BANCA DE DEFESA | Doutorado em Design

O PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi convida para a defesa da Tese de Doutorado de Design, DESIGN DE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO: Uma Proposta de Framework Baseado nos Princípios do Metadesign e da Inteligência Artificial, por FÁBIO PEREIRA ESPÍNDOLA, que ocorrerá dia – 13/11/2023, às 14H00. O evento será presencial. Orientador: Prof. Dr. Milton Terumitsu Sogabe.   Veja mais informações abaixo.

Banca Examinadora

Prof. Dr. Milton Terumitsu Sogabe
Universidade Anhembi Morumbi
Orientador e presidente da banca

Prof. Dr. Alex Florian Heilmair
Universidade Presbiteriana Mackenzie | Examinador externo

Profa. Dra. Gisela Belluzzo de Campos
Designer e Pesquisadora | Examinadora externa

Prof. Dr. Gilberto dos Santos Prado
Universidade Anhembi Morumbi | Examinador interno

Profa. Dra. Mirtes Marins de Oliveira
Universidade Anhembi Morumbi | Examinadora interna

RESUMO:

Neste estudo, questionamos a adequação dos métodos de design atuais na criação de artefatos digitais, à luz dos avanços tecnológicos, da evolução da cultura digital e do engajamento cada vez maior dos usuários. Em particular, nos perguntamos se os projetos centrados no usuário realmente consideram a relação do usuário com o artefato digital dentro do contexto atual. Para abordar essa questão central, esta tese busca desenvolver um framework destinado a auxiliar na elaboração de projetos de design de experiência do usuário.

O objetivo geral deste estudo é criar um framework que abrange dois pilares essenciais. O primeiro é o pilar estrutural, baseado nos princípios do Metadesign, permitindo uma abordagem mais holística na consideração da relação entre o usuário e o artefato digital. O segundo pilar é o instrumental, que se utiliza da inteligência artificial como ferramenta para enriquecer a experiência do usuário, aproveitando o potencial das tecnologias avançadas.

Dessa forma, esta pesquisa se propõe a responder à pergunta: “Como os métodos de design de experiência do usuário podem ser adaptados para considerar a relação do usuário com um artefato digital em um contexto de avanço tecnológico e amadurecimento da cultura digital?”

O framework resultante visa preencher essa lacuna, proporcionando aos designers uma visão mais holística e sistêmica dos projetos digitais que desejam priorizar a experiência do usuário em um ambiente tecnológico em constante evolução.

Palavras-chave: UX Design, Metadesign, Inteligênica Artificial, Framework