Fernando Augusto Oliva

Doutor em História e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo. Recebeu o Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em duas ocasiões, por sua participação nos projetos de pesquisa, exposição e publicação “Tarsila Popular” e “Judith Lauand: Desvio Concreto”, ambos no MASP. Foi Diretor de Curadoria do Centro Cultural São Paulo e Gerente de Projetos do Paço das Artes e do MIS (Museu da Imagem e do Som). Um dos curadores da 3a. Bienal da Bahia (2014). Faz parte da equipe de curadoria do Museu de Arte de São Paulo (MASP). É um dos organizadores dos seminários internacionais “A Ecologia de Monet” (2024), “Francis Bacon: a Beleza da Carne” (2023) e “Gauguin: o outro e eu” (2022), realizados pelo MASP.

Design de Exposições: Práticas em Arte, Moda e Fotografia

Grupo de Pesquisa: Design de Exposições: práticas em Arte, Moda e Fotografia

Líder: Dr.ᵃ Mirtes Cristina Marins de Oliveira e vice-líder, Dr. Fernando Augusto Oliva.

O grupo integra o Centro de Pesquisa em Design. Desenvolve estudos críticos que reflitam sobre as relações entre formas expositivas e seu conceito. Elabora curadorias experimentais que busquem ultrapassar conceitos e formas curatoriais hegemônicas. Revisa narrativas estabelecidas pela História da Arte e do Design (tradicional, linear, de perspectiva eurocêntrica ou norte-americana) sobre exposições e produção brasileira a partir da década de 1940 até a contemporaneidade.

Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/40918

Cultura material e arte popular nas histórias das exposições.

Promovendo uma aproximação entre os campos da cultura material, arte popular e histórias das exposições, este projeto trabalha em levantamentos e subsequente análises das mostras em museus, instituições, galerias e espaços independentes cujo foco foram obras, objetos e artefatos pertencentes à cultura material e à arte popular, no período 2014-2024. Entendidas em conjunto, como parte de um fenômeno de renovação da história da arte brasileira e suas maneiras de expor na última década, exposições como Agnaldo Manoel dos Santos: a conquista da modernidade (2022), no MAR; A mão do povo brasileiro (2016); Conceição dos Bugres: tudo é da natureza do mundo (2021), no MASP; Chico da Silva e o ateliê do Pirambu (2023), na Pinacoteca do Estado de São Paulo ainda não receberam a devida atenção da disciplina história das exposições, portanto a importância e o ineditismo desta proposta de estudo. De par com o levantamento das exposições, a pesquisa mapeia e analisa criticamente a produção discursiva e crítica delas decorrente, buscando questionar os limites das categorias cultura material e arte popular, alargando suas fronteiras conceituais.

O objetivo do projeto de pesquisa é, à luz das Histórias das Exposições, realizar um levantamento da documentação e subsequente análise das exposições cujo foco foram objetos, artefatos e obras relacionadas aos lugares da cultura material e da arte popular, de modo a se aproximar de novos significados atribuídos a estes termos na última década, desde 2014, quando teve início no Brasil o processo de retomada que investiu sistematicamente em mostras, temporárias e de acervo, para além da história tradicional da arte e suas categorias estanques, como “moderno” e “contemporâneo”, o que segregou a produção derivada da cultura material e popular, alocando-a em um nicho apartado das grandes narrativas canônicas. No entanto, na última década, verificou-se um processo de questionamento e transformação, tanto da história da arte quanto dos modelos de exposições dominantes, notadamente em grandes museus e instituições culturais do país como o Museu de Arte do Rio (MAR), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Pinacoteca do Estado de São Paulo (Pina), Instituto Itaú Cultural (IC), Instituto Moreira Salles (IMS), galerias de arte do Sesc São Paulo (especialmente as unidades Pinheiros, 24 de Maio, Consolação e Paulista) e Museu de Arte de São Paulo (MASP), mas também em galerias de arte comerciais das grandes capitais, especialmente São Paulo e Rio de Janeiro, e espaços independentes.

Participação em seminários.

  • Palestrante no seminário internacional “Grappling With Gauguin”. Wildenstein Plattner Institute. Nova York. 2023.
  • Palestrante nos seminários internacionais “Monet’s Ecology” e “Francis Bacon: The Beauty of Meat”. MASP. São Paulo. 2023.
  • Palestrante no seminário internacional “Konkret Global”. Museum im Kulturspeicher, University of Wurzburg, Alemanha. 2022.
  • Palestrante no seminário internacional “Gauguin: The Other and I”. MASP. São Paulo. 2022.
  • Palestrante no seminário “Processos curatoriais”, projeto temático Fapesp “Coletar, identificar, processar, difundir. O ciclo curatorial e a produção do conhecimento”. MAC-USP. São Paulo 2021

OLIVA, Fernando; PEDROSA, Adriano (Org.) ; COSENDEY, L. (Org.) . Paul Gauguin: o outro e eu. 1. ed. São Paulo: MASP, 2023. 272p .

OLIVA, Fernando; PEDROSA, Adriano (Org.) ; COSENDEY, L. (Org.) . Paul Gauguin: The Other and I. 1. ed. São Paulo: MASP, 2023. 272p .

OLIVA, Fernando; PEDROSA, Adriano (Org.) ; ANDRADE, Matheus de (Org.) . Judith Lauand: desvio concreto. 1. ed. São Paulo: MASP, 2022. 320p .

OLIVA, Fernando; PEDROSA, Adriano (Org.) ; ANDRADE, Matheus de (Org.) . Judith Lauand: Concrete Detour. 1. ed. São Paulo: MASP, 2022. 320p .

OLIVA, Fernando; PEDROSA, Adriano (Org.) . Degas: dança, política e sociedade. 1. ed. São Paulo: MASP, 2021. 344p .

OLIVA, Fernando; PEDROSA, Adriano (Org.) . Degas: Dance, Politics and Society. 1. ed. São Paulo: MASP, 2021. 344p .

OLIVA, Fernando; CARNEIRO, Amanda (Org.) . Conceição dos Bugres: tudo é da natureza do mundo [The Nature of the World]. 1. ed. São Paulo: MASP, 2021. 232p .

OLIVA, Fernando; PEDROSA, Adriano (Org.) . Tarsila popular. 1. ed. São Paulo: MASP, 2019. 360p .

OLIVA, Fernando; PEDROSA, Adriano (Org.) . Tarsila do Amaral: Cannibalizing Modernism. 1. ed. São Paulo: MASP, 2019. 360p .

  • Prêmio APCA – Melhor exposição do Ano. “Tarsila Popular” (2019);
  • Prêmio ABCA – Exposição “Judith Lauand: Desvio Concreto” (2022);
  • Participação em Associações / Entidades;
  • Membro da Anpap (Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas).