BANCA DE DEFESA | Doutorado em Design

O PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi convida para a defesa da Tese de Doutorado de Design, O DESIGN EMOCIONAL NO MERCADO DE AÇÕES: Experiências utilizando a realidade virtual, por AUGUSTO GOTTSFRITZ, que ocorrerá dia 17/03/2023, às 09H. O evento será on-line e a sala estará aberta a partir das 08h40. Orientador: Profª. Dr.ª Suzete Venturelli. Para acessar clique: https://meet.google.com/igz-uxhh-xna  Veja mais informações abaixo.

Resumo:

A presente tese propõe uma representação visual do mercado de ações brasileiro sob a égide do design emocional de Donald Norman, manifestada por meio de experiências desenvolvidas utilizando a realidade virtual. Atualmente a negociação de ativos do mercado financeiro ocorre em plataformas digitais, representadas por ordens de compra e venda de ações em uma determinada cotação – muitas vezes apresentada por gráficos bidimensionais intermitentes. Todavia, por ser uma operação altamente sintética e célere, o interator acaba se deparando com lacunas informacionais que fogem ao escopo da visualidade gráfica – tornando este sistema um convite à uma possível abstrata especulação alfanumérica. O design permite mediar este diálogo levando em consideração os três níveis do design emocional: visceral, comportamental e reflexivo. A junção dos aspectos estéticos, funcionais e simbólicos no projeto pode aprofundar a discussão na hora da aquisição das mercadorias, inserindo em jogo a atividade-fim dos fornecedores e algumas características das empresas. Em prol de uma proposta experimental, foi utilizada a realidade virtual para criar um ambiente tridimensional. O cenário escolhido corresponde a estrutura física de um supermercado, na qual as ações negociadas são apresentadas como mercadorias no formato de dioramas e exibidas em gôndolas, ilhas e outros displays personalizados. Além de reaproveitar modelos conceituais e rotinas praticadas por consumidores do varejo, a intenção é provocar questionamentos em uma cultura centrada no desempenho como força motriz do progresso. O resultado final permite observar as possibilidades da ressignificação visual e futuramente irá auxiliar na criação de novas experiências imersivas em espaços transdisciplinares.

Palavras-chave: Design Emocional; Mercado de Ações; Visualização de Dados; Realidade Virtual.

Profª. Dr.ª Suzete Venturelli
Orientadora e Presidente da Banca
Universidade Anhembi Morumbi

Prof. Dr. Marcus Vinicius Fainer Bastos (Externo)
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Prof.ª Dr.ª Silvia Regina Ferreira de Laurentiz (Externa)
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (ECA-USP)
Universidade de São Paulo

Prof.ª Dr.ª Andréa Catrópa da Silva (Interna)
Programa de Pós-Graduação em Design
Universidade Anhembi Morumbi

Prof. Dr. Milton Terumitsu Sogabe (Interno)
Programa de Pós-Graduação em Design
Universidade Anhembi Morumbi

Prof. Dr. Sérgio Nesteriuk (Suplente Interno)
Programa de Pós-Graduação em Design
Universidade Anhembi Morumbi

Prof.ª Dr.ª Marilia Lyra Bergamo (Suplente Externa)
School of Humanities, Creative Industries and Social Sciences
The University of Newcastle – Austrália

Prof.ª Dr.ª Mirtes Cristina Marins de Oliveira (Coordenação)
Programa de Pós-Graduação em Design
Universidade Anhembi Morumbi