BANCA DE DEFESA | Mestrado em Design

O PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi convida para a defesa da Dissertação de Mestrado em Design, DESIGN DE MODA COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: Um estudo sobre autoestima em mulheres com câncer de mama, por FERNANDA RODRIGUES FERREIRA que ocorrerá dia 13/09/23, às 13h30. O evento será presencial  a sala 409 na unidade Campus Vila Olímpia. Orientadora: Dra. Cristiane Mesquita

RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo investigar diálogos entre o campo do design de moda e a autoestima de mulheres em tratamento de câncer de mama. para tanto, a abordagem investigativa se da a partir de pesquisa teórica e bibliográfica de natureza qualitativa, além de incluir observação e coleta de exemplos, relativos à proposta e ao enfoque do objeto de estudo. partindo de um recorte de conexões entre design de moda e problemáticas sociais e de saúde coletiva, ressaltamos projetos que promovem mudanças e impactos positivos.

O enfoque se dá sobre projetos que auxiliam mulheres em situação de tratamento, entre elas, campanhas de arrecadação de fundos, de conscientização, além de iniciativas que visam cuidar do bem-estar das pacientes. estudos técnicos e estatísticos sobre o câncer de mama são apresentados, com o intuito de abordar a doença, alguns de seus diagnósticos e tratamentos.

Este contexto colabora para a exploração de aspectos ou relacionem a sensação de autoestima e a dimensão da aparência, em mulheres com câncer de mama. Por meio da observação e coleta de relatos de pacientes oncológicas em redes sociais, apresentamos alguns exemplos que contribuem para a concepção e realização de ação unto à ACCCOM (associação de combate ao câncer do centro-oeste de minäs), que acolhe pessoas em tratamento de câncer.

Esta ação objetiva entrelaçar diferentes momentos do percurso desta pesquisa, tais como a coleta de exemplos no campo do design de moda engajado socialmente; as articulações entre autoestima e aparência em mulheres acometidas pelo câncer de mama; os efeitos experienciados no corpo e algumas propostas projetuais. assim, a ação incluiu a realização de minicoleção de peças, dedicadas a dialogar com alguns dos problemas vivenciados na situação de tratamento. neste contexto, ressaltam-se algumas das relações entre design de moda com engajamento social e a promoção de autoestima. por meio de roupas e acessórios, entre outras ações relativas à composição da aparência.

PALAVRAS-CHAVE: design de moda; câncer de mama; autoestima; aparência; design social

BANCA EXAMINADORA

Dra. Claudia Regina Garcia Vicentini
Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH
Universidade de São Paulo – USP
Examinadora Externa

Dra. Suzete Venturelli
UAM – Universidade Anhembi Morumbi
Examinadora Interna

Dra. Cristiane Mesquita
UAM – Universidade Anhembi Morumbi
Orientadora e Presidente da Banca