Egressos – 2025-1

Guilherme Paranhos Paes

Doutorando, Bolsista Capes Prosup/UAM/Bolsa e Mestre em Design, Bolsista Capes Prosup/UAM/Bolsa pela Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisador na área de design gráfico com foco na linguagem visual do design contemporâneo. Possui experiência na tutoria de projetos acadêmicos de design gráfico nas áreas de editorial, história do design, identidade visual e embalagem. Seus estudos são direcionados a experimentações e desconstruções da linguagem visual em materiais gráficos.

Título da Pesquisa: Explorações gráficas em catálogos do MASP. Uma abordagem sobre os aspectos visuais e materiais no design editorial do museu de 2015 a 2024.

Orientadora: Profa. Dra. Mirtes Cristina Marins de Oliveira

Pedro Podboy Monfort

Doutorando, Bolsista Capes Prosup/UAM/Bolsa e Mestre em Design, Bolsista Capes Prosup/UAM/Bolsa pela Universidade Anhembi Morumbi. Graduado em Design de Games pela Universidade Anhembi Morumbi. Fez uma pesquisa de iniciação científica sobre Jogos Indie. Tem formação livre em roteiro pela Academia Internacional de Cinema e tecnólogo em gastronomia pelo Senac. Desenvolve roteiros para clipes de música, jogos e filmes desde 2018. Trabalha como ilustrador e designer gráfico independente desde 2020. Fez parte da ONG “Primeiro Livro” como diretor de protocolo e designer gráfico.

Título da Pesquisa em desenvolvimento no Doutorado: Valores em Jogos de Tabuleiros Modernos: crítica à estrutura colonial através da subversão do gênero.

Orientador: Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk

Sandro Daniel Pavão Custódio

Doutorando em Design, Bolsista Educadores UAM pela Universidade Anhembi Morumbi. Mestre em Comunicação Audiovisual Contemporânea pela Universidade Anhembi Morumbi. Pós-Graduado em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo Centro Universitário Senac (SENAC/SP).

Pós-Graduado em Design, Produção e Tecnologias Gráficas e Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi. Professor Tempo Integral na área de Comunicação e Artes da Universidade Anhembi Morumbi; Professor Nível III em Ensino Superior. Experiência em Ensino Superior e Pós-graduação desde 2003. Integrante do grupo Pulsa, projeto de música autoral em São Paulo.

Título da Pesquisa: A gestalt do objeto como metodologia multimodal na ruptura temporal e linear da obra dom casmurro adaptada para a hiperficção.

Orientadora: Profa. Dra. Andréa Catrópa da Silva

Sarah de Godoy Moreira da Silva

Doutoranda, Bolsista Capes Prosup/UAM/Taxa e Mestre em Design, Bolsista PPGDesign UAM pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Gestão de Marketing pelo Centro Universitário Senac de São Paulo/SP. Graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina (FASM/SP). Atua como docente da área de moda no Senac São Paulo, em que realiza mediação de pessoas, desenvolvimento e coordenação estratégica de projetos da área, tutoria de vivências educacionais no São Paulo Fashion Week (SPFW) e na Semana de Moda de São Miguel Paulista (SMSMP), além de orientação de projetos como membro ativo do Comitê Empreenda Senac, do Cria Senac e do GTMT Pacto Global Rede Brasil. Como sócia-proprietária da agência de publicidade SG, desempenha papel de estilista, stylist, consultora e pesquisadora de tendências associadas a design, moda, marketing, inovação e tecnologias em projetos pertinentes às áreas de design, moda e educação, com ênfase no rigor metodológico de projeto, na definição técnica de requisitos de projeto e na geração de alternativas, envolvendo análise de dados concernentes a aspectos econômicos, relevância social, sustentabilidade, inovação, eficiência operacional e experiência do cliente.

Título da Pesquisa em desenvolvimento no Doutorado: Desafios e potencialidades da integração de recursos de inteligência artificial a processos de projeto em design de moda.

Orientador: Prof. Dr. Milton Terumitsu Sogabe

Egressos – 2024-2

Adriano Vilela Mafra

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista Educadores UAM. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Bacharelado e a Licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto de Artes UNESP – Campus de São Paulo (IA UNESP). Professor na Universidade Anhembi Morumbi, atuando em teoria e história da arte, linguagens do desenho e produção multimídia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teoria da Arte e História da Filosofia.

Título da Pesquisa: Design de campos magnéticos: Forma, Função e Poesia nas Forças da Natureza.

Orientadora: Profa. Dra. Suzete Venturelli

Andrea Pereira Gomes de Souza

Doutoranda, Bolsista Capes Prosup/UAM/Taxa, e Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Licenciatura em Artes Visuais e Bacharelado em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP). Docente nas FMU no curso de Artes Visuais, lecionando Mediação, Curadoria, Linguagens Pictóricas e Estudos da Cor. Professora convidada na Pós-graduação Lato Sensu Práticas Artísticas Contemporâneas (FAAP) em Organização e Prática Profissional (2022 e 2023). Experiência docente no Centro Universitário Senac, ministrando História da Arte e Educação em Museus (2020-2021). Experiência consolidada em Artes e Design, com foco em História da Arte, História do Design e Educação Museal.

Título da Pesquisa: O Design de exposição: Intersecções entre as obras, o espaço e o discurso.

Orientadora: Profa. Dra. Mirtes Cristina Marins de Oliveira

Cynthia Maria Rocha Nunes

Doutoranda, Bolsista Capes Prosup/UAM/Taxa e Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, Bolsista Capes Prosup/UAM/Bolsa. Graduada em Design Gráfico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atuação profissional na área do design gráfico, desenvolvendo projetos de comunicação visual, ilustração e direção de arte.

Título da Pesquisa: Design de Cruzo: intersecções entre afrofuturismo e carnaval.

Orientadora: Profa. Dra. Priscila Almeida Cunha Arantes

Mariana Merida Carrillo

Doutoranda em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, Bolsista Educadores UAM. Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Cirurgia Translacional da UNIFESP. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Especialista em Fisioterapia Dermato-Funcional pelo Coffito. Lato Sensu em Metodologias Ativas e Multimeios Didáticos. Lato Sensu em Design de Games. Lato Sensu em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário SENAC. Lato Sensu em Fisioterapia Dermato-Funcional pelo CBES. Lato Sensu em Saúde da Mulher no Climatério pela USP. Lato Sensu em Fisioterapia Neuro-Músculo Esquelética pela Santa Casa de São Paulo. Certificada internacionalmente em Microneedling Therapy. Certificada internacionalmente como Tricologista pela International Academy of Tricology (IAT). Docente certificada pela Google for education. Desenvolve games e materiais educativos na área da saúde e estética. Atualmente é docente da Graduação em Estética, da Graduação em Fisioterapia da Universidade Anhembi Morumbi (SP) e da graduação em Visagismo e Terapia Capilar. Docente da graduação em Fisioterapia da FMU. Autora de 6 livros na área entre eles: Abordagens terapêuticas nas sequelas de queimaduras, Microagulhamento Capilar, Microagulhamento Bases Fisiológicas e práticas e Cicatrizes de Acne: Da avaliação ao Tratamento. Speaker sobre Microagulhamento. Proprietária da empresa Instituto Dandelion cursos e treinamentos LTDA. instagram @profmarimerida.

Título da Pesquisa: Design Digital aplicado aos jogos educativos na área da saúde.

Orientador: Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk

Egressos – 2024-2

Jean Carlos de Oliveira

Doutorando e Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista Educadores/Bolsista Institucional UAM. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Senac (SENAC-SP).  Especialista em Sócio-Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP). Bacharel em Tecnologia e Mídias Digitais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós-Graduando em Docência Digital pela Foreducation, em parceria com o Google Brasil e a Ânima Educação. Com mais de 16 anos de experiência nas áreas de design gráfico e digital, comunicação institucional e docência, atuou em cursos superiores, técnicos e livres. Atua como Docente nos Cursos de Design na Universidade São Judas (USJT) e integra o grupo de pesquisa “Design, Arte e Memória: Perspectivas Contemporâneas”, na Universidade Anhembi Morumbi.

Título da Pesquisa em desenvolvimento no Doutorado: Design, Decolonialidade e Pan-Africanismo: Um Estudo de Caso do Zimbabwe Institute of Vigital Arts (ZIVA).

Orientadora: Profa. Dra. Priscila Almeida Cunha Arantes

José Carlos Buesso Junior

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Mestre em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela PUCSP. Graduado em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado e em Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista. Atualmente sou Professor do Centro Universitário FECAP e UX/UI Designer da Fundação Armando Álvares Penteado, onde desenvolvo projetos na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional.

E-mail: jbuesso@gmail.com. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jbuesso. Facebook: https://www.facebook.com/jbuesso. Twitter: https://twitter.com/jbuesso. Trabalhos de ilustração e animação: https://vimeo.com/user3161551/videos. Behance:https://www.behance.net/zbuessoMeu site com alguns trabalhos: http://buesso.com.br.

Título da Pesquisa: O folclore brasileiro em jogos digitais: narrativa, arte e mecânica de jogo.

Orientador: Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk

Egressos – 2023-2

Wellington Fernando Bastos

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista Educadores UAM. Mestrado Profissional em Administração pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Graduado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP).

Docente – UNIP. Experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de dados, desenvolvimento de Software para web e aplicativos mobile. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: wavelets, reconhecimento, similaridade, imagens e inteligência artificial (machine learning e deep learning) e Ciência de dados.

Título da Pesquisa: O impacto da arte generativa com inteligência artificial como insumo no aumento da criatividade humana e das organizações.

Orientadora: Profa. Dra. Andréa Catrópa da Silva

Daniel Teixeira Prieto

Doutorando, Bolsista Capes Prosup/UAM/Taxa e Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi, Bolsista Capes Prosup/UAM/Bolsa. Bacharel em Design de Games pela Universidade Anhembi Morumbi. Co-fundador e Diretor Executivo do estúdio de desenvolvimento de games Galactonautas”. Atua atualmente como lead game designer e produtor em Blue Gravity Studios, em Londres, Inglaterra. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design de Games, atuando principalmente nos seguintes temas: design de games, indie games, design, crunch time e jogos independentes. Realizou estágio docência no curso de design de games da Universidade Anhembi Morumbi e foi palestrante na Semana Ânima de Arquietetura, Urbanismo e Design. Desenvolveu, durante a graduação, um jogo analógico e sete jogos digitais em diferentes gêneros e temáticas. Tem experiência trabalhando como game designer; level designer; roteirista para games; artista 3D; business developer; produtor e diretor executivo. Co-fundador da empresa de games Galactonautas, onde atua desde 2021. Alguns clientes notáveis são a Fundação Casa Museu Ema Klabin e a instalação artística interativa Terra de Gigantes, de Daniel Lima. Experiência como artista 3D no ramo de arquitetura, tendo trabalhado no escritório A3 Concept, desenvolvendo a modelagem, texturização e renderização dos projetos.Atualmente, atuando como Lead Game Designer na instituição Blue Gravity Studios, Londres, Inglaterra (remoto). Trabalha atualmente liderando equipes de desenvolvimento e projetando games para clientes particulares do estúdio. Trabalhou nos títulos: – Muchacho Bean: PC – Steam. Lançamento esperado: Q1 2024- Dananeer: Mobile (Android e iOS). Lançamento esperado: Q1 2024- Plooshies Island: PC – Web3. Lançamento esperado: Q2 2024- Chess RPG: PC – Steam. Lançamento esperado: Q4 2024- The Platform: PC – Steam. Lançamento esperado: NDA.

Título da Pesquisa em desenvolvimento no Doutorado: Design de Games no Ensino Superior Brasileiro: procedimentos e metodologias projetuais.

Orientador: Prof. Dr. Sergio Nesteriuk

Fabio Gomes da Silva

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista Capes Prosup/UAM/Bolsa. Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Especialista em Design Gráfico pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Docência em Ensino Superior pela FAM Centro Universitário. Licenciado em Artes Visuais pela Faculdade Montessori de Educação e Cultura (FAMEC). Professor e pesquisador em Design, Arte e Tecnologia. Colaborador nos Grupos de Pesquisa CNPq – Pós-Digital no Design e na Arte e Concepções e Políticas da Educação Profissional e Tecnológica. Atua profissionalmente como Docente do Bacharelado de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina (FASM) e do CST em Design de Produto da Faculdade de Tecnologia (Fatec). Professor e Coordenador de Projetos do Centro Paula Souza desde 2008, na área de Produção Cultural e Design. Tem experiência na área de Arte/Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem e Mediação em museus e instituições culturais. Compõe comissão editorial para publicações institucionais e realiza trabalhos de editoração eletrônica de materiais impressos e digitais.

Título da Pesquisa: Design da inteligência artificial.

Orientador: Prof. Dr. Milton Terumitsu Sogabe

Gabriel Coutinho Calvi

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista Capes Prosup/UAM/Bolsa. Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações (Unicesumar). Graduado em Moda (Unicesumar); Design de Produto (FAM); Design Gráfico (UAM); Marketing (Unicesumar). Especialista nas áreas de Educação a Distância, Docência e Moda. Na área profissional atua no ensino presencial e EaD desde 2017 com experiência em Docência, Coordenação de Curso; Coordenação de Materiais Didáticos, Tutoria e Conteudista para cursos de design, marketing e publicidade. Na área de pesquisa estuda o ensino de design, presencial e EaD, e as questões envolvendo a metodologia de aprendizagem, teoria e prática no ensino de design, formação do egresso em design para o mercado de trabalho.

Título da Pesquisa: Modelando Imaginário, Costurando Biografias: Tecituras entre Ensino de Design de Moda e a Formação do Egresso.

Orientadora: Profa. Dra. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa

Maria Elvira Ferreira Rosete

Doutoranda, Bolsista Capes Prosup/UAM/Taxa, e Mestre em Design, Bolsista PPGDesign UAM, pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialização em Urbanismo Moderno e Contemporâneo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Graduada em Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Docente no curso de Pós-Graduação em Design de Interiores do Istituto Europeo di Design de São Paulo (IED-SP). Docente no curso de Pós-Graduação em Design de Interiores e Marketing e Branding de Luxo no Centro Universitário Belas Artes. Docente no curso de Pós-Graduação em Design de Interiores na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG). Arquiteta no Ila Rosete arquitetura e design de espaços, atuando no desenvolvimento de projetos de Arquitetura e Design de Interiores e Gerenciamento e Acompanhamento de Obras. Pesquisadora na Casa P.O.Box, empresa de consultoria em design de interiores, tendências e lifestyle.

Título da Pesquisa em desenvolvimento no Doutorado: O processo de criação no design de interiores e ambientes contemporâneo.

Orientador: Prof. Dr. Gilberto dos Santos Prado

Egressos – 2023-1

Fabio Ritter Antunes

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista Educadores UAM. Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). MBA em Visagismo & Estética: Gestão Integrada na Imagem Pessoa pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Graduado em Estética e Cosmética com ênfase em Visagismo e Terapia Capilar pela Anhembi Morumbi e graduando em Design Gráfico e Digital pela FAM. Professor e assessor acadêmico na Universidade Anhembi Morumbi. É autor do livro “Visagismo Acadêmico no Século XXI”, publicado pela Editora Itacaiuna em 2020. Além disso, foi co-autor do capítulo intitulado “Docência no Ensino Superior em tempos de incertezas: virtualidade e interdisciplinaridade como aliados” no livro “Debates Plurais”, publicado pela Editora São Carlos em 2020. É o fundador da Revista Digital Visagismo, e em 2022, recebeu o prêmio máximo do Programa de Performance Extraordinária da Anima Educação. Além de sua carreira acadêmica, atua como consultor de assuntos beauty para empresas.

Título da Pesquisa: Visagismo: uma abordagem através do design thinking.

Orientadora: Profa. Dra. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa

Heloisa Martin Mendes Pereira Helena

Doutoranda em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista PPGDesign UAM. Mestre em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É proprietária do HMP Arquitetura. Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Unifaat. Atuou como pesquisadora coorientadora na Universidade Estadual de Campinas nos trabalhos desenvolvidos com acervo do Arquiteto Decio Tozzi. Cooperou como monitora voluntária em cursos de desenho remotos ministrados pela parceria técnico científica internacional estabelecida entre Instituto de Artes da Unicamp (Brasil) e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal). Tem experiência nas áreas de Arquitetura, Design de Interiores e Design Gráfico. Atua em pesquisas com ênfase em projeto arquitetônico, arquitetura paulista, acervo de arquitetura, design de interiores, ensino e desenho manual.

Título da Pesquisa: Os interiores residenciais paulistanos da década de 60.

Orientadora: Profa. Dra. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa

Leandro da Conceição Cardoso

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista Educadores UAM. Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Design Digital pelo Centro Universitário Ibero-Americano (UNIBERO). Professor da Universidade Anhembi Morumbi – Cursos de Design. Professor do Centro Paula Souza (FATEC-ETEC). Lecionou na Laureate International Universities – FMU | FIAM-FAAM, Desenvolvi a função de Analista de Desenvolvimento Pedagógico Sênior – Laureate EAD. Sou Coordenador de Curso Técnico de Design Gráfico e Comunicação Visual no Centro Paula Souza. Revisor Técnico e Validador para Curso EAD na DTCom, Clientes Laureate International Universities, DeVry Brasil; Conteudista na VG Educacional para Cursos de EAD Graduação e Pós-Graduação, Clientes: Ânima, Laureate International Universities, UNEF, FAESF; Conteudista para Curso EAD na DPContent Cliente Laureate International Universities e Faculdade Positivo. Conteudista para Cursos de EAD na TeleSapiens, Cliente Uninter. Leitor Crítico dos Curso EAD da Platos Soluções Educacionais S.A. (Krotonn Universidade Anhaguera). Autor de mais de 25 livros didáticos três já foram publicados como: Design Digital, Design de Aplicativos, Modelagem e Texturização 3D, Computação Gráfica Aplicada ao Design, PROJETO: FILME 3D, Construção de personagens, Crítica de Cinema. Modelagem e texturização 3D, Potencialidades e elementos do design de interações nos games, Modelagem e animação 3D, Fundamentos de Design e Linguagem Visual, Projeto de jogos 3D: modelagem e programação, Real time animation, Edição, pós-produção e direção de arte, Visual merchandisign, História da moda e da indumentária, Frameworks back end, História da Arte Contemporânea, Modelagem 3D para animação. Um dos organizadores da Maratona de Criação e Design do Curso de Comunicação Visual da ETEC Albert Einstein. Acrescentando em seu repertório cursos como: Desenho Digital I, II e II; Fotografia Digital I, II e II; Tratamento de Imagens I (Photoshop); Corel Draw (Técnicas Avançadas).Teoria da Criação I e II; Metodologia Visual I e II, Antropologia Visual I e II; Análise Digital, Psicologia da Percepção, História da Arte, História do Design I e II; Comunicação e Expressão I e II; Marketing Digital I e II; Ética e Legislação, Ferramentas Programáveis, Direção de Arte, Produção Digital, Animação 2D, Ferramentas 3D, Ergonomia Visual, Mídia Impressa, Interface, Autoração, Animação e Efeitos Especiais, Vídeo Digital, Editoração, Hipertexto e Hipermídia, Ferramenta Bitmap, Desenvolvimento Web, Metodologia de Estudos de Pesquisa, Produção Gráfica, Gerenciamento de Projeto, Design de Som, Planejamento de Comunicação, entre outros. Bilíngüe, e mais de 15 anos foi diretor de arte e Criação da Revista Hotéis e na área de design gráfico e digital. Sempre atualizado participando de congressos, palestras e workshops na Impacta Tecnologia, Pinnacle Systems e Adobe. Acompanhando feiras do setor como, ExpoPrint, DDW – Digital Design World, PhotoImage Brazil, Fespa Brasil, SP Week, e visitas técnicas no FabLab. Com domínio dos softwares do pacote Adobe.

Título da Pesquisa: Design de interfaces digitais: metaverso no ensino superior.

Orientador: Prof. Dr. Milton Terumitsu Sogabe

Mercia de Assis Albuquerque

Doutoranda e Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista Educadores UAM. Especialista em Design de Hipermídia e Graduada em Educação Artística com ênfase em Computação Gráfica e Multimídia pela Universidade Anhembi Morumbi. É professora dos cursos de graduação em Design Digital, Design de Animação e Design Gráfico. Tem experiência também como profissional atuante em design, programação e análise de sistemas de dados.

Título da Pesquisa: Resgate e ressignificação da produção prática no curso de design digital da Universidade Anhembi Morumbi entre 1997 e 2020.

Orientador: Profa. Dra. Suzete Venturelli

Egressos – 2022-2

Alessandro Cammilo (Alessandro Camilo Miguel)

Doutorando e Mestre em Design, Bolsista Capes Prosup/UAM/Bolsa. Graduado em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Gestão do Design pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP). Pesquisador em design se dedica ao estudo e inovação em diversos ambientes, sejam eles digitais, impressos ou conceituais. No âmbito digital, o foco se estende desde Educação a Distância (EaD) até experiências imersivas em realidade virtual (VR) e realidade aumentada (RA), passando por interfaces interativas, aplicativos e animações e atualmente com Inteligência Artificial (IA). Já no contexto impresso, a expertise abrange desde editoração e embalagens até comunicação visual e mídias impressas. Na esfera conceitual, trabalha-se intensamente na criação e gestão de Identidade Visual. Se concentra na formação acadêmica e estrutural do designer, valorizando sua jornada de aprendizado e a interconexão com a sociedade como um agente participativo e transformador. Especial atenção é dada ao impacto das interfaces na experiência do usuário, buscando criar experiências mais cognitivas e eticamente responsáveis. Na docência, este profissional se destaca em áreas multidisciplinares que incluem Design, Arquitetura, Comunicação e Ciência da Computação. Tem um histórico significativo de atuação em instituições renomadas como Flamingo, SENAI e UNG, contribuindo para a formação de novos profissionais. No campo profissional, sua experiência abrange a coordenação e produção em ambientes de impressão gráfica e online, além de métodos de treinamento e aprendizagem em organizações como SENAC/SP, Lápis Digital, UVB, Universia e na Revista Bricolage. Este histórico ilustra uma carreira diversificada e comprometida com a excelência em todas as frentes de atuação. Este background robusto não apenas fortalece sua prática profissional e docente, mas também contribui de forma significativa para o avanço do campo do design como um todo.

Título da Pesquisa: Regras do jogo: Design de Games como recurso para desenvolvimento de artefatos.
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk

Carlos Felipe Luvizotto

Doutorando, Bolsista Capes Prosup/UAM/Bolsa e Mestre em Design, Bolsista PPGDesign UAM, pela Universidade Anhembi Morumbi. Pós-Graduado em Teorias e Práticas da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (FCL). Graduado em Desenho Industrial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor nas áreas de design, artes visuais e comunicação. Atua desde 2001 na área de design gráfico desenvolvendo projetos ligados a embalagem, comunicação visual, ilustração, direção de arte e história em quadrinhos.

Título da Pesquisa em desenvolvimento no Doutorado: Tempo (e espaço), multilinearidade e hibridismo: a história em quadrinhos como interface de um documentário experimental.

Orientadora: Profa. Dra. Suzete Venturelli

DANIEL JESUS DE SOUZA PRAZERES

Daniel Jesus de Souza Prazeres

Doutorando e Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista Capes Prosup/UAM/Taxa. Especialista em Gestão de Projetos de Arquitetura pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Design de Interiores pelo Instituto Europeu Di Design. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Docente no curso de Pós-Graduação de Design de Interiores da Belas Artes – SP. Proprietário da Daniel Prazeres Arquitetura & Paisagismo, atua no desenvolvimento de projetos de Design de Espaços externos e Gerenciamento para Implantação de Obras.

Título da Pesquisa em desenvolvimento no Doutorado: Design da arquitetura da paisagem no planejamento de smart city.

Orientadora: Profa. Dra. Suzete Venturelli

Foto de aluno

Fernando da Silva Barbosa

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista Educadores UAM. Mestre em TV Digital pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Especialista em Mídia, Informação e Cultura pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Bacharel em Comunicação Social – Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi. Professor dos cursos de graduação em Design Digital, Design Gráfico e Design de Animação da Universidade Anhembi Morumbi – UAM e dos cursos de graduação em Produção Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Cinema do Centro Universitário das Américas – FAM. É consultor, pesquisador de novas tecnologias, formatos e narrativas audiovisuais seriadas em diversas plataformas.

Título da Pesquisa: Design audiovisual: o fenômeno dos vídeos curtos e a relação com a tecnologia e os novos hábitos de consumo audiovisual.

Orientadora: Profa. Dra. Suzete Venturelli

Foto de aluno

Hamilton Carraro Junior

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista Educadores. Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), pesquisa Tecnoestética e Formações Profissionais em Design. 15/04/2025 a 27/07/2025. Arquiteto e Urbanista formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Profissional com experiência na concepção, coordenação, gestão (projetos e equipes) e implantação de projetos de arquitetura e urbanismo, dos mais diversos portes e especialidades. Atua desde os estudos de viabilidade técnica e financeira, etapas de desenvolvimento (estudo preliminares, anteprojetos, projetos e projetos executivos), gerenciamento, fiscalização e controle de contratos de serviços de arquitetura e engenharia civil, incluindo compatibilização de disciplinas complementares. Professor universitário nos cursos de Arquitetura e Urbanismo em disciplinas de projeto de arquitetura, desenho técnico, geometria descritiva, meios de expressão e representação, conforto ambiental (térmico e acústico). Coordenador dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo (Centro Universitário e Universidade), responsável pela gestão do curso, no âmbito acadêmico. Incluindo: Gestão de equipe docente (seleção, contratação orientação e desenvolvimento), gestão dos indicadores de desempenho acadêmicos (docente e discente), indicadores de captação, retenção, engajamento e qualidade do curso. Coordenar, padronizar e atualizar o Projeto Pedagógico do Curso em conformidade com princípios institucionais e regulatórios (MEC). Orientar a equipe comercial e acadêmica na divulgação e visibilidade do curso, realizando acompanhamento de retenção/fidelização de alunos. Coordenar, acompanhar e direcionar as diretrizes do curso, bem como gerir processos de avaliações, reconhecimento, mudanças e adequações curriculares do curso junto ao MEC e a Diretoria.

Título da Pesquisa: Design de Vigilância e Colecionismo de Dados: Um olhar tecnoestético sobre a arte digital generativa.

Orientadora: Profa. Dra. Priscila Almeida Cunha Arantes

Foto de aluno

Renato de Amorim Gomes

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista Educadores UAM. Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Graduado em Gestão de Projetos pela Faculdade Impacta Tecnologia (FIT). Graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Desde 2015, é sócio fundador e diretor executivo da WIRE EdTech Solutions. Possui mais de 20 anos de experiência em educação corporativa, atuando em diversas frentes de desenvolvimento de programas educacionais e treinamento em ambientes corporativos. Atualmente, é professor universitário na Universidade Anhembi Morumbi, atuando na área de Comunicação, Artes Design, e lecionando nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas, Cinema, Produção Editorial, Rádio, TV e Internet. Dentre as disciplinas que ministra, destacam-se: Design Instrucional, Gestão de Marketing, Estúdio de Criação Publicitária, Projetos Multiplataforma, Narrativa e Produção Transmídia, Atendimento e Planejamento de Campanha, Ética na Comunicação, Produção Gráfica, Comunicação Visual, Desktop Publishing (Illustrator e Photoshop), Linguagem Audiovisual, Design na Web e Introdução à Publicidade.

Título da Pesquisa: Aplicação do Design Psicoeducacional em um programa de acolhimento ao luto: proposta de um serious game.

Orientador: Prof. Dr. Milton Terumitsu Sogabe

Coorientadora: Profa. Dra. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa

Egressos – 2022-1

Foto de aluno

Gustavo de Oliveira Andrade

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista PPGDesign UAM. Mestrado Profissional em Ensino das Ciências pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Especialista em Gestão e Docência em EaD pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Especialista em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Graduado em Computação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina (FAFISM). Atualmente ocupo o cargo de professor efetivo no IFRJ. Recentemente, em 2024, fui eleito membro do Comitê Gestor CE-ducomp, uma comissão especial da Sociedade Brasileira de Computação, e integro a Comissão Assessora de Área (CAA) – Computação do ENADE 2024.

Título da Pesquisa: O ensino de algoritmo e lógica de programação por meio de jogos educacionais: possibilidades na educação básica, técnica e tecnológica.

Orientador: Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk

Foto de aluno

Jack de Castro Holmer

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista Capes Prosup/UAM/Taxa. Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Graduado em Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Trabalha com Poéticas Tecnológicas desde 2001. Pesquisa Vida Artificial e Robótica através da Semiótica, suas interfaces de interação e a gameficação da contemporaneidade, produzindo Robôs Interativos, Seres Virtuais Autônomos, GameArt, Documentários e códigos computacionais. Atualmente é professor da Universidade Estadual do Paraná, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, já tendo lecionado na Faculdade Internacional de Curitiba, na Universidade Tuiuti do Paraná e na Faculdade de Artes do Paraná entre 2007 e 2012. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte e Tecnologia, Robótica e Cibercultura e na área de Design, na qual foi coordenador de Projeto Gráfico do Museu Oscar Niemeyer.

Título da Pesquisa: Ocupação Situação-Desejo: Objetos Digitais Geolocalizados em Realidade Aumentada.

Orientadora: Profa. Dra. Suzete Venturelli

Alunos(as) (Turma 2021/2)

Clícia Ferreira Machado

Doutoranda em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista Capes Prosup/UAM/Taxa. Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Especialista em Marketing Empresarial pelas Faculdades de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Divinópolis (FACED). MBA em Liderança e Gestão de Pessoas pelas Faculdades Integradas do Oeste de Minas (FADOM) e Especialista em Gestão Estratégica e Marketing de Moda pelas Faculdades de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Divinópolis (FACED). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pelo Centro Universitário Newton Paiva. Graduação Superior Tecnológica em Design de Moda (Unicesumar). Possui experiência de 20 anos em docência no ensino superior, tendo lecionado nos cursos de graduação em Comunicação Social, Design de Moda, Arquitetura, Design de Interiores, Administração, Engenharia, Sistema de Informação, Psicologia, Direito, Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia e Tecnólogo em Moda e Gestão Comercial. Atuou como coordenadora e professora dos cursos de graduação em Design de Moda da Faculdade de Arte e Design e do Centro Universitário UNA/Divinópolis. Já atuou como professora dos cursos técnico e de graduação de Moda do CEFET/MG Campus Divinópolis. Além de ter sido professora dos cursos de pós-graduação do Centro Universitário UNA/Divinópolis, da Faculdade Pitágoras/Divinópolis e Pitágoras/BH e da Faced/Divinópolis. Atualmente é professora do ensino médio do Colégio Integral e dos cursos livres da École Supérieure de Relooking – École Brasil. Foi orientadora de projetos de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior BIC-JR CEFET/FAPEMIG/CNPQ. Integra o quadro de consultores/instrutores da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG/Regional Centro-Oeste. Tem ampla experiência mercadológica nas áreas de Comunicação, Design de Moda e Administração, sendo a ênfase desta última em Marketing e Gestão de Pessoas. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Vestuário e Moda/NUPEVEM do CEFET/Divinópolis, grupo de pesquisa financiado pelo CNPQ/CEFET/MG. A atuação e experiência profissional se concentram nas seguintes áreas: educação, comunicação, moda, marketing, gestão de pessoas.

Título da Pesquisa: Cocriação como ferramenta de gestão dos processos de criação e inovação e geração de valor para os negócios de moda.

Orientadora: Profa. Dra. Mirtes Cristina Marins de Oliveira

Eliana Maria Tancredi Zmyslowski

Doutoranda, Bolsista Capes Prosup/UAM/Taxa e Mestre em Design, Bolsista PPGDesign UAM pela Universidade Anhembi Morumbi. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Farias Brito (FB UNI). Docente e coordenadora em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Arquitetura Urbanismo e Design com especialização em Design de Interiores e Iluminação. Atua como sócia-diretora da empresa Zmyslowski Arquitetos ltda nas áreas de design, arquitetura, interiores e execuções civis. Consultora em arquitetura e interiores por vários anos da empresa administradora do Shopping Lar Center. Tem experiência na área de Design, Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: design de interiores, iluminação e sustentabilidade.

Título da Pesquisa: O design de iluminação na contextualização histórica dos espaços físicos comerciais: estudo de caso loja Fortnum & Mason.

Orientador: Prof. Dr. Gilberto dos Santos Prado

Foto de aluno

Liliana Regina Ghirardello Dell Agnese

Doutoranda, Bolsista Capes Prosup/UAM/Taxa e Mestre em Design, Bolsista PPGDesign UAM pela Universidade Anhembi Morumbi. Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Graduada em Pedagogia Universidade Anhembi Morumbi. Área de Pesquisa em História da Arte, História do Ensino da Arte, Arte e Educação e Design. Atualmente é professor indeterminado no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Título da Pesquisa em desenvolvimento no Doutorado: Design e Arte: um projeto pedagógico para o ensino médio em uma escola pública.

Orientadora: Profa. Dra. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa

Alunos(as) (Turma 2021/1)

Bruno Carvalho dos Santos

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista PPGDesign UAM. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Design Digital pelo Centro Universitário FIEO. Atua como docente desde 2012 nos cursos de graduação e pós-graduação relacionados aos conteúdos sobre processos interativos nos meios digitais, criatividade e metodologia. Iniciou a carreira no design gráfico auxiliando diretoras e diretores de arte em agências de publicidade, migrando para planejamento e construção de interfaces e aplicações digitais a partir de 2003.

Título da Pesquisa: A gamelinguagem: estruturas e experiência em jogos digitais.

Orientador(a): Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk

Daniel Oliveira Cruz

Doutorando e Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista Capes Prosup/UAM/Bolsa.Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFES. Docente na Graduação de Arquitetura e Urbanismo e Pós-Graduação em BIM da Universidade Anhembi Morumbi. Proprietário da DOC Arquitetura Urbanismo e Meio Ambiente, desenvolvendo projetos de arquitetura e urbanismo com foco em sustentabilidade, planejamento urbano e ambiental, estudos de impacto de vizinhança, avaliações de habitabilidade, avaliação de desempenho ambiental de edificações e elaboração projetos arquitetônicos executivos e compatibilizados com uso de BIM. Proprietário na Arquitetos da Comunidade, desenvolvendo projetos e cursos em comunidades carentes. Experiência em planejamento, pesquisa, docência, projetos e obras.

Título da Pesquisa: A contribuição dos games no design de cidades inteligentes, resilientes, inclusivas e humanas: Um olhar sobre as favelas brasileiras
Orientador(a): Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk

Nelson Caramico

Doutorando em Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi. Bolsista Capes Prosup/UAM/Taxa. Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Graduado em Artes Visuais pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Licenciatura em Educação Artística – Artes Cênicas pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP). Coordenador do Curso de Produção de Áudio e Vídeo e Docente de Animação Digital, Grafismo Eletrônico, Edição de Vídeo, Storyboard, Ilustração Digital e Tecnologias Gráficas na ETEC Jornalista Roberto Marinho. Designer gráfico e ilustrador desde 1981. Experiência nas artes visuais com ênfase em desenho, gravura e livro de artista. Domínio dos Softwares Blender 3D, Autodesk Maya, DAZStudio, Autodesk SketchBook, Adobe After Effects, Adobe Premiere, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe InDesign e Adobe Animate CC.

Título da Pesquisa:Design de produção para narrativa de imersão em realidade virtual e realidade aumentada: sensações e percepções.
Orientador(a): Profa. Dra. Suzete Venturelli