, p. 11 – 20.

Link: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4572741/mod_resource/content/2/Domingues_sentidos_da_gamificacao_OCR.pdf


Produções Técnica

DOMINGUES, Delmar Galisi. Membro do Comitê Avaliador do programa do SBGames 2024 – Trilha Artes & Design, 2024. Link: https://sbgames.org/sbgames2024/

DOMINGUES, Delmar Galisi. Membro do Comitê Avaliador do Apps.Edu 2024, CBIE 2024, Rio de Janeiro. Link: https://cbie.sbc.org.br/2024

DOMINGUES, Delmar Galisi. Comitê Avaliador do SBGames 2022 – Trilha Artes & Design, 2022. Link: https://sbgames.org/sbgames2022/

DOMINGUES, Delmar Galisi. Chair da Trilha de Design & Artes do SBGames 2021. Comitê Organizador do SBGames 2021 – Trilha Artes & Design. LinK: https://www.sbgames.org/sbgames2021/?page_id=12

CARVALHO, B. J. A.; DOMINGUES, Delmar Galisi. Comitê Avaliador do SBGames 2020 – Trilha Artes & Design, 2020. Link: https://sbgames.org/sbgames200/

DOMINGUES, Delmar Galisi. Comitê Avaliador do SBGames 2019 – Trilha Artes & Design, 2019. Link: https://sbgames.org/sbgames2019/


Outras produções bibliográficas

DOMINGUES, Delmar Galisi. Projeto Pedagógico do curso Design de Games da Universidade Anhembi Morumbi, 2022. Link: https://portal.anhembi.br/graduacao/design-de-games/

DOMINGUES, Delmar Galisi. Projeto Pedagógico do curso Design de Animação da Universidade Anhembi Morumbi, 2022. Link: https://portal.anhembi.br/graduacao/design-de-animacao/


Chamadas IC

Jogos com enfoque na Psicologia da Percepção

O projeto investigar games que utilizam os pressupostos da Teoria da Gestalt como mecânica central para a progressão e para a condição de vitória no jogo. Verifica como jogos que trabalham com os pressupostos das percepções visual são utilizados em projetos de jogos, seja na visualidade, na usabilidade, e fundamentalmente na jogabilidade.

Palavras-chave: Mecânicas de jogo, Teoria da Gestalt, Inteligências Múltiplas.

Linha de Pesquisa: Design – Meios Interativos e Emergentes

Grupo de Pesquisa: DEED – Design, Entretenimento e Educação: Interfaces e Perspectivas


Revisor de Periódicos

Revista Eco-Pós (2175-8689)

Link: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos

Revista Acta Ludica – International Journal of Game Studies (2527-0257)

Link: https://www.actaludica.com/

Communiars. Revista de Imagen, Artes y Educación Crítica y Social’ (2603-6681)
https://communiars.org/category/revista-communiars

Educação e Realidade (2175-6236) Educação e Realidade (2175-6236)
http://www.ufrgs.br/periodicos/periodicos-1/educacao-realidade

Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes (1982-9507)
https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos

Revista GEARTE (2357-9854)
https://seer.ufrgs.br/gearte

International Journal of Education Through Art (1743-5234)
https://www.insea.org/research/international-journal-education-through-art

Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia (2448-1750)
http://www.revistas.usp.br/revmae/

International Journal of Art & Design Education (1476-8070)
https://onlinelibrary.wiley.com/journal/14768070

2024 – Prêmio Desempenho Docente 2024 – Universidade Anhembi Morumbi

2020 – Prêmio Destaque Coordenação – Universidade Anhembi Morumbi

2019 – Prêmio Core Faculty – Rede Laureate

2019 – Prêmio Liderança Positiva – Universidade Anhembi Morumbi

2013 e 2019 – Prêmio Excelência Profissional Acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi

1996 – Concurso Nacional de Softwares para Instituições de Ensino Superior do Ministério da Educação e dos Desportos

Abragames -Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais
Link: https://www.abragames.org/

SBC – Sociedade Brasileira de Computação
Link: https://www.sbc.org.br/