BANCA DE DEFESA | Doutorado em Design

O PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi convida para a defesa da Tese de Doutorado de Design, A NARRATIVA no DESIGN do ESPAÇO PÚBLICO FÍGITAL: Empatia e disrupções tecnológicas nas novas Ágoras, por JAIME MARTIN VEGA ROCABADO, que ocorrerá dia – 21/11/2023, às 14H00. O evento será Online. Orientador: Profa. Dra. Suzete Venturelli .   Veja mais informações abaixo.

ONLINE: ZOOM – SENHA: defesa
SHORT LINK: https://shorturl.at/cfpxB
LINK SEM SHORT: https://us06web.zoom.us/j/85920298725?pwd=SySEKucRVeAprbfUajjv9sl8VaCoEJ.1

Banca Examinadora

Profa. Dra. Suzete Venturelli
Universidade Anhembi Morumbi
Orientadora e Presidente da Banca

Prof. Dr. Sergio Ricardo Lessa Ortiz
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Examinador Externo

Prof. Dr. Gustavo Garcia da Palma
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Examinador Externo

Prof. Dr. Milton Terumitsu Sogabe
Universidade Anhembi Morumbi
Examinador Interno

Prof. Dr.. Sergio Nesteriuk
Universidade Anhembi Morumbi
Examinador Interno

RESUMO:

As interfaces e significados do espaço público do século 21, tratam de conformações de narrativas, que por meio de redes complexas criam inter-relações entre diversos e heterogêneos componentes de sua constituição e design. Propomos abordar a narrativa como ferramenta de design do espaço público no século 21.

A narrativa como catalisadora, interface da conformação de espaços públicos fígitais (phygital) e analisar como que por meio da decodificação de eventos sequenciais e de signos e significados de vivência, estes espaços passam a ser compreendidos pelo público como novas ágoras e lugares, seja com a mimetização do físico material no ambiente digital seja como estrutura para criação e usabilidade do design.

Dividimos a pesquisa em 3 partes, a primeira de fundamentação teórica, a segunda de contextualização de realidades globais e locais da convergência cultural e digital e a terceira uma abordagem e compartilhamento de estudos de caso de design de espaços públicos e as narrativas que fundamentaram propostas de design.

Para abordagem do que seria este nosso espaço público figital contemporâneo, partimos de referenciais teóricas de autores como: Deleuze, Guattari, David Harvey, Lynch, Pierre Levy, Henry Jenkins, Rafael Cardoso, Edgar Morin, Karl Popper e Bernard Tschumi, com os quais abordaremos leituras e pertencimento do espaço público, questões de design e co-design e nosso cenário de convergência digital e cultural tecnológica.

Palavras-chave: Narrativa, espaço público, ágoras, design, imersão