O PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi promove a inserção de pesquisadores por meio de estágio pós-doutoral. Os candidatos a pós-doutorado devem possuir o título de doutor obtido em cursos nacionais avaliados pela CAPES. No caso de doutorado realizado fora do país, o diploma deverá ter sido devidamente revalidado por Programa de Pós-Graduação habilitado para tal processo. O estágio pós-doutoral do PPG Design da UAM atende ao disposto no Programa Nacional de Pós-Doutorado, por meio da Portaria CAPES nº 086, de 03 de julho de 2013, bem como demais legislação atinente.

O Pós-Doutorado tem duração mínima de 12 (doze) e máxima de 60 (sessenta) meses e é oferecido em duas modalidades:

A) por meio de edital de seleção específico para concessão para bolsa PNPD/CAPES, conforme divulgação no site do PPG Design – UAM;

B) seleção em fluxo contínuo (sem bolsa), por meio de submissão durante todo o ano. Ficará a cargo do supervisor de estágio pós-doutoral aprovado nesta última modalidade, a eventual submissão de projeto junto às fundações de apoio à pesquisa e agências de fomento, objetivando angariar bolsa – desde que atenda as respectivas demandas formais e legais.

Para o processo de seleção pós-doutoral em ambas as modalidades, o candidato deverá submeter, por email, ao PPG Design:

  1. cópia do Currículo Lattes atualizado;
  2. cópia digital da tese de doutorado;
  3. projeto de pesquisa (anual);
  4. plano de trabalho (anual);
  5. carta de aceite do possível supervisor, membro do corpo docente permanente do Programa.
  6. Fotocópia (autenticada ou simples em arquivo PDF) do RG, CPF e Comprovante de endereço;
  7. Fotocópia (autenticada ou simples em arquivo PDF) dos Diplomas do curso de Graduação; Especialização; Mestrado e Doutorado;
  8. Fotocópia (autenticada ou simples em arquivo PDF) do Histórico Escolar do curso de Graduação; Especialização; Mestrado e Doutorado.
  9. Uma foto (3×4) digital.

Os documentos submetidos serão avaliados pela Comissão de Pós-Graduação do PPG Design, seguindo-se:

10.entrevista com candidato.

Os resultados serão divulgados em até 3 (três) dias após a realização da entrevista.

A validade inicial do Pós-Doutorado é de 12 (doze) meses, podendo ser ampliada, anualmente, até o período máximo de 60 (sessenta) meses. Para a renovação do estágio pós-doutoral por uma duração de igual período, isto é, mais 12 (doze) meses, o pós-doutorando deve entregar no décimo mês do período vigente:

  1. Relatório anual de atividades;
  2. Cópia do Currículo Lattes atualizado com documentação comprobatória das produções realizadas durante o período;
  3. Projeto de pesquisa atualizado para o novo ciclo anual;
  4. Plano de trabalho atualizado para o novo ciclo anual. A estes documentos será anexado:
  5. Relatório do supervisor sobre o desenvolvimento do estágio pós-doutoral no período.

Os documentos submetidos serão avaliados pela Comissão de Pós-Graduação do PPG Design, que decidirá pela eventual renovação do estágio doutoral.

Ao final do Pós-Doutorado, o pós-doutorando deverá entregar, em até 30 dias após a data de conclusão:

  1. Relatório final de atividades;
  2. Cópia do Currículo Lattes, com documentação comprobatória das produções realizadas durante a vigência do estágio pós-doutoral;
  3. Texto inédito decorrente do projeto de pesquisa / plano de trabalho, objetivando submissão para periódico definido de comum acordo com o supervisor. A estes documentos serão adicionados:
  4. Relatório final do supervisor sobre o desenvolvimento do estágio pós-doutoral durante todo o período;
  5. Cópia dos relatórios anuais de atividades entregues pelo pós-doutorando;
  6. Cópia dos relatórios anuais elaborados pelo supervisor.

Os documentos submetidos serão avaliados pela Comissão de Pós-Graduação do PPG Design, que decidirá pela eventual emissão de certificado atestando a conclusão do estágio pós-doutoral.

Dr. Fernando Augusto Oliva

Realizou Pós-Doutorado no PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi com o desenvolvimento da pesquisa “Uma coleção particular: Proposta para uma análise dos volumes e cartas da biblioteca de Claude Monet preservados em sua antiga residência em Giverny, França”, sob a supervisão da Profa. Dra. Mirtes Cristina Marins de Oliveira. Pesquisador, Docente e Curador. Doutor em História e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo (USP), com a Tese "Contestação, Dúvidas, Conciliação: Frederico Morais e a arte brasileira". Membro do Grupo de Estudos em Arte e Fotografia (ECA-USP). Docente da Pós-Graduação em Museologia e Curadoria do Centro Universitário Belas Artes. Integra a equipe de curadoria do Museu de Arte de São Paulo (MASP). Entre seus projetos de pesquisa, edição e curadoria destacam-se "Conceição dos Bugres: Tudo é da Natureza do Mundo" (MASP, 2021), "Degas: Dança, política e sociedade (MASP, 2020), "Tarsila Popular" (MASP, 2019), "Rubem Valentim: Construções Afro-Atlânticas" (MASP, 2018), "Maria Auxiliadora: Vida cotidiana, pintura e resistência" (MASP, 2018), Pedro Correia de Araújo: Erótica (MASP, 2017), "Histórias da Infância" (MASP, 2016), "Arte do Brasil no Século 20" (MASP, 2015), "O Retorno da Coleção Tamagni - Até as Estrelas por Caminhos Difíceis" (MAM-SP, 2012), "Cover = Reencenação + Repetição" (MAM, 2008); "I/Legítimo - Dentro e Fora do Circuito (Museu da Imagem e do Som", 2008), "Comunismo da Forma - Som + Imagem + Tempo: A Estratégia do Vídeo Musical" (Galeria Vermelho e AGYU, Toronto, 2007-2009); "À la Chinoise" (Microwave Arts Festival, Hong Kong, 2007); e "VOL./Volume" (Vermelho, 2004).

Pesquisa: “Uma coleção particular: Proposta para uma análise dos volumes e cartas da biblioteca de Claude Monet preservados em sua antiga residência em Giverny, França”

Período: 2023 – 2024

Link: http://lattes.cnpq.br/7862441469476073

Dra. Marcia Maria Alves

Realiza Pós-Doutorado no PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi com o desenvolvimento da pesquisa “Professores animando uma indústria: os cursos e a formação de professores de Animação no Brasil”, sob a supervisão do Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk. Doutora e Mestre em Design pelo PPG Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Mercado Editorial pela Universidade Positivo (POSITIVO). Especialista em Comunicação Audiovisual pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Graduada em Tecnologia em Artes Gráficas pela UTFPR. Docente nos cursos de Graduação em Design Gráfico, Design de Interiores, Arquitetura e Urbanismo, Jogos Digitais e Design de Animação no Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Experiência profissional na área de confecção de impressos, elaboração de projeto gráfico, design centrado no ser humano, gestão do design, design de animação, diagramação de livros, projeto de material didático, design para educação e design de jogos digitais.

Pesquisa: “Professores animando uma indústria: os cursos e a formação de professores de Animação no Brasil”

Período: 2023 – em andamento

Link: http://lattes.cnpq.br/6287197775887208

Dra. Maria Cristina Elias Meneghetti

Realiza Pós-Doutorado no PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi com o desenvolvimento da pesquisa “Diários de um minuto: Um acervo digital das performances cotidianas de uma mulher”, sob a supervisão da Profa. Dra. Priscila Almeida Cunha Arantes. Doutora em Design pelo PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi. Mestre em Estudos de Movimento na "Royal Central School of Speech and Drama" (Universidade de Londres, Reino Unido). Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Exibiu trabalhos no Radial System (Berlim), no Festival Plataforma Berlin, no Festival VERBO (Galeria Vermelha, São Paulo), no Festival Dança em Foco (Rio de Janeiro), no MIS Museu da Imagem e Som (São Paulo), MAM Museu de Arte Moderna (São Paulo), MAXXI (Roma, Itália), Paço das Artes (São Paulo), Arshake.com (Itália), entre outros. Em 2013, ganhou o prêmio "FUNARTE - Mulheres nas Artes Visuais" e, em 2017, o prêmio "Temporada de Projetos do Paço das Artes".

Pesquisa: “Diários de um minuto: Um acervo digital das performances cotidianas de uma mulher”

Período: 2023 – em andamento

Link: http://lattes.cnpq.br/0598049534434387

Link: www.cristinaelias.eu

Dra. Marina Carmello Cunha

Realiza Pós-Doutorado no PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi com o desenvolvimento da pesquisa “É pelas rachaduras que passa a luz: o que projetar e criar design pode (des)controlar no mundo?”, sob a supervisão da Profa. Dra. Cristiane Ferreira Mesquita. Doutora em Ciências Sociais pelo PPGCS-UNICAMP, com a Tese "Narrativas têxteis: fabricação, circulação e uso de roupas". Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU-FAUFBA, com a Dissertação "Cidade resto: o espaço (da) roupa e o que [sobre]vive entre Baixa dos Sapateiros e Parque Novo Mundo". Graduada em Criação e Desenvolvimento de Produto em Moda e Bacharel em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Atuou profissionalmente principalmente na área de figurino para cinema e teatro, trabalhando em diversos longa metragens e peças como figurinista, assistente de figurino, aderecista e assistente de arte. Tem interesse por pesquisas artesanais e experimentais com tecidos, tingimento, modelagem, artes gráficas, ilustração, vídeo-arte, fotografia e artesanato. Atualmente é Docente no curso de Design de Moda da Universidade Federal de Goiás e colabora com projetos de desenvolvimento de produtos na ONG Coletivo Tem Sentimento.

Pesquisa: “É pelas rachaduras que passa a luz: o que projetar e criar design pode (des)controlar no mundo?”

Período: 2022 - 2023

Link: http://lattes.cnpq.br/5531117540712970

Dr. Nicolás Andrés Gualtieri

Realiza Pós-Doutorado no PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi com o desenvolvimento da pesquisa “Além do design: mediações e provocações para projetar um campo futuro”, sob a supervisão da Profa. Dra. Andréa Catrópa da Silva. Doutor e Mestre em Artes e Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Faculdade de História da UFG. Graduado em Licenciatura en Diseño de la Comunicación Visual - Universidad Nacional del Litoral (Argentina). Experiência nas áreas de design, educação, visualidades, produção de material didático, cinema e comunicação visual. Pesquisador, investiga os temas:  metodologias, processos de ensino vinculados ao campo profissional do design e sua relação com a cultura visual. Docente e Coordenador do curso de Design Gráfico na Faculdade SENAC-GO e Diretor e Designer freelancer em Cônico (www.conico.design).

Pesquisa: “Além do design: mediações e provocações para projetar um campo futuro”

Período: 2023 – em andamento

Link: http://lattes.cnpq.br/0149245863233099

Dra. Rita Inês Petrykowski Peixe

Realiza Pós-Doutorado no PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi com o desenvolvimento da pesquisa “Ampliar a compreensão da (in) completude na abordagem triangular: estudos com ênfase na contextualização”, sob a supervisão da Profa. Dra. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa. Pós-Doutora pela Universidade de Barcelona (UB, Espanha). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período Sanduíche na Universitat de Barcelona (UB, Espanha) como bolsista da CAPES. Mestre em Educação pela Universidade de Campinas/Universidade do Contestado (UNICAMP/UnC). Especialista em Arte/Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas e em Pedagogia - Habilitação em Orientação Educacional pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Atuou como professora titular no Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Design (PPG Design) na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), nos Departamentos de Design/Arquitetura e Urbanismo e na coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão Universitária na UNIVILLE, bem como na Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Atua como professora de Arte no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Itajaí e coordena o Grupo de Pesquisas DZART: Estudos de imagem, design, artesania e práticas educativas. Tem experiência em ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos seguintes temas: educação, métodos e técnicas de ensino, permanência e êxito, cultura, arte/educação, arte, ensino da arte, estética e semiótica, teoria e história da arte, design e design social, tecnologias sociais, economia solidária e artesania.

Pesquisa: “Ampliar a compreensão da (in) completude na abordagem triangular: estudos com ênfase na contextualização”
Período: 2023 – em andamento
Link: http://lattes.cnpq.br/1094071355516986

Dr. Marcos Mortensen Steagall

Realizou Pós-Doutorado no PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi com a pesquisa “The darkest places: a photographic investigation into New Zealand outdoors made at night”, com a supervisão do Prof. Sérgio Nesteriuk. Doutor em Artes & Design pela Auckland University of Technology (AUT), com a tese “Immersive Photography: Between the cognitive and the physical”. Também na AUT, é professor senior lecturer, orientador de mestrado e doutorado, coordenador do Curso de Communication Design e líder de pesquisa no mesmo departamento. Atua, desde o ano 2000, como docente e gestor no ensino superior. Designer e fotógrafo, com ampla e destacada produção comercial e artística. Idealizador e organizador do “LINK: Practice-oriented Symposium”. Seus campos de investigação envolvem ensino do design, metodologias de pesquisas conduzidas pela prática (practice-led research), fotografia e epistemologias indígenas.

Pesquisa: “The darkest places: a photographic investigation into New Zealand outdoors made at nigh”

Período: 2020 –  2023 - Concluido

Link: https://www.aut.ac.nz/profiles?id=em8852&asset=292815

Link: https://www.steagall.com.br/

Dr. Luciano de Abreu Tavares

Realizou Pós-Doutorado no PPGDesign da Universidade Anhembi Morumbi, com o desenvolvimento da pesquisa “Abordagem triangular no ensino do design gráfico”, com a supervisão da Profa. Dra. Anna Mae Tavares Bastos Barbosa. Doutor e Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Design, Produção e Tecnologia Gráfica pela Universidade Anhembi Morumbi. Graduado em Artes Plásticas e Licenciatura Plena em Educação Artística pela Faculdade Paulista de Artes (FPA). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Experiência profissional em direção de arte e design gráfico.

Período: 2018 – 2020

Projeto: Abordagem triangular no ensino do design gráfico.

Link: http://lattes.cnpq.br/5185442941849556

Dra. Andréa Catrópa da Silva

Realizou Pós-Doutorado” no PPGDesign da Universidade Anhembi Morumbi, com o desenvolvimento da pesquisa “Poesia Digital – Interfaces da Literatura com o Design, a Arte e a Tecnologia”, com a supervisão do Prof. Dr. Gilbertto Prado. Doutora e Mestre em Teoria Literária e Graduada em Letras pela FFLCH-USP. Graduada em Comunicação Social – Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Participou de diversas antologias e coletâneas de contos e poesia no Brasil e exterior, além de atuar como editora. Foi duas vezes contemplada com o prêmio Rumos Itaú Cultural (Literatura – Audioficções em 2004; e Crítica Literária em 2007) e com o Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (Programas de Áudio para Promoção da Literatura em 2007; e Projetos de Criação Literária e Tradução em 2012). Docente no PPGDesign da Universidade Anhembi Morumbi.

Período: 2017-2020.

Projeto: Poesia Digital – Interfaces da literatura com o design, a arte e a tecnologia.

Link: http://lattes.cnpq.br/9512402430880772

Dr. Bruno Santana de Oliveira

Realizou Pós-Doutorado no PPGDesign da Universidade Anhembi Morumbi, com a pesquisa “Desenvolvimento de metodologias e ferramentas de design para projetos de exergames”, com a supervisão do Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk. Doutor, Mestre em Design e Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua em pesquisas em design ligadas a concepção de jogos e produtos digitais, abrangendo temas como: métodos de design, pesquisa com usuários/Personas, gamificação, análise de produtos/engenharia reversa e prototipação.

Período: 2016 – 2019

Projeto: Desenvolvimento de metodologias e ferramentas de design para projetos de exergames.

Link: http://lattes.cnpq.br/3957580548665652

Dra. Leila Maria Reinert do Nascimento In Memoriam

Realizou Pós-Doutorado no PPGDesign da Universidade Anhembi Morumbi, com o desenvolvimento da pesquisa “Sobre o infinitamente pequeno e as sensações das coisas mínimas: design e arte nas novas configurações do sensível”, sob a supervisão da Profa. Dra. Cristiane Mesquita. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Especialista em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Graduada em “Maitrise” de Artes Plásticas pela Universidade de Paris 1 Panthéon – Sorbonne, PARIS 1, França. Bacharel em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Desenvolve pesquisas que enfocam a percepção sensível na comunicação de pensamentos sutis. Entendendo a multiplicidade dos campos de conhecimento que abrangem o fazer arte, as poéticas visuais, nos últimos anos, tem estudado a articulação entre as recentes pesquisas em neurociência sobre as qualidades subjetivas da mente e os processos de criação artística referentes à memória e ao aprendizado que refinam nossa percepção sensível. Desenvolve, no âmbito do design, projetos em design de superfície, especialmente em estamparia têxtil, para Uroporus Design.

Período: 2015 – 2016

Projeto: Sobre o infinitamente pequeno e as sensações das coisas mínimas: design e arte nas novas configurações do sensível.

Link: http://lattes.cnpq.br/6481635538332588

Foto do Prof. Dr. Maurilio Andrade Rocha

Prof. Dr. Maurilio Andrade Rocha

Realizou Pós-Doutorado no PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi, com o desenvolvimento da pesquisa “Abordagem Triangular e as Seis dimensões do conhecimento no ensino de Arte: Análises e propostas para o ensino de Música no Ensino Fundamental”, com a supervisão da Profa. Dra. Ana Mae Barbosa.

Professor Associado do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG onde leciona na graduação (Licenciatura e Bacharelado em Teatro) e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Artes). Coordenador do Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) na UFMG (2014-2016). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG (2012-2013). Coordenador, na UFMG, do PROCAD-NF 2009 entre os programas de Pós-Graduação em Artes da UFMG e UFPA e Música da UFBA (2010-2015) além de professor e Orientador do DINTER entre Instituto Federal do Ceará e UFMG (2011-2014) e Universidade Regional do Cariri e UFMG (2014-2017).

Coordenador do subprojeto Interdisciplinar em Artes no PIBID FAE/UFMG (2013-2018). Coordenador da equipe de elaboração, aplicação e correção de provas do Vestibular UFMG área Teatro (2012-2014). Integrou a equipe de criação da Linha de Pesquisa em Artes Cênicas do Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG. Investigador do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança (INET-MD) da Universidade Nova de Lisboa, atuando como Doutor colaborador desde 2008. Atua na formação de professores como orientador no Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais da UFMG, como orientador no PROF-Artes (Mestrado Profissionalizante em Artes voltado para professores de Arte da Rede Pública) e como Coordenador do sub-projeto Interdisciplinar em Artes dentro do PIBID FAE/UFMG.

Especialista em Estudos Avançados em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou seus estudos artísticos na Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte, na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade Nova de Lisboa. Pós-Doutorado na Escola de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa e na Universidade Nova de Lisboa. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro e Música Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Teatro e Música Popular. É autor de livros didáticos de Arte para a educação básica. Associado ao International Council for Traditional Music (ICTM) e à Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Integra a Rede Voz e Cena.

Projeto: “Abordagem Triangular e as Seis dimensões do conhecimento no ensino de Arte: Análises e propostas para o ensino de Música no Ensino Fundamental”.

Período: 2021 – 2022.

Link: http://lattes.cnpq.br/0271583492196162