BANCA DE DEFESA | Doutorado em Design
O PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi convida para a defesa da Tese de Doutorado de Design, Design de produção para experiências de imersão em animação 360° com tecnologia de realidade virtual: Brasil 1 x 0 Uruguai no Sul-Americano de 1919, por NELSON CARAMICO, que ocorrerá dia – 07/02/2025, às 17H00. O evento será ONLINE. Orientadora: Profa. Dra. Suzete Venturelli. Veja mais informações abaixo.
07.02.2025 | 17H00 | SEXTA-FEIRA |
Link Original: https://meet.google.com/bzn-iybs-dei
Banca Examinadora
Profa. Dra. Marília Lyra Bergamo
(Avaliadora Externa)
University of Newcastle
Prof. Dr. Felipe Ferreira Neves
(Avaliador Externo)
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Prof. Dr. Delmar Galisi Domingues
(Avaliador Interno)
Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
Prof. Dr. Sergio Nesteriuk
(Avaliador Interno)
Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
Profa. Dra. Suzete Venturelli
(Suplente – Avaliador Interno)
Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
Orientadora e Presidente da Banca
RESUMO:
Na imersão em animação 360- com tecnologia de realidade virtual (RV), o espectador experimenta a sensação de estar no centro da cena, envolvido em um ambiente sensorial, onde sons e imagens se manifestam em todas as direções. A pesquisa propõe as seguintes questões: Quais metodologias e tecnologias precisam ser criadas ou adaptadas para definir o visual da narrativa no design de produção para novas experiências em 360°? Como provocar no espectador a sensação de presença no Estádio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, em 1919, durante o gol da vitória da seleção brasileira na final do Campeonato Sul-Americano de Futebol?
Como configurar o design de produção para reconstituir em forma de animação documentária, um acontecimento histórico? O objetivo do trabalho é conceber o design de produção de uma experiência de animação 360° com tecnologia de RV, utilizando óculos HMD (Head-Mounted Display). A hipótese central é que o design de produção da mise-en-scène em animação 360° valoriza a imersão durante a experiência, possibilitando uma mensagem mais efetiva.
Como metodologia de pesquisa exploratória, a elaboração do design de produção é analisada com foco na criação de experiências em RV. A pesquisa teórica fundamenta-se na linha de pesquisa design, arte e tecnologia, dada a natureza teórica, emocional e sensorial do projeto. O trabalho começa com uma pesquisa bibliográfica sobre RV, abrangendo teoria, história, técnica, narrativa, design de produção, emoção e interatividade. O design de produção é examinado desde as representações bidimensionais até a simulação do espaço tridimensional, considerando sua história, estética e linguagem.
O objetivo é utilizar esses recursos para construir narrativas de animação 360º em RV, despertando emoções no espectador. A pesquisa teórico-prática propõe a criação de uma experiência imersiva. A tese está organizada em três capítulos. O primeiro, Design de animação na construção de realidades: realidade virtual e imersão, aborda o papel do design na criação de realidades imersivas, focando na animação 360° com RV e suas implicações estéticas. Serão discutidos conceitos de imersão e presença, além do papel do design de produção na criação de experiências interativas.
O estudo será contextualizado na recriação do jogo Brasil x Uruguai na final do Campeonato Sul-Americano de 1919. O segundo capítulo, Design de produção, narrativas e técnicas de documentário de animação 360º, analisa os fundamentos do design de produção em documentários de animação 360º, destacando a pesquisa imagética e a construção narrativa específica para RV. O capítulo também traça um panorama da produção de animações 360º no Brasil, incluindo a utilização de HQs para enriquecer a narrativa e a imersão do espectador, realizada nesta pesquisa.
Aspectos técnicos e estéticos são abordados, como a utilização de ruídos e a questão do realismo na animação. O terceiro capítulo, Design de produção no desenvolvimento da experiência em animação 360°, apresenta a aplicação prática do design de produção para a criação da experiência imersiva. Palavras-chave: design de produção; animação 360º; realidade virtual; experiência de imersão;animação em ambientes imersivos; animação documentária.
Palavras-chave: #design de produção; #animação 3609; #realidade virtual; #experiência de imersão; #animação em ambientes imersivos; #animação documentária.