BANCA DE DEFESA | Mestrado em Design

O PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi convida para a defesa da Dissertação de Mestrado em Design, DESIGN CONSTRUTIVO DAS PALAFITAS DO DIQUE VILA GILDA NA BAIXADA SANTISTA: direito à moradia, por RAMONY DONIZETE BESPALEC que ocorrerá dia 30/09/2024, às 10h30. O evento será por meio online. Orientador(a): Mirtes Marins de Oliveira.

Link 1 – Oficial: https://teams.microsoft.com/l/channel/19%3AvM2NK4fTsUKBy7SjNsg4rsen36AmLDIePZER-hDv7f01%40thread.tacv2/?groupId=6a24e1a0-59fb-478a-b965-b08145cb68af

Link 2 – (cópia encurtada): https://bit.ly/3XI6gPR

Palavras-chave: #Palafita #DiqueVilaGilda #FormaConstrutiva

A pesquisa de Ramony Donizete Bespalec foca no design das palafitas do Dique Vila Gilda, em Santos, discutindo o direito à moradia digna e as dificuldades enfrentadas pela comunidade. Com análises críticas e propostas de resolução por projetos colaborativos, a dissertação promete uma leitura impactante sobre a ocupação e as iniciativas para melhorar a vida local. Não perca a chance de acompanhar essa discussão importante e de relevância social!

BANCA EXAMINADORA

Profa. Dra. Mirtes Marins de Oliveira
(Orientador(a) e presidente da banca)
Universidade Anhembi Morumbi

Profa. Dra. Luisa Angélica Paraguai Donati
PUC-Campinas
Examinador(a) Externo(a)

Profa. Dra. Andréa Catrópa da Silva
Universidade Anhembi Morumbi
Avaliador(a) Interno(a)

Prof. Dr. Vinicius Spricigo
Universidade Federal de São Paulo
Avaliador(a) Externo(a)

Profa. Dra. Priscila Almeida Cunha Arantes
Universidade Anhembi Morumbi
Avaliador(a) Interno(a)

Resumo:

A presente pesquisa discorre sobre as palafitas localizadas no Dique Vila Gilda, na Baixada Santista, referente ao design construtivo em região vitimada pela desigualdade social, com construções que os próprios moradores o fazem. Para tanto, além de questões históricas, são elencadas as mudanças do território e os programas que foram criados para garantir acesso ao direito à moradia digna. Com o propósito de facilitar a leitura e compreensão da construção, é utilizada a metodologia descritiva com análises bibliográficas e documentais para reflexão crítica dos resultados.

O objetivo é discutir acerca das estratégias para a forma construtiva das palafitas, sobre o processo de ocupação e consolidação do Dique Vila Gilda, além das principais problemáticas da região e os motivos do permanecimento dos moradores no local e a proposta de resolução da situação com novo projeto entre parceria governamental e escritório privado.

Para além dos desdobramentos, o objetivo também é relacionar as problemáticas do local junto às iniciativas locais para melhorias através do Instituto Arte no Dique e outras parcerias como a Creche da Tia Nilda.

Palavras-Chave: #Palafita #DiqueVilaGilda #FormaConstrutiva