Encontro DAT – Vol.1 – 2019
Universidade Anhembi-Morumbi – Programa de Pós-Graduação em Design
ISSN 2675-9004
https://doi.org/10.29147/2675-9004.IDAT.2019a.1-75
26 a 28 de Agosto de 2019
O Encontro DAT – Design, Art and Technology do Programa de Pós-Graduação em Design toda Universidade Anhembi Morumbi (UAM), tem por meta reunir pensadores de universidades nacionais e internacionais com foco específico nos setores culturais e tecnológicos criativos que desenvolvam pesquisas, projetos, ideias, inovação e atividades empreendedoras. Explora o potencial de diluir as fronteiras entre design, arte e tecnologia com referência específica para discutir a criatividade em design e tecnologia – examinando como a tecnologia digital é abordada pelos artistas e designers.
Edição completa
TEXTOS
Título: SINAIS DETECTADOS ENTRE O BIOLÓGICO E O MAQUÍNICO
Autores: Artur Cabral, Suzete Venturelli, Gilbertto Prado.
Palavras-Chave: Arte computacional. Design computacional. Tecnologia. Emergência.
Referencias
DIMENSTEIN, Gilberto. Amoreiras inteligentes, Folha de São Paulo, p. C2 (30 de Junho de 2010).
GARDNER, M. Mathematical Games – The fantastic combinations of John Conway’s new solitaire game ‘life’, Scientific American, No. 223, 120-123 (October 1970).
LIMA, Leonardo; PRADO, Gilbertto. (2018). Interactive Digital Images. DATJournal Design Art and Technology, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 43-71, nov. 2018. Disponível em: <https://ppgdesign.anhembi.br/datjournal/index.php/dat/article/view/86>. Acesso em 03 dec. 2018. DOI: 10.29147/dat.v3i2.86
MAGALHÃES, Ana Gonçalves; BEIGUELMAN, Giselle (Org.). Futuros Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais. São Paulo: Ed. Peirópolis, 2014.
MANDELBROT, Benôit. The fractal geometry of nature. Disponível em: <https://ordinatous.com/pdf/The_Fractal_Geometry_of_Nature.pdf>. Acesso em: 29 de nov.2018.
PRADO, Gilbertto; La Ferla, Jorge (Ed.). Circuito Alameda. Ciudad de México: Instituto Nacional de Bellas Artes | Laboratorio Arte Alameda, 2018. http://www.gilberttoprado.net/assets/circuito_alameda_gttoprado_jlf.pdf
PRADO, Gilbertto. Project Amoreiras (Mulberry Trees): Autonomy and Artificial Learning in an Urban Environment. Leonardo 2018 51:1, 61-62. The MIT Press https://doi.org/10.1162/LEON_a_01557
PRADO, Gilbertto. Grupo Poéticas Digitais: Dialogo y Medio Ambiente. ANIAV – Revista de Investigación en Artes Visuales, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 47-58, jul. 2017. Disponible en: <https://polipapers.upv.es/index.php/aniav/article/view/7820>. Acesso em 15 jul. 2017. doi:https://doi.org/10.4995/aniav.2017.7820.
PRADO, Gilbertto. Grupo Poéticas Digitais: projetos desluz e amoreiras. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 8, n. 16, 2010 . pp. 110-125. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202010000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 05 jun. 2011. doi: https://doi.org/10.1590/S1678-53202010000200008
SHIFFMAN, Daniel. The Nature of Code: Simulating Natural Systems with Processing. New York:The Nature of Code, 2012.
SOGABE, Milton; PERES, Carolina; FOGLIANO, Fernando; NUNES, Fabio Oliveira; BRAZ, Soraya; PERES, Carolina; GAZANA, Cleber Gazana: Sopro. IN: DATJournal v. 2 n. 1 (2017) DOI: https://doi.org/10.29147/2526-1789.DAT.2017v2i1p104-114
VENTURELLI, Suzete. Arte Computational. Brasília: Edunb, 2017.
VENTURELLI Suzete; ROCHA Cleomar; SILVA, Teófilo Augusto da; COUTINHO, Cláudio; REIS, Artur Cabral Reis; MARTINS, Tainá e HARGREAVES, Prahlada. Poiesis do corpo. IN: DATJournal, v. 3 n. 1 (2018): DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v3i1.78
Título: ESTÉTICA DA FASCINAÇÃO
Autora: Lucia Santaella
Palavras-Chave: Fascinação. Estética da fascinação. Arte digital.
Referencias
BAUMGARTEN, Alexander G. Reflections on poetry: A. G. Baumgarten’s meditationes philosophicae de nonnulis ad poema pertinentibus. Karl Aschenbrenner e W.B. Holther (trads.). Berkeley e Los Angeles: University of California Press, 1954.
BAUMGARTEN, Alexander G. Aesthetica. Hildesheim: G. Olms, 1961.
BORGES, J. Luis. “La muralla y los libros”. In Otras inquisicions. Madrid: Alianza Editorial, 1976.
BORGES, J. Luis. “A poesia”. In Sete noites. João Silvério Trevisan (trad.). São Paulo: Max Limonad, 1983.
DELEUZE, Gilles. Espinoza e os signos. Abílio Ferreira (trad.). Porto: Rés Editora, 1970.
LAND, J. Em memória de Spinoza. In Estudos sobre Spinoza, Cesar Benjamin (org.). Rio de Janeiro: Contraponto, 2014, p. 55-92.
LIVRO Terapêutica em estética: conceitos e técnicas. Em: https://pensecomigo.com.br/livro-terapeutica-em-estetica-conceitos-e-tecnicas-pdf-fabio-dos-santos-borges/. Acesso: 09/09/2019, s/d.
LIPOVETSKI, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo. Viver na era do capitalismo artista. Eduardo Brandão (trad.). São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
PRADO, Gilbertto. Circuito Alameda: Algunos apuntes sobre las obras Jardín Alameda, Encontros, Caja de Choque y Serigrafías. ANIAV – Revista de Investigación en Artes Visuales, [S.l.], n. 5, p. 13-29, sep. 2019. DOI: 10.4995/aniav.2019.11967.
PRADO, Gilbertto; LA FERLA, Jorge (Ed.). Circuito Alameda. Ciudad de México: Instituto Nacional de Bellas Artes | Laboratorio Arte Alameda, 2018. http://www.gilberttoprado.net/assets/circuito_alameda_gttoprado_jlf.pdf Acesso: 09/09/2019.
SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.
SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis. Afeto, mídia e política. Petrópolis: Vozes, 2006.
TAKADA, Paula. A arte de deslumbrar. Jornal da Usp, 18 a 24 de março, de 2002, ano XV, no. 589.
Título: OLHAR, TECNOLOGIA E ARTE
Autor: Milton Sogabe
Palavras-Chave: Ciborgue. Visão artificial. Corpo pós-biológico. Dispositivos visuais. Arte-tecnologia.
Referencias
ALI, Robin. Gene and stem cell therapy for retinal disorders. In Vision Research, Visionary of the quarter, 2012. Disponível em http://www.vision-research.eu/index.php?id=696. Acesso em 14/11/2019
AMBROSIO, Chiara. Unsettling robots and the future of art. In Science, vol. 365, n. 6448, 05/07/2019. Disponível em https://science.sciencemag.org/content/365/6448/38.full.pdf. Acesso em 17/11/2019
BOUWDLER, Neil. Implanted chip ‘allows blind people to detect objects. BBC News. 3/11/2010. Disponível em https://www.bbc.com/news/health-11670044. Acesso em 12/11/2019
COHEN, Harold. Official homepage. Disponível em http://www.aaronshome.com/aaron/index.html. Acesso em 16/11/2019
CONFORTI, Claudinéia. UNINTER. 16/08/2017. Secretaria deficiente usando Mouse Ocular. Disponível em http://pedagogiauninterbarracao.blogspot.com/2017/08/mouse-ocular-uma-tecnologia-avancada.html. Acesso em 17/11/2019
CREATORS Project. [Vídeo] Colônias | Vik Muniz e Tal Danino Transformam Células Vivas em Arte. In Vice Brasil. 20/08/2014. Disponível em https://www.vice.com/pt_br/article/8qdy4x/colonias-vik-muniz-e-tal-danino-transformam-celulas-vivas-em-arte. Acesso em 17/11/2019
DAUGHERTY, Anna. The Extraordinary Artwork of Francis Tsai. In Medium, The Alcade. Mar 30, 2015. Disponível em https://medium.com/the-alcalde/the-extraordinary-artwork-of-francis-tsai-1d9cfe58894. Acesso em 14/11/2019.
DEDAVID, Berenice Anina; GOMES, Carmen Isse e MACHADO, Giovanna. Microscopia eletrônica de varredura: aplicações e preparação de amostras : materiais poliméricos, metálicos e semicondutores [recurso eletrônico] – Porto Alegre : EDIPUCRS, 2007. Disponível em http://www.pucrs.br/edipucrs/online/microscopia.pdf. Acesso em 13/10/2019
DOBELLE, W. H. Artificial Vision for the Blind by Connecting a Television Camera to the Visual Cortex In ASAIO Journal 2000; 46:3-9. Disponível em https://pdfs.semanticscholar.org/1777/93b5b3f7d8610b159e7da4a85013db60acdd.pdf. Acesso em 13/11/2019
ELDRED, Kiara et all. Thyroid hormone signaling specifies cone subtypes in human retinal organoids. Science Journal, vol. 362, month 10, 2018.
ENLIGHTENMENT MATTER. To see or not to see. 29/04/2006. https://enlightenmentmatters.wordpress.com/?s=leonardo+da+vinci
ENOCH, Jay M. “The Enigma of Early Lens Use.” Technology and Culture, vol. 39, no. 2, 1998, pp. 273–291. JSTOR, Disponível em https://www.jstor.org/stable/3107047?read-now=1&seq=2#page_scan_tab_contents.Acesso em 10/10/2019
ÉVORA, Fátima Regina Rodrigues. A descoberta do telescópio: fruto de um raciocínio dedutivo? Cad. Cat. Ens. Fís., Florianópolis, 6 30 (Número especial): 30-48, jun. 1989. Disponível em file:///C:/Users/Milton%20Sogabe/Downloads/10068-50438-1-PB.pdf. Acesso em 12/10/2019
FRANKLIN – The Flanklin Institute. Maillardet´s Automaton. Disponível em https://www.fi.edu/history-resources/automaton. Acesso em 16/11/2019
GOMMEL, Matthias; HAITZ, Martina; ZAPPE, Jan. Autoportrait. Robotlab, 10/01/2004. Disponível em http://www.robotlab.de/auto/portrait_en.htm. Acesso em 17/11/2019
HARARI, Yuval Noah. Homo Deus: uma breve história do amanhã. São Paulo, Companhia das Letras, 2016.
HARBISSON, Neil. I listen to colours. TEDGlobal 2012 | June 2012. Disponível em https://www.ted.com/talks/neil_harbisson_i_listen_to_color#t-505090. Acesso em 15/11/2019
HARBISSON, Neil. D&AD President’s Lecture. D&AD – Creative Advertising, Design and Digital. 2015. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=2lHPpyRZujM. Acesso em 15/11/2019
HELDEN, Albert Van. The beginnings, from Lipperhey to Huygens and Cassini. Experimental Astronomy. 2009.
Hofstetter, Henry W. & Graham, Robert. Leonardo and Vision Science. Optometry and Vision Science: January, Volume 30 – Issue 1. 1953. ppg 41-44 Disponível em
https://journals.lww.com/optvissci/Fulltext/1953/01000/LEONARDO_AND_CONTACT_LENSES_.11.aspx. Acesso em 14/11/2019.
HOGG, Jabez. Microscope: its history, construction and application. London, The Ilustrated London Library. 1854. Disponível em https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=AAc9AAAAYAAJ&oi=fnd&pg=PA4&dq=history+microscope&ots=5Veelt4hZf&sig=doW6BASCBiCaHNS-xf9xaTM9Az0#v=onepage&q=history%20microscope&f=false. Acesso em 13/10/2019.
HUBBLE, Hubble site. NASA. Disponível em https://hubblesite.org/. Acesso em 17/11/2019
H+Pedia. File: Neil-harbisson-1.jpg. 13/11/2018. Disponível em https://hpluspedia.org/wiki/File:Neil-harbisson-1.jpg. Acesso em 11/11/2019
KURZWEIL, Ray. The Singularity is Near. Penguin Group, 2005. Disponível em http://stargate.inf.elte.hu/~seci/fun/Kurzweil,%20Ray%20-%20Singularity%20Is%20Near,%20The%20%28hardback%20ed%29%20%5Bv1.3%5D.pdf. Acesso em 16/11/2019.
LAUFER, B. (1915). Optical Lenses: I. Burning-Lenses in China and India. T’oung Pao, 16(2), second series, 169-228. Disponível em http://www.jstor.org/stable/4526448. Acesso em 10/10/2019
LEIDNER, Daniel; DIETRICH, Alexander. Rollin’ Justin. Institute of Robotics and Mechatronics. German Aerospace Center. Disponível em https://www.dlr.de/rm/en/desktopdefault.aspx/tabid-11427/#gallery/28335. Acesso em 12/11/2019
LOPER, Adriane Aparecida e MARTINS, João Batista. Mouse Ocular: tecnologia para comunicação. In X Congresso Nacional de comunicação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011. P.13537-13548.
MOON, Jin-Hee; Dong Hyun Baek, Yoon Young Choi, Kwang Ho Lee, Hee Chan Kim, Sang- -Hoon Lee. Wearable polyimide-PDMS electrodes for intrabody communication. In Journal of Micromechanics and Microengineering. Vol.: 20, Number 2, February, 2010.
PERES, Carolina. O corpo, a câmera e o ato de fotografar. In CARVALHO, Agda e LEOTE, Rosangella. Body/Object/Space: Perceptions and Transductions. DATJournal, v.3 n.1 2018. P. 94-108. Disponível em https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/74/65. Acesso em 11/11/2019. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v3i1
PERKINS, Robert. Lensless Camera: Ultra-Thin Camera Creates Images Without Lenses In Caltech, June 21, 2017 Disponível em https://www.caltech.edu/about/news/ultra-thin-camera-creates-images-without-lenses-78731. Acesso em 06/11/2019
ROBOTLAB. Autoprotrait. 2019 Disponível em http://www.robotlab.de/auto/pics07/autoportrait-mucsarnok03.htm. Acesso em 17/11/2019.
ROSSI, Paolo. Os filósofos e as máquinas: 1400-1700. São Paulo, Companhia das Letras. 1989.
SANTOS FILHO, Sebastião G. dos. AFM E STM: microscopias de força atômica e tunelamento. LSI/PSI/EPUSP. Disponível em http://www.lsi.usp.br/~acseabra/pos/5749_files/AFM_STM.pdf. Acesso em 15/10/2019
SCHOR, Paulo. Óptica Fisiológica e Cirurgia Refrativa; Tese (Livre Docência em Oftalmologia) Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina. 2003
SINES, George and SAKELLARAKIS, Yannis A. “Lenses in Antiquity.” American Journal of Archaeology, vol. 91, no. 2, 1987, pp. 191–196. JSTOR, Disponível em www.jstor.org/stable/505216. Acesso em 10/10/2019
SOKOL, Zach. [Exclusive Video] Creating Sand Castles With A Single Grain Of Sand. In Vice. Mar 27 2014. Disponível em https://www.vice.com/en_us/article/xy4zj3/creating-sand-castles-with-a-single-grain-of–sand.Acesso em 17/11/2019
SPENCE, Rob. Rob Spence – Eyeborg, the Enhanced Self. TEDXBrussels, 2011. Disponível em https://eyeborgproject.tv/ted-talks/. Acesso em 15/11/2019
TSAI, Francis. Oficial webpage. Disponível em http://teamgt.com/. Acesso em 14/11/2019
VOYAGER, NASA, Jet Propulsion Laboratory. Disponível em https://voyager.jpl.nasa.gov/. Acesso em 17/11/2019
WIKIMEDIA COMMONS. Sonochromatic Records by Neil Harbisson. Exhibited in New York. 20/08/2014. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Neil_Harbisson_Exhibition.jpg?uselang=pt-br. Acesso em 11/11/2019
Título: PENSAMENTO CONFORMADO: EXPERIÊNCIA, SENSAÇÕES E COGNIÇÃO
Autora: Silvia Laurentiz
Palavras-Chave: Signo. Padrão. Aprendizado. Algoritmo.
Referencias
FLUSSER, Vilém (2010). O Mundo Codificado. São Paulo: Cosac Naify, 2010 (2ª reimpressão, 1ª ed. em 2007).
GONFALONIERI, Alexandre (2019). What is an AI Algorithm? What makes the difference between a regular Algorithm and a Machine Learning Algorithm? In https://medium.com/predict/what-is-an-ai-algorithm-aceeab80e7e3 (accesso em junho de 2019).
LAURENTIZ, Silvia (2018). Conformed Thought: Consolidating Traces of Memories, International Conference of Design, User Experience, and Usability, Páginas 28-40, Ed. Springer, Cham.
LAURENTIZ, Silvia (2017). Videogames e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, DATJournal, Vol 2 No 1, p. 80-90. DOI: 10.29147/2526-789.DAT.2017v2i1p79-89
KOSSLYN, Stephen et al (2015). Mental Imagery: Functional Mechanisms and Clinical Applications, In Trends in Cognitive Sciences, October 2015, Vol. 19, No. 10 http://dx.doi.org/10.1016/j.tics.2015.08.003 (acesso em junho de 2017).
KOSSLYN, Stephen (2005). Mental Images and the Brain, Psychology Press, COGNITIVE NEUROPSYCHOLOGY, 2005, 22 (3/4), 333–347.
SAMUEL, Arthur (1959). Some Studies in Machine Learning Using the Game of Checkers (1959), originally published in IBM Journal, Vol. 3, Nº 3, July, 1959.
Título: TESTEMUNHOS DE PASSAGEM
Autora: Sonia Guggisberg
Palavras-Chave: Documentação performativa. Ecologia de saberes. Hibridismo tecnológico. Testemunho. Vulnerabilidade humana.
Referencias
ARANTES, Priscila; OLIVEIRA, Mirtes. Design e Ativismo. DATJournal Design Art and Technology, v. 4, n. 2 (2019). Editorial, p. 1-2. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/124/103. Acesso em: 8 nov. 2019. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v4i2.124.
LIMA, Leonardo; PRADO, Gilbertto. Imagens Digitais Interativas. DATJournal v. 3 n. 2 (2018), p. 43-71. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.86
GREINER, Christine. O corpo em crise: novas pistas e o curto-circuito das representações. São Paulo: Annablume, 2010.
GUGGISBERG, Sonia. Redes de imagens, memórias e testemunhos: por uma documentação performativa de saberes. São Paulo: Intermeios, 2017.
GUGGISBERG, Sonia. Roda Viva (Life Wheel). Proceedings of Artech 2019, 9th International Conference on Digital and Interactive Arts. Braga, Portugal. DOI: https://doi.org/10.5965/25944630312019032.
PARENTE, André. A forma cinema: variações e rupturas. In: MACIEL, Katia (Org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009.
PARENTE, André. Tramas da rede: novas dimensões estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2004.
PRADO, Gilbertto. Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário. São Paulo:Itaú Cultural, 2003.
PRADO, Gilbertto; TAVARES, Monica; ARANTES, Priscila (Org.). Diálogos transdisciplinares: arte e pesquisa. São Paulo: ECA/USP, 2016.
ZUANON, Rachel.; PRADO, Gilbertto.; FERREIRA, Claudio Lima. Transdisciplinarities: Projects, materials and processes. DAT Journal, v. 1, n. 2, p. 1, 27 Dec. 2016.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O futuro do Fórum Social Mundial: o trabalho da tradução. Revista del Observatorio Social de América Latina, 2004, p. 77-90. Disponível em: <https://www.ces.uc.pt/myces/UserFiles/livros/65_Futuro%20FSM%20-%20O%20trabalho%20da%20traducao_OSAL_2004.pdf>. Acesso em: 8 nov. 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010.
RESUMOS E APRESENTAÇÕES
Título: SONHOS E A MANIPULAÇÃO DOS ALGORITMOS DE BUSCA.
Autora: Andréa Catrópa da Silva
Palavras-Chave: Em Breve.
Referência
CATROPA, Andrea; PRADO, Gilbertto. “Designed Words: Aesthetics of the Future in Brazilian Concrete Poetry.” The International Journal of Visual Design 12 (4): 35-53. 2018. doi:10.18848/2325-1581/CGP/v12i04/35-53.
CATROPA, Andrea.; NESTERIUK, Sergio.; PRADO, Gilbertto. From Hörspiel to Audio Fiction: Sound Design Perspectives for Blind and Visually Impaired People in Digital Human Modeling. Applications in Health, Safety, Ergonomics, and Risk Management. The 20th International Conference on Human-Computer Interaction, HCI International 2018, Las Vegas, NV, USA, pp. 268-279. DOI: 10.1007/978-3-319-91397-1_23 january 2018.
CHENIAUX, Elie. “Os sonhos: integrando as visões psicanalítica e neurocientífica”.In: Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, v. 28, n. 2, p. 169-177, 2006.
ELKIN, Lauren; ESPOSITO, Scott.The End of Oulipo? – An attempt to exhaust a movement. Londres: John Hunt Publishing, 2012.
FREUD, Sigmund. “A interpretação dos sonhos”. In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006.
GOOGLE OFFICIAL BLOG. Introducing the Knowledge Graph: things, not strings. Disponível em: https://googleblog.blogspot.com/2012/05/introducing-knowledge-graph-things-not.html. Consultado em: 03/04/2020
GRACIANO, A.; NESTERIUK, S.; PRADO, G. Considerations about “Pattern”. DAT Journal, v. 1, n. 2, p. 76-90, 27 Dec. 2016.
GRACIANO, Andrea. & PRADO, Gilbertto. (2019). Orbi Tipography: An algorithm based design project. Proceedings of the 9Th International Conference on Digital and Interactive Arts. Braga, Portugal. New York: The Association for Computing Machinery. p. 199-204. New York: The Association for Computing Machinery. ACM ISBN 978-1-4503-7250-3/19/10 https://doi.org/10.1145/3359852.3359862
JUNG, Carl Gustav. Memórias, sonhos, reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
LIMA, Andréa Pereira de. “O modelo estrutural de Freud e o cérebro: uma proposta de integração entre a psicanálise e a neurofisiologia”. In: Archives of Clinical Psychiatry. São Paulo, v. 37, n. 6, p. 280-287, 2010.
PENNINO GRACIANO, A.; PARAGUAI, L. Algoritmo e Tipografia: O Código como parte do processo de criação digital da fonte. DAT Journal, v. 1, n. 1, p. 116-128, 29 Nov. 2016.
RIBEIRO, Sidarta. O oráculo da noite- A história e a ciência do sonho. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
RIBEIRO, Sidarta. “Sonho, memória e o reencontro de Freud com o cérebro”. In: Brazilian Journal of Psychiatry, v. 25, p. 59-63, 2003.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo:Anablume, 1988.
Título: TUTORIAL: ESCULTURA DE TRIÂNGULOS
Autora: Juliana Harrison Henno
Palavras-Chave: Em Breve.
Título: TUTORIAL: ANTENA DISTORCIDA
Autor: Lorena Ferreira Alves
Palavras-Chave: Em Breve.
Título: SMELLSCAPE: NARRATIVAS FLUTUANTES
Autora: Luisa Paraguai
Palavras-Chave: Em Breve.
Título: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A RESTAURAÇÃO DA OBRA DIGITAL DESERTESEJO
Autores: Marcos Cuzziol e Gilbertto Prado
Palavras-Chave: Restauro. Desertesejo. VRML. Arte e tecnologia. Design
Referencias
COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.
CUZZIOL, Marcos. Desertesejo 2000 – Canteiro de Obras. Relatoria COELHO, Julia In: FREIRE, Cristina (Org.). Arte Contemporânea: Preservar o quê? São Paulo: Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, 2015. p. 161-166.
CUZZIOL, Marcos. Restauração e manutenção de obras digitais: duas experiências no Instituto Itaú Cultural. In: PRADO, Gilbertto; TAVARES, Monica; ARANTES, Priscila (Org.). Diálogos transdisciplinares: arte e pesquisa. São Paulo: ECA/USP, 2016. p. 266-273.
CEPEDA, R. G. (2019). Rescuing new media art from technological obsolescence. DAT Journal, 4(3), 37-46. https://doi.org/10.29147/dat.v4i3.145
DEWEY, John. A Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DUGUET, Anne Marie. “Does interactivity lead to new definitions in art?”, in:
SCHWARZ, Hans e SHAW, Jeffrey (eds.). Media Art Perspectives, Karlsruhe, ZKM/Cantz Verlag, 1995, p.146-150.
FOREST, Fred. Art et Internet. Paris: Editions Cercle d’Art, 2008.
LIMA, Leonardo; PRADO, Gilbertto. Interactive Digital Images. DATJournal Design Art and Technology, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 43-71, nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v3i2.86
MACHADO, Arlindo. O sujeito na tela: modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2007.
MELLO, Christine. Arte nas Extremidades. In: MACHADO, Arlindo (Org.). Três Décadas do Vídeo Brasileiro. São Paulo: Itaú Cultural, 2003. p. 143-174.
O’ROURKE, Karen. Des arts-réseaux aux dérives programmées: actualité de « l’art comme expérience ». Habilitation à diriger des recherches. Université Paris 1, 2011.
O’ROURKE, Karen. Walking and Mapping: artists as cartographers. Cambridge: MIT Press, 2013.
PRADO, Gilbertto. Art et Télématique. In: Les Cahiers du Collège Iconique, Communications et débats, n. XVIII, 2004-2005. Inathèque de France – Institut National de l’audiovisuel. Paris: INA, 2006. p. 1-39.
PRADO, Gilbertto. Artistic Experiments on Telematic Nets: Recent Experiments in Multiuser Virtual Environments in Brazil. In Leonardo, Vol. 37, No. 4, pp. 297-303, MIT Press, USA, 2004.
PRADO, Gilbertto. Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário. São Paulo: Itaú Cultural, 2003. https://poeticasdigitais.files.wordpress.com/2009/09/2003-arte_telematica_dos_intercambios_pontuais_aos.pdf
PRADO, Gilbertto. (2013). ‘Digital Art, Dialogues and Process’ in Possible Futures: Art, Museums And Digital Archives (org. Ana Gonçalves Magalhães; Giselle Beiguelman), São Paulo: Ed. Peirópolis, p. 114-128.
PRADO, Gilbertto; La Ferla, Jorge. Circuito Alameda. Ciudad de México: INBA| Laboratorio Arte Alameda, 2018. http://www.poeticasdigitais.net/assets/circuito_alameda_gttoprado_jlf.pdf
PRADO, Gilbertto; ASSIS, Jesus; RIBENBOIM, Ricardo. Two recent experiments in multiuser virtual environments in Brazil: Imateriais 99 and Desertesejo. In: Proceedings The Eghth Biennial Symposium on Arts and Technology, Connecticut College, New London, USA, 2001, p. 100-109.
ZUANON, Rachel.; PRADO, Gilbertto.; FERREIRA, Claudio Lima. Transdisciplinarities: Projects, materials and processes. DAT Journal, v. 1, n. 2, p. 1, 27 Dec. 2016.
WEIBEL, Peter. “The World as Interface: toward the construction of context-controlled event-worlds” in: DRUCKREY, Timothy. Electronic Culture: technology and visual representation, New York, Aperture, 1996.
Título: IMAGEM E NARRATIVA EXPOGRÁFICA
Autora: Priscila Arantes
Palavras-Chave: Exposição. Artemídia. Estética. Arte e tecnologia. Design.
Referencias
ARANTES, Priscila. 2005. Arte @ Mídia: perspectivas da estética digital. São Paulo, FAPESP/Editora Senac.
ARANTES, Priscila 2016. ISSOEOSSODOSSO. São Paulo: Paço das Artes.
ARANTES, Priscila. 2005. Arte @ Mídia: perspectivas da estética digital. São Paulo, FAPESP/ Editora Senac.
ARANTES, Priscila; OLIVEIRA, Mirtes. Design e Ativismo. DAT Journal Design Art and Technology, Vol 4 No 2 (2019). Editorial, p.1-2. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/124/103. Acesso em: 26 set. 2019. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v4i2.124
ARANTES, Priscila; PRADO, Gilbertto. (2019). Expanded Circuits and Poetic re-writings: Circuito Alameda. Proceedings of the 25th International Symposium on Electronic Art. Gwangju, Korea: Art Center Nabi. Disponível em: http://j.mp/2Y893FU Acesso em: 26 set. 2019. P. 679-682.
BARBOSA, Valéria; ARANTES, Priscila. O fora de série na produção da ovo, DATJournal v.4 n.2 (2019), 122-134. Disponível em: <https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/137>. Acesso em: 26 set. 2019. DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v4i2.137
CATROPA, Andrea; PRADO, Gilbertto. 2018. “Designed Words: Aesthetics of the Future in Brazilian Concrete Poetry.” The International Journal of Visual Design 12 (4): 35-53. doi:10.18848/2325-1581/CGP/v12i04/35-53. DOI: https://doi.org/10.18848/2325-1581/CGP/v12i04/35-53
FLUSSER, Vilém (1985). Filosofia da caixa preta – Ensaios para uma futura filosofia da fotografia.
FLUSSER, V, 2007. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. organizado por Rafael Cardoso. Tradução de Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Cosac Naify.
PRADO, Gilbertto; TAVARES, Monica; ARANTES, Priscila (Org.). 2016. Diálogos transdisciplinares: arte e pesquisa. São Paulo : ECA/USP. Disponível em: <http://poeticasdigitais.net/POETICAS/assets/dialogostransdisciplinares.pdf>. Acesso em: 03 dec. 2018.
VENTURELLI Suzete; ROCHA Cleomar; SILVA, Teófilo Augusto da; COUTINHO, Cláudio; REIS, Artur Cabral Reis; MARTINS, Tainá e HARGREAVES, Prahlada. Poiesis do corpo. IN: DATJournal v. 3 n. 1 (2018): DOI: https://doi.org/10.29147/dat.v3i1.78
Título: ANTROPOCENO: A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DA CULTURA DA INOVAÇÃO NO CONTEXTO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
Autor: Rodolfo Ward
Palavras-Chave: Antropoceno. Cultura. Arte e tecnologia. Design.
Referencias
HAN, Byung-Chul. A sociedade da transparência. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2014.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Giachini. Petrópolis: Vozes, 2015.
PENA VEGA, Alfredo. Wawekrurê: distintos olhares./Rodolfo Ward, organização, fotografias. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2015. 156 p.: il., fotos. Edições do Senado Federal, v. 213.Link: https://www.youtube.com/watch?v=YcyB31iQOrY
Organizadores
- Gilbertto Prado (UAM – Universidade Anhembi Morumbi, Brasil);
- Sérgio Nesteriuk (UAM – Universidade Anhembi Morumbi, Brasil);
- Suzete Venturelli (UAM – Universidade Anhembi Morumbi, Brasil).
Comissão cientifica
- Andréa Catrópa da Silva (UAM – Universidade Anhembi Morumbi, Brasil);
- Juliana Harrison Henno (USP – Universidade de São Paulo);
- Lorena Ferreira Alves (UnB – Universidade de Brasilia);
- Lucia Santaella (PUC – Pontifícia Universidade Católica – São Paulo, Brasil);
- Luisa Paraguai (PUC – Pontifícia Universidade Católica – Campinas, Brasil);
- Milton Sogabe (UAM – Universidade Anhembi Morumbi, Brasil);
- Priscila Arantes (UAM – Universidade Anhembi Morumbi, Brasil);
- Rachel Zuanon (Unicamp – Universidade de Campinas, Brasil);
- Rodolfo Ward (UnB – Universidade de Brasilia);
- Silvia Laurentiz (USP – Universidade de São Paulo);
- Sonia Guggisberg (USP – Universidade de São Paulo).
Seg, 26/08 | Seg, 26/08 |
---|---|
Abertura | 9h30 as 10h
|
Palestra | 10h as 11h
Debate | 11h as 12h
|
Seg, 26/08 | Ter, 27/08 |
Mesa Redonda | 16h as 17h30h
Debate | 17h30 as 19h
|
Palestra | 10h as 11h30
Debate | 11h30 as 13h
|
Ter, 27/08 | Qua, 28/08 |
Mesa Redonda | 14h as 15h30h
Debate | 17h30 as 19h
|
Mesa Redonda DAT | 14h as 15h30h
Debate | 15h30 as 17h
|
Qua, 28/08 | Qua, 28/08 |
Palestra | 17h as 18h
|
Encerramento | 18h
|