BANCA DE DEFESA | Doutorado em Design

O PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi convida para a defesa da Tese de Doutorado de Design, Entre fanzine e design: A experimentação gráfica e o ativismo (feminista) de Thina Curtis, por ANA PAULA HOFFMANN FRITTOLI BASAGLIA, que ocorrerá dia – 13/02/2025, às 16H00. O evento será ONLINE. Orientadora: Profa. Dra. Suzete Venturelli.   Veja mais informações abaixo.

13.02.2025 | 16H00 | QUINTA-FEIRA |

Link da web conferência: meet.google.com/oup-enbd-zaa

Banca Examinadora

Profa. Dra. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa
Orientadora e presidente da banca.
Universidade Anhembi Morumbi.

Prof. Dr. Gazy Andraus – Instituto Federal SP
Campus São José do Rio Preto.
Examinador externo,

Prof. Dr. Edgar Silveira Franco.
Universidade Federal de Goiás.
Examinador externo.

Profa. Dra. Danielle Barros Silva Fortuna
Universidade Federal do Sul da Bahia
Examinadora externa [suplente]

Profa. Dra. Mirtes Cristina Marins de Oliveira
Coordenação – Universidade Anhembi Morumbi
Examinadora interna.

Prof. Dr. Milton Terumitsu Sogabe
Universidade Anhembi Morumbi
Examinador interno.

Prof. Dr. Gilberto dos Santos Prado
Universidade Anhembi Morumbi.
Examinador interno [suplente]

RESUMO:

O estudo investiga a interseção entre design gráfico, ativismo e produção independente por meio da análise de três fanzines e três livros sobre fanzines elaborados por Thina Curtis. Parte-se do pressuposto de que os fanzines constituem meios de resistência cultural e experimentação visual, destacando seu papel na construção de narrativas dissidentes e na afirmação da publicação independente como estratégia gráfica e política.

O objetivo central é analisar as características gráficas e editoriais das publicações de Curtis, bem como sua relevância no contexto do design gráfico e do ativismo feminista. A pesquisa inclui uma revisão bibliográfica sobre a cena fanzineira no Brasil e no exterior, com ênfase na presença dessas publicações no ambiente educacional, em feiras especializadas e nos espaços de catalogação e registro.

Metodologicamente, adota-se a abordagem cartográfica como eixo principal, articulada à análise documental, ao estudo de caso e à pesquisa bibliográfica, o que permite mapear as práticas da artista. A investigação examina a materialidade dos fanzines e livros, suas estratégias visuais e os discursos que articulam, evidenciando a potência dessas publicações na construção de identidades e na preservação de memórias coletivas.

Os resultados indicam que a produção de Curtis funciona como dispositivo de experimentação visual e política, desafiando os padrões normativos do design comercial e reafirmando a autonomia editorial. Além disso, demonstra-se que, mesmo em um cenário de crescente digitalização dos processos gráficos, os fanzines e as publicações independentes mantêm sua relevância como espaços de criação coletiva e resistência sociopolítica.

Conclui-se que a obra de Thina Curtis evidencia a potência do design gráfico como ferramenta de transformação cultural, reafirmando a importância dessas publicações no campo do design social e da cultura visual contemporânea. Ademais, destaca-se sua contribuição para a ampliação do conhecimento sobre os fanzines como práticas РОЛ educativas, de preservação da memória e de articulação entre design e ativismo. Suas publicações funcionam como registros da cena fanzineira e fomentam a construção de redes de compartilhamento de saberes, consolidando os fanzines como instrumentos de expressão, ensino e resistência.