Os Programas de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi e da Universidade Europeia são signatários de um convênio acadêmico internacional para elaboração de teses de doutorado em cotutela com vista à dupla titulação.

O convênio estabelece como diretriz estratégica a internacionalização, posicionando o ensino, a investigação e a inovação em uma perspectiva de globalização, de afirmação da influência no espaço lusófono e do fortalecimento de parcerias e acordos com vista a aumentar a mobilidade de estudantes, professores e investigadores.

O estudante de doutorado será indicado por sua instituição de origem à instituição parceira, através de termo de compromisso próprio. O convênio não implica compromisso de suporte financeiro obrigatório por conta das instituições signatárias, tais como despesas relacionadas a viagem, hospedagem, alimentação, matrícula e taxas acadêmicas. Tais despesas poderão, eventualmente, ser financiadas por órgãos externos, como fundações de amparo à pesquisa, por instituições vinculadas aos doutorandos ou então ficarão a cargo do próprio discente.

A orientação da tese é realizada conjuntamente por um professor com vínculo ao PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi e outro com ao PPG Design da Universidade Europeia. O período total de permanência em cada um dos dois países não deve ser inferior 30% do prazo previsto para realização da tese, nem inferior a um ano, podendo, se assim se justificar corresponder a períodos intercalados.

A tese terá uma única defesa, a realizar na Universidade indicada no Termo de Compromisso (Universidade Anhembi Morumbi ou Universidade Europeia), obedecendo ao disposto em suas normas de Pós-Graduação, sendo reconhecida por ambas as instituições. Cada instituição emite separadamente um diploma, que atesta o grau conferido e menciona a outra instituição enquanto parceira da elaboração da tese de doutoramento em cotutela.

Para mais informações entrar em contato pelo email: ppgdesign@anhembi.br

Convênio Acadêmico Internacional
Doutorado em Design – Universidade Europeia
capa dat journal