BANCA DE DEFESA | Mestrado em Design

O PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi convida para a defesa da dissertação de Mestrado em Design, A METÁFORA DA CODIFICAÇÃO IMERSA NO DESIGN:A influência do conhecimento de código e do processo cognitivo para o futuro designer graduado no universo tech , por ALESSANDRO CAMILO MIGUEL, que ocorrerá dia 02/08/2022, às 14h00. O evento será on-line e a sala estará aberta a partir das 13h40. Orientador: Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk. Para acessar clique: https://animaeducacao.zoom.us/j/85429517031. Veja mais informações abaixo.

Banca:

Prof. Dr. Sergio Nesteriuk
Orientador e Presidente da Banca
Universidade Anhembi Morumbi
Ecossistema Ânima

Prof. Dr. Alexandre Santaella Braga
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Examinador Externo

Prof. Dr. Milton Terumitsu Sogabe
Examinador Interno
Universidade Anhembi Morumbi
Ecossistema Ânima

Resumo:

Esta dissertação tem como o apoio e a consideração dos leitores a investigar junto a forma que nossa sociedade está se expandindo e criando relações complexa, sendo principalmente da tecnologia. O saber mexer do mouse se foi, onde a tela touch entrou, e que já está incorporada em smartphones e isso não tem volta.
Por isso mesmo que vem a preocupação da formação deste profissional da área do Design, que está ainda pensando em recursos técnicos e a grades curriculares como fez Bauhaus e Hfg–Ulm e que nos tempos atuais, precisam integras outros pensamentos e aprendizados, como a forma cognitiva da lógica, da web semântica onde por recursos a ser pensados, e embasados na informação atual, serão usados para agregar conhecimento a estes designers que formação a próxima geração.Não é só pensar no produto, serviço ou mesmo no visual, mas como viabilizados as informações destas tecnologias e seu funcionamento e que pode ser melhor aproveitada integrando áreas afins.
Para isso precisa entender de codificação, entender como construir e descontruir, ou seja, codificar e decodificar as informações contidas nas metáforas da codificação e que pode ser ensinada combinando meios visuais, planejamento pedagógico e com auxílio de áreas afins para que possa produzir e facilitar a vida da sociedade e a compreensão destas novas tecnologias que só imaginávamos em filmes e seriados.
Com isso as possibilidades são desde programas de linguagens visuais que são analisados, a semântica da web que por ser um conhecimento necessário para entender um pouco da lógica de codificação, mas de todo um universo tech que está em expansão e que precisa de alguém para pelo menos possa guiar dos quem não compreende. Por isso não tenha receio, usufrua.
Palavra-Chave: Design, Codificação, Educação, Elementos visuais, Decodificação.

A METÁFORA DA CODIFICAÇÃO IMERSA NO DESIGN: A influência do conhecimento de código e do processo cognitivo para o futuro designer graduado no universo tech