ESTRUTURA DO PROGRAMA DE DOUTORADO

No doutorado, o aluno deve cursar duas disciplinas obrigatórias e três optativas, selecionadas de uma lista atualizada semestralmente pelo programa. É importante que a escolha das disciplinas seja feita em acordo com a coordenação do curso ou com o professor orientador.

Oferta: 10 vagas anuais.

Anos 1 e 2


Disciplinas formativas.

(Obrigatórias para todos)

  • Metodologia da Pesquisa em Design – Doutorado (60h) – Discute as questões teóricas do projeto de pesquisa, bem como a abordagem conceitual da sua análise. Propõe uma abordagem reflexiva e crítica, questionando o caminho metodológico da investigação e alinhando com os seus objetivos.
  • Teoria, História e Crítica do Design: Estudos Avançados (60h) – Trata de teorias e histórias para a formulação de um conhecimento crítico do design contemporâneo. Obrigatória para a Linha de Pesquisa Teoria, História e Crítica do Design.
  • Design, Arte e Tecnologia: Estudos Avançados (60h) – Aborda os processos de criação, projetuais e de produção em design-arte-tecnologia na contemporaneidade. Discute a relação homem-cultura-sociedade no âmbito dos processos e práticas distribuídos. Obrigatória para a Linha de Pesquisa Design: Meios Interativos e Emergentes
  • Ciência e Pesquisa (30h) – ou Fundamentos da Docência no Ensino Superior (30 horas) – Origem da Universidade e da docência universitária no Brasil. Profissionalização, responsabilidade social e formação continuada para a docência.
  • Estudos Estéticos Contemporâneos (60h) – Estética e estudos estéticos contemporâneos. Arte e mídia. Modos, espaços e processos de criação, circulação e recepção em mídias contemporâneas. Práticas culturais, artivismo e pensamento decolonial. Arte, corpo e política.
  • Seminário de Tese 1 (60h) e Seminário de Tese 2 (60h) – Se destinam à elaboração do projeto para qualificação e à realização da pesquisa propriamente dita.
  • DD Tese (Desenvolvimento da Pesquisa; Exame de Qualificação e Defesa da Tese) (180h) – se destinam à orientação da dissertação ou tese, bem como às publicações decorrentes do trabalho investigativo.


Disciplinas optativas comuns a todas as linhas de pesquisa.

  • Criatividade, inovação e sustentabilidade em design (60h) – A disciplina aborda as questões relacionadas aos processos de criação, de inovação e de sustentabilidade no campo do design.
  • Design, arte e sustentabilidade (60h) – Propõe o pensamento reflexivo e crítico acerca do desenvolvimento sustentável, da economia criativa e da responsabilidade social observados nas modulações contemporâneas do Design em relação ao campo da Arte.
  • Design, corpo e espaço (60h) – Trata o corpo na perspectiva do design e observa nas ações individual e coletiva as questões humanas de convivência, ocupação e intervenção no espaço.
    Design de ambientes: tecnologias ubíquas (60h) – Aborda o conceito de ubiqüidade pelas perspectivas do design e da arte, investigando os processos projetuais e seus elementos formais.
  • Design de mídias digitais interativas (60h) – Aborda as questões relacionadas aos elementos projetuais inerentes ao design de mídias digitais interativas, no que concerne aos seus aspectos informacionais, navegacionais, interativos e de interface.
    Design de moda e arte contemporânea (60h) – Contextualiza aspectos teóricos e críticos engendrados nos campos do Design de moda e das Artes.
  • Design de sistemas afetivos interativos (60h) – Trata dos aspectos relacionados ao reconhecimento do usuário para o design de sistemas e produtos que interajam com este de maneira afetiva e emocional.
  • Design e arte na educação: leitura histórica no contexto da contemporaneidade (60h) – Trata das questões relacionadas ao ensino e aprendizagem em arte e em design na contemporaneidade e estimula o desenvolvimento da pesquisa histórica.
  • Design e arte no contexto pós-digital (60h) – Análise do conceito e das características do pós-digital; investigação sobre essas características presentes no design e na arte; discussão sobre os produtos do design e da arte no contexto pós-digital.
  • Design e arte: processos contemporâneos (60h) – Aborda as hibridações do design e da arte e as implicações dos aspectos culturais, estéticos e tecnológicos na contemporaneidade.
  • Design e artes visuais: do moderno ao contemporâneo (60h) – Aborda as transformações estéticas e conceituais do design e das artes visuais nos séculos XX e XXI.
  • Design e artes visuais: teorias e práticas na contemporaneidade (60h) – Aborda e discute conceitos e proposições teóricas exemplares e paradigmáticas do campo do design e suas interseções com as artes visuais.
  • Design e cotidiano (60h) – Estuda o design no âmbito da experiência cotidiana a partir da perspectiva antropológica.
    Design e espacialidades: tecnologias móveis (60h) – Investiga o contexto das tecnologias móveis para refletir sobre a relação humano-computador e as especificidades de projetos operados no espaço físico localizado dos usuários.
  • Design e linguagem gráfica (60h) – Estuda os elementos de linguagem, os procedimentos de criação e os aspectos comunicacionais do design gráfico.
  • Design e memória (60h) – Estuda o design e a sua materialidade promissora de criação de sentidos60
  • Design e saúde(s) entre arte e filosofia (60h) – Contextualiza o campo do design, considerando suas implicações ético-políticas nos modos de vida contemporâneos.
  • Design e redes: mediações tecnológicas (60h) – Estuda projetos de design e os modos de criação e de uso, mediados por linguagens visuais, sonoras, audiovisuais, no contexto das redes distribuídas.
  • Design, fotografia e poéticas visuais (60h) – Estuda as relações da fotografia e o design enquanto associações de ling60gens que se configuram em um processo de hibridismo, tanto no aspecto tecnológico quanto no processo de representação visual.
  • Design no antropoceno e pós-humano (60h) – Análise da relação homem-cultura-ambiente na construção da realidade. Introdução à visão sistêmica através de teorias contemporâneas, assim como à Interdisciplinaridade.
  • Educação para a arte e o design (60h) – A disciplina trata das questões sociais, estéticas e educacionais relacionadas ao ensino e aprendizagem em arte e em design, estimula o desenvolvimento da pesquisa histórica e da leitura da imagem, ressalta a importância da contextualização política e da conscientização da experiência de aprendizagem.
  • Design: Processos, Contextos e Hibridismos (60h) – Estuda concepções projetuais de design com ênfase em abordagens processuais. Discute procedimentos de projeto, em diferentes contextos, intersecções e fusões, entre áreas do design e de outros campos do conhecimento.
  • Estratégias de criação em design (60h) – Investiga diferentes abordagens sobre processos de criação a partir de perspectivas históricas, filosóficas, tecnológicas e estéticas.
  • Estudos visuais (60h) – Trata das questões relacionadas com a interpretação, a contextualização e a relevância das culturas visuais, imagens e objetos, na contemporaneidade.
  • Processos de criação e desobediência em design (60h) – Contextualiza o campo do design na contemporaneidade, considerando seu modelo como imagem das políticas neoliberais. Aborda processos de criação de artistas e de designers que refletem sobre o próprio campo.

Participação em projetos (obrigatória para todos):

  • Projeto Dual (30h);
  • Projeto Inserção Social (30h);
  • Projeto Internacionalização (30h);
  • Projeto Vida & Carreira (30h),

Anos 3 e 4


  • Pesquisa orientada.
  • Exame de Qualificação.
  • Defesa de Dissertação