O doutorado sanduíche é um estágio em pesquisa de doutorado, normalmente, mas não obrigatoriamente, realizado no exterior entre o início e o término do doutorado no Brasil – daí a nomenclatura “sanduíche”. Sua realização fora do Brasil está alinhada às ações e política de internacionalização do PPG Design e da UAM, colaborando para parceria entre pesquisadores, Grupos de Pesquisa e Programas de Pós-Graduação e visando a formação acadêmica de alto nível em instituições internacionais de excelência. A duração mínima do doutorado sanduíche é de 6 (seis) e a máxima de 12 (meses), devendo haver, no retorno, tempo hábil, de no mínimo 6 (seis) meses, para a conclusão do doutorado no Brasil.

Pode ser realizado em duas modalidades: A) por meio de edital específico de seleção interna para concessão de bolsa PDSE/CAPES, conforme divulgação no site do PPG Design – UAM; B) seleção em fluxo contínuo (sem bolsa), por meio de submissão durante todo o ano. Nesta última modalidade, ficará a cargo do doutorando, juntamente com o orientador de doutorado, o envio de documentação para apreciação da proposta junto à Comissão de Pós-Graduação do PPG Design. Tal documentação deverá atender ao disposto no edital PDSE/CAPES mais recente, bem como legislação atinente.

Em ambas as modalidades, o candidato deverá ter sido aprovado em exame de qualificação ou, minimamente, ter cursado um ano de doutorado no Brasil. Deve ter bom desempenho acadêmico e demonstrar capacidade para aprofundamento teórico e experimental da pesquisa no exterior. É obrigatório a aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira realizado por instituição oficialmente reconhecida. Os idiomas mais frequentes são o inglês, espanhol, francês, alemão e italiano – mas, pode variar em função do Programa de Pós-Graduação de destino. Vale observar que países de língua portuguesa, como Portugal, exigem a proficiência em inglês, por também receberem doutorandos de outros países.

É preciso que o coorientador estrangeiro e o próprio Programa de Pós-Graduação no exterior sejam aderentes à Área de Concentração, à pelo menos uma Linhas de Pesquisa do PPG Design da UAM, e ao próprio projeto de pesquisa de doutorado – justificando, portanto, a contribuição e a própria realização do doutorado sanduíche. O plano de pesquisa para a realização do doutorado sanduíche no exterior deve seguir o modelo disposto pela CAPES, ser pertinente ao projeto da tese e exequível dentro do cronograma proposto.

É necessário ainda, uma carta de aceite definitiva do coorientador e da instituição receptora estrangeira aprovando o plano de pesquisa e informando as datas de início e término do estágio de pesquisa doutoral. Outra carta, do orientador brasileiro, deve apresentar e justificar a necessidade de interação técnica-científica com o coorientador estrangeiro, o desenvolvimento das atividades indicadas no exterior, bem como a viabilidade de conclusão do doutorado no prazo estipulado. Destarte, é preciso que a parceria entre os Programas de Pós-Graduação no Brasil e no exterior, assim como entre orientador brasileiro e coorientador estrangeiro, esteja previamente estabelecida e consolidada.

Estágios Doutorais (Doutorados Sanduíches) realizados no exterior

Claudia Alquezar Facca

Pesquisa: A contribuição do pensamento do Design na formação do engenheiro: o espaço do Fab Lab como experiência transversal
Orientadora (Brasil): Profa. Dra. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa
Coorientador (Portugal): Prof. Dr. Fernando Jorge Lino Alves
Bolsa no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – CAPES/PDSE, realizado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Portugal.
Período: 15/11/2018 a 31/05/2019

Link: http://lattes.cnpq.br/6480151670397175

Clarissa Martins Alves Lopes

Pesquisa: Poéticas do Porvir: relações entre arte, design e antropologia nos estudos de tendências
Orientador (Brasil): Prof. Dr. Gilbertto Prado
Coorientador (Portugal): Prof. Dr. Nelson Pinheiro Gomes
Bolsa no Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior – CAPES/PDSE, realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Portugal.
Período: 01/11/2018 a 01/05/2019

Link: http://lattes.cnpq.br/0255625987114113

Nivia Barboza Ferreira

Pesquisa: Interfaces entre o design de games e esportes de alto rendimento: simulador para o Rúgbi 7’s
Orientador (Brasil): Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk Gallo
Coorientador (Nova Zelândia): Prof. Dr. Welby Ings
Bolsa no Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior – CAPES/PDSE, realizado na Auckland University of Technology (AUT), Nova Zelândia.
Período: 01/08/2019 a 29/07/2020

Link: http://lattes.cnpq.br/7866567476871499

CAPES – Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE)