O Encontro DAT – Design, Art and Technology – do Programa de Pós-Graduação em Design toda Universidade Anhembi Morumbi (UAM), tem por meta reunir pensadores de universidades nacionais e internacionais com foco específico nos setores culturais e tecnológicos criativos que desenvolvam pesquisas, projetos, ideias, inovação e atividades empreendedoras. Explora o potencial de diluir as fronteiras entre design, arte e tecnologia com referência específica para discutir a criatividade em design e tecnologia – examinando como a tecnologia digital é abordada pelos artistas e designers.

Organização

  • Gilbertto Prado, Universidade Anhembi Morumbi;
  • Mirtes Marins de Oliveira, Universidade Anhembi Morumbi;
  • Suzete Venturelli, Universidade Anhembi Morumbi.

Comissão Científica

  • Adérito Fernandes Marcos – University of Saint Joseph – Macao
  • Ana Mae Barbosa, Universidade Anhembi Morumbi
  • Andréa Catrópa, Universidade Anhembi Morumbi
  • Beth Wada, Universidade Anhembi Morumbi
  • Christine Mello, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Cristiane Mesquita, Universidade Anhembi Morumbi
  • Emilio Martinez – Universidade Politécnica de Valencia, Espanha
  • Jorge La Ferla, Universidade de Buenos Aires, Argentina
  • Mariela Yeregui, University of California, Estados Unidos
  • Milton Sogabe, Universidade Anhembi Morumbi
  • Mirian Nogueira Tavares, Universidade do Algarve, Portugal
  • Reynaldo Thompson, Universidad de Guanajuato, México
  • Tirtha Mukhopadhyay, Universidad de Guanajuato, México
Primeiro dia - 25 de Junho de 2024
Horário Evento Participantes Acessos
9h45 - 10h00 Abertura Geral
  • Gilbertto Prado (UAM / USP);
  • Mirtes Marins (UAM); e
  • Suzete Venturelli (UAM / UnB).
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10h – 10h50 Palestra 1
  • Emanuel Pimenta, Artista, Brasil/Suiça
  • Coordenação: Gilbertto Prado e Suzete Venturelli
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11h - 12h30 Mesa redonda 1
ESTÉTICA E CURADORIA
  • Ana Candida Avelar, UnB e Marcella Imparato, USP, Brasil;
  • Ariadna Ruiz, Universidad de Málaga, Espanha;
  • Christine Mello, PUCSP, Fundação Carlos Chagas, UERJ (coordenadora), Brasil; e
  • Heloisa Espada, MAC-USP, Brasil.
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A-14h – 15h30 Mesa redonda 2
GRUPOS DE PESQUISA
  • Grupo Arte, Design e Mídias Digitais (GP_ADMD): Mônica Tavares, Juliana Henno e Chi-Nan Pai, USP, Brasil;
  • Grupo CAT: Fernando Fogliano e Milton Sogabe, UAM, Brasil;
  • LABART: Nara Cristina Santos e Fernando Codevilla, UF de Santa Maria, Brasil; e
  • Grupo NANO: Malu Fragoso e Guto Nóbrega, UF do Rio de Janeiro, Brasil.
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B14h – 15h30 Mesa redonda 3
TÓPICOS EM DESIGN, ARTE E TECNOLOGIA 1
  • Agda Carvalho, Instituto Mauá (coordenadora), Brasil;
  • Andréia Oliveira, UF de Santa Maria, Brasil;
  • Maurício Trentin, pesquisador, Brasil; e
  • Marly de Menezes, UAM, Brasil.
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C14h – 15h30 Mesa redonda 4
DESIGN, ARTE E TECNOLOGIA
  • Clicia Ferreira Machado, Mirtes Marins, UAM, Brasil;
  • Heloisa Mendes Pereira, Ana Mae Barbosa, UAM, Brasil;
  • Maria Elvira Rosete, Gilbertto Prado, UAM, Brasil;
  • Nelson Caramico, Suzete Venturelli, UAM, Brasil e
  • Renato Amorim, Milton Soogabe, UAM, Brasil.
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A15h30 - 17h Mesa redonda 5
DESIGN, ARTE E TECNOLOGIA
  • Clarissa Ribeiro, Roy Ascott Studio, Shanghai, China;
  • Claudia Pederson, Wichita State University, EUA;
  • Pablo Gobira, UEMG (coordenador), Brasil; e
  • Ricardo Dal Farra, Concordia University, Montréal.
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B15h30 - 17h Mesa redonda 6
PROCESSOS E POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS
  • Jorge La Ferla, Universidad de Buenos Aires, Argentina;
  • Sonia Guggisberg, USP, Brasil;
  • Sergio Bonilha, Luciana Ohira, UF de Mato Grosso do Sul, Brasil; e
  • Valzeli Sampaio, UF do Pará (coordenadora), Brasil.
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C15h30 - 17h Mesa redonda 7
DESIGN, ARTE E TECNOLOGIA
  • Fernando Bastos, Andréa Catrópa, UAM, Brasil;
  • Leandro Cardoso, Milton Sogabe, UAM, Brasil;
  • Natasha Catrópa, Milton Sogabe, UAM, Brasil;
  • João Victor Maciel, Suzete Venturelli, UAM, Brasil; e
  • Samuel Lobo Graça, Suzete Venturelli, UAM, Brasil.
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A17h - 18h30 Mesa redonda 8
DESIGN, ARTE E TECNOLOGIA
  • Daniel Portugal, UE do Rio de Janeiro, Brasil;
  • Marcos Beccari, UF do Paraná, Brasil;
  • Carlos Praude, UAM, Brasil; e
  • Rachel Zuanon, Unicamp (coordenadora), Brasil.
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B17h - 18h30 Mesa redonda 9
MUSEU E EXPOSIÇÃO
  • Cristina Landerdahl, UF de Santa Maria, Brasil;
  • Iliana Hernández-García, Pontificia Universidad Javeriana, Colombia;
  • Mariel Szlifman, Universidad de Buenos Aires, Argentina; e
  • Rachel Vallego, Universidade de Brasília, Brasil.
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C17h - 18h30 Mesa redonda 10
DESIGN, ARTE E TECNOLOGIA
  • Alessandro Cammilo, Sérgio Nesteriuk, UAM, Brasil;
  • Jack Holmer, Suzete Venturelli, UAM, Brasil;
  • Kelly Oliveira, Suzete Venturelli, UAM, Brasil;
  • Mirca Bonano, Mirtes Marins, UAM, Brasil; e
  • Rodrigo Rodrigues, Sérgio Nesteriuk, UAM, Brasil;
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Segundo dia - 26 de Junho de 2024
9h – 9h50 Palestra 2
  • Ana Magalhães
  • MAC USP, Brasil
  • Coordenação: Priscila Arantes
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10h – 11h30 Mesa redonda 11
TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARTE
  • Alecsandra Matias de Oliveira, MAC USP, Brasil;
  • Mirtes Marins de Oliveira, UAM (coordenadora), Brasil;
  • Nara Cristina Santos, UF de Santa Maria, Brasil; e
  • Vinicius Spricigo, Universidade Federal de São Paulo, Brasil.
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A11h30 - 13h Mesa redonda 12
EXPERIMENTAÇÕES EM ARTE E DESIGN
  • Adérito Fernandes Marcos, Univ. de São José, Macau, China;
  • Bia Santos, Universidad de Zaragoza (coordenadora), Espanha;
  • Maria Manuela Lopes, Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal; e
  • Marcus Bastos, PUCSP, Brasil.
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B11h30 - 13h Mesa redonda 13
DESIGN, TECNOLOGIA E LITERATURA INFANTIL
  • Andréa Catrópa, UAM (coordenadora), Brasil;
  • Douglas Menegazzi, UF de São Carlos, Brasil;
  • Edgar Kirchof, Universidade Luterana do Brasil, Brasil;
  • Giselly Lima de Moraes, UF da Bahia, Brasil; e
  • Cássia Furtado, Universidade de Aveiro, Portugal.
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C11h30 - 13h Mesa redonda 14
DESIGN, ARTE E TECNOLOGIA
  • Daniel Prazeres, Suzete Venturelli, Brasil;
  • Larissa Camargo, Ana Mae Barbosa, Brasil;
  • Letícia Noya dos Santos, Andréa Catrópa, Brasil; e
  • Giselly Lima de Moraes, UF da Bahia, Brasil; e
  • Luiz Guilherme Arduíno, Andréa Catrópa, Brasil;
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A14h - 15h30 Mesa redonda 15
EXPERIMENTAÇÕES EM ARTE, DESIGN E TECNOLOGIA 1
  • Emilio Martínez, Univ. Politécnica de Valencia, Espanha;
  • Luisa Paraguai, PUCCAMP (coordenadora), Brasil;
  • Paulo Bernardino, Universidade do Porto, Portugal; e
  • Raúl Niño Bernal, Pontificia Universidad Javeriana, Colombia;
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B14h - 15h30 Mesa redonda 16
EXPERIMENTAÇÕES EM ARTE, DESIGN E TECNOLOGIA 2
  • Artur Cabral Reis, Universidade de Brasília, Brasil;
  • Cleomar Rocha, UF de Goiás, Brasil;
  • Marilia Bergamo, University of Newcastle: Newcastle (coordenadora), Austrália; e
  • Pedro Jorge Agostinho Alves da Veiga, Universidade Aberta, Portugal.
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B14h - 15h30 Mesa redonda 17
DESIGN, ARTE E TECNOLOGIA
  • Andréa Moreira, Milton Sogabe, UAM, Brasil;
  • Camila Guerra, Mirtes Marins, UAM, Brasil;
  • Jéssica Bighi, Priscila Arantes, UAM, Brasil; e
  • Tereza Alux, Andréa Catrópa, UAM, Brasil.
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A15h30 - 17h Mesa redonda 18
GAMES E ANIMAÇÃO
  • Daniel Grizante, UAM, Brasil;
  • Dario Mesquita, UF São Carlos (coordenador), Brasil;
  • Marcia Alves, UAM, Brasil; e
  • Priscilla Garone, UAM, Brasil;
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B15h30 - 17h Mesa redonda 19
DESIGN, ARTE E TECNOLOGIA
  • Fábio da Silva, Milton Sogabe, UAM, Brasil;
  • Fábio Sangigolo de Figueiredo, Gilbertto Prado, UAM, Brasil;
  • Fernando de Oliveira Fernandes, Gilbertto Prado, UAM, Brasil;
  • Fernando Barbosa, Suzete Venturelli, UAM, Brasil; e
  • Nicolas Andres Gualtieri, Andréa Catrópa, UAM, Brasil;
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C15h30 - 17h Mesa redonda 20
DESIGN, ARTE E TECNOLOGIA
  • Beatriz Costa, Suzete Venturelli, UAM, Brasil;
  • Fábio Ritter Antunes, Ana Mae Barbosa, UAM, Brasil;
  • Felipe Luvizzotto, Suzete Venturelli, UAM, Brasil;
  • Gabriel Calvi, Ana Mae Barbosa, UAM, Brasil; e
  • Guilherme Ikeda, Milton Sogabe, UAM, Brasil.
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17h – 17h50 Palestra 3
  • Mirian Nogueira Tavares CIAC, Universidade do Algarve, Portugal
  • Coordenação: Gilbertto Prado e Suzete Venturelli
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Conferencistas

Emanuel Pimenta – Minibio

Emanuel Pimenta é Arquiteto e Urbanista, FAU/UBC – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Braz Cubas, Mogi das Cruzes, SP, Brasil, 1984; estudos realizados com arquitetos e artistas como Eduardo Corona, Eduardo Kneese de Mello, Roti Nielba Turin, Yona Friedman, Kenzo Tange, Peter Cook, Décio Pignatari, Hans Joachim Koellreutter, Riccardo Mariani, entre outros . Consultor em Arquitetura Aeroespacial, NUTAU/USP – Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011; Membro do Comitê Editorial da revista Technoetic Arts, Bristol, Inglaterra, 2006; Fundador e Diretor da Accademia Holotopia, Costa Amalfitana, Itália, 2004 em diante; Membro do Juri, BES Fellowship, Experimental Intermedia Foundation of New York, Luso American Foundation e Calouste Gulbenkian Foundation, Lisboa e Nova York, 1995 em diante. Sócio e Diretor, Unitram Projetos, Lisboa, Portugal, 1986-1993; Sócio e Diretor, ApliCad, Sistemas Digitais para Arquitetura, Lisboa, 1988-1992. Sócio e Diretor, Emanuel Dimas de Melo Pimenta Arquitetos Associados, São Paulo, Brasil e Locarno, Suiça. 

Link: https://www.emanuelpimenta.net/

Resumo: Em 2004, dois amigos criaram uma Academia livre, informal, num dos locais mais emblemáticos do planeta Terra, na Costa Amalfitana, Itália: Punta Campanella. Alberto del Genio, um dos mais brilhantes médico-cirurgiões em todo o mundo, amante de obras da antiga Grécia, do século XVII italiano, e obras contemporâneas; e Emanuel Dimas de Melo Pimenta, arquiteto, compositor, pesquisador na área de neurologia, filósofo brasileiro que está na Suíça desde os anos 1980 – os dois criaram em 2004 a Academia Holotopia – palavra que nasce da fusão do grego holos, da raiz Indo-europeia *sol, significando “o todo”, “o universo”; e topos, palavra grega que indica a ideia de lugar. A Punta Campanella, propriedade de del Genio, na Costa Amalfitana, ao lado de Positano, é o lugar descrito por Homero, na Odisséia, como sendo onde Ulisses se encontrou com as sereias. Uma das interpretações desse encontro é a de que mesmo os mais corajosos e valorosos guerreiros ou pensadores podem ser vítimas do “canto das sereias”: ideias sem relação com o real, mas que se impõem como verdades absolutas, incontestáveis. A única forma de não cair vítima das sereias será o conhecimento livre e domínio de instrumentos de livre crítica e descoberta – representado no texto de Homero como o mastro de um navio. Como todos nós, Ulisses era um descobridor e, nas suas viagens da vida, inesperadamente, deparou-se com as sereias que, com o seu canto, literalmente eliminavam a capacidade de julgamento e crítica do outro. Temos aqui, provavelmente pela primeira vez no mundo antigo, a clara dicotomia entre Padeia e informação. A ideia subjacente à Academia Holotopia é a de que apenas a liberdade e a informação livre podem dotar o humano de uma dimensão para o futuro. Assim, ao longo de vinte anos, a Academia Holotopia tem reunido artistas, pensadores, arquitetos, filósofos e músicos num sonho concreto da paz e da descoberta, desenhado pela arte e pela tecnologia.

Palavras-chave: arte, tecnologia, arte contemporânea, filosofia, história

Abstract: In 2004, two friends created a free, informal Academy in one of the most emblematic places on planet Earth, on the Amalfi Coast, Italy: Punta Campanella. Alberto del Genio, one of the most brilliant doctor-surgeons in the world, a lover of works from ancient Greece, the Italian 17th century and contemporary works; and Emanuel Dimas de Melo Pimenta, an architect, composer, neurology researcher and Brazilian philosopher who has been active in Switzerland since the 1980s – the two created the Holotopia Academy in 2004 – a word that comes from the fusion of the Greek holos, from the Indo-European root *sol, meaning “the whole”, “the universe”; and topos, a Greek word that indicates the idea of place. Punta Campanella, del Genio’s estate on the Amalfi Coast, next to Positano, is the place described by Homer in the Odyssey as being where Ulysses met the Sirens. One of the interpretations of this encounter is that even the bravest and most courageous warriors or thinkers can fall victim to the “siren song”: ideas that have no relation to reality, but which impose themselves as absolute, incontestable truths. The only way not to fall victim to the sirens is to have free knowledge and mastery of the instruments of free criticism and discovery – represented in Homer’s text as the mast of a ship. Like all of us, Ulysses was a discoverer and, on his journeys through life, he unexpectedly came across the sirens who, with their song, literally eliminated the other person’s capacity for judgment and criticism. Here we have, probably for the first time in the ancient world, the clear dichotomy between Padeia and information. The idea behind the Holotopia Academy is that only liberty and free information can give humans a dimension for the future. Thus, for twenty years, the Holotopia Academy has brought together artists, thinkers, architects, philosophers and musicians in a concrete dream of peace and discovery, designed by art and technology.

Key-words: art, technology, contemporary art, philosophy, history

Ana MagalhãesMinibio

Ana Gonçalves Magalhães é historiadora da arte, professora livre-docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), onde pesquisa o  acervo de arte moderna internacional do MAC USP e sua relação com a história da arte no Brasil.  Dentro do Projeto Temático, Ana Magalhães tem como objeto de estudo a formação do acervo de arte moderna do MAC USP e o antigo MAM, propondo uma reavaliação crítica do acervo modernista do MAC USP, focando as Coleções Matarazzo e as obras provenientes do ambiente da Bienal de São Paulo, nos anos 1950. A escolha por esses dois conjuntos justifica-se por serem eles determinantes do perfil do acervo modernista do Museu, e para a investigação e reinterpretação da narrativa de arte moderna que ele constrói.

Link: http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/academico/anamagalhaes.asp

Mirian Nogueira Tavares Minibio

Mirian Nogueira Tavares é doutora em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia. É coordenadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e professora associada da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (UAlg). É também Diretora do Doutoramento em Media-Arte Digital, ministrado em parceria entre a Universidade do Algarve e a Universidade Aberta. A nível internacional é Vice-Presidente da Associação Internacional de Arte Computacional – ARTECH-Int, que articula com outras funções relevantes a nível nacional. Integra a equipa de curadores da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e Diretora da Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes. Esteve envolvida em mais de 25 projetos científicos, exercendo, em muitos deles, função de coordenação geral e/ou coordenação institucional. Participou, a convite, em mais de 100 conferências nacionais e internacionais, contabilizando mais de 60 artigos publicados nas principais revistas nacionais e internacionais. Fruto da sua intensa atividade científica, já publicou 17 livros e 56 capítulos de obras de grande reconhecimento na sua área de estudo. No total, mais de 50 mestres, doutores e pós-doutores defenderam seus títulos sob sua orientação. As suas áreas de investigação mais recentes são Comunicação, Media-Arte Digital, Cinema, Artes Visuais e Cultura e Artes.

Link: https://fchs.ualg.pt/bio/mtavares

Resumo:

Procuro refletir, nesta fala, sobre a obra audiovisual de um artista português multifacetado, Pedro Cabral Santo. Há uma palavra que pode sintetizar a sua obra – suspensão. O trabalho do artista, desde as primeiras exposições dos anos 90, parece estar suspenso entre o céu e a terra, entre o agora e o porvir, entre o sonho e a realidade, entre o pop e a revolução. No campo da imagem em movimento, a sua preferência recai na vídeo-instalação ou na imagem em movimento instalada, como ele próprio prefere chamar. No fundo porque as suas instalações, algumas vezes, são apenas projeções, noutras implicam suportes de diversos formatos e todas exigem um espaço específico, com condições também específicas, para serem vistas na sua plenitude. Os vídeos estão instalados e são parte constituinte de um aparato maior: da luz, dos sons, da ambiência criada à sua volta que promovem a imersão do espectador no universo das imagens e nos seus diversos movimentos, ora centrípetos, impulsionando quem vê para o centro do ecrã, ora centrífugos, fazendo com que o movimento das imagens divirja do não-movimento dos corpos que as observam. É um espaço/tempo em suspensão ou suspeição. Intuímos mais do que vemos.

Palavras-chave: vídeo, digital, Instalação, imagens em movimento

Abstract: In this talk, I aim to reflect on the audiovisual work of the multifaceted Portuguese artist, Pedro Cabral Santo. There is one word that can encapsulate his work – suspension. The artist’s work, since his early exhibitions in the 90s, seems to be suspended between sky and earth, between the present and the future, between dream and reality, between pop and revolution. In the realm of moving images, his preference lies in video installation or installed moving image, as he himself prefers to call it. Essentially, because his installations, sometimes, are just projections, while in others they involve supports of various formats, and all demand a specific space, with specific conditions, to be fully appreciated. The videos are installed and are a constituent part of a larger apparatus: light, sound, the ambiance created around them that immerse the viewer in the universe of images and their various movements, sometimes centripetal, propelling the viewer towards the center of the screen, sometimes centrifugal, causing the movement of the images to diverge from the stillness of the bodies observing them. It is a space/time in suspension or suspicion. We intuit more than we see.

Keywords: video, digital, Installation, moving images

Equipe Técnica de Extensão

  • Adriana Danae Vargas Suarez;
  • Ana Clara Feitosa Furtado;
  • Alanna Imperio Telli;
  • André Onorato Azevedo;
  • Henrique Shimada Pinto;
  • Hevellyn Rodrigues Ventura;
  • Lucas Araújo Nicola;
  • Marina Henrique de Almeida;
  • Pedro Henrique Roseira Lima;
  • Rayssa Figueiredo Bilinski;
  • Victor Alves da Silva; e
  • Vitória Alice do Nascimento.