BANCA DE DEFESA | Doutorado em Design

O PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi convida para a defesa da Tese de Doutorado de Design, DESIGN DE JOIAS E
PROCESSO DE CRIAÇÃO: um olhar através dos conceitos japoneses Wabi-sabi e Ma, por MILLY MAN HWA LEE, que ocorrerá dia – 22/02/2024, às 09H00. O evento será PRESENCIAL. Orientadora: Profa. Dra. Priscila Almeida Cunha Arantes.   Veja mais informações abaixo.

22.FEV.2024 | 9H00 | QUINTA-FEIRA | UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
PRESENCIAL – R. CASA DO ATOR, 294 – 4º ANDAR – SALA 408|CAMPUS VILA OLÍMPIA

Banca Examinadora

Profa. Dra. Priscila Almeida Cunha Arantes
Universidade Anhembi Morumbi
Orientadora e presidente da banca

Profa. Dra Agda Regina de Carvalho
Instituto Mauá de Tecnologia (IMT)
Examinadora Externa

Prof. Dr. Gilberto dos Santos Prado
Universidade Anhembi Morumbi
Examinador Interno

Profa. Dra Luisa Angélica Paraguai Donati
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Examinadora Externa

Prof. Dr. Milton Terumitsu Sogabe
Universidade Anhembi Morumbi
Examinador Interno

RESUMO:

Esta pesquisa teórico-prática busca analisar o design e o processo de criação de joias a partir dos conceitos filosóficos da arte e cultura tradicional japonesa, o Wabi-sabi e o Ma, compreendendo-as como elementos estruturantes sociais capazes de transmitir as suas particularidades no processo de criação. Considerando a joia como veículo de comunicação, um adorno carregado de lembranças, fragmentos da história e de tesouros milenares, as joias são linguagens não verbais com estruturas simbólicas ancestrais, de muitas crenças e significados.

A identidade e memórias individuais e coletivas são legados que transitam pelo tempo e o espaço contínuo, que permeiam o presente oferecendo a eles elementos enriquecedores. Conforme exposto, serão contemplados os pares tradição-inovação / permanência-efêmero de uma estrutura social tradicionalista milenar, nos quais a joia contemporânea feita para o corpo contemporâneo transmite as impressões da cultura japonesa, um gesto ancestral constituído de objeto simbólico.

Partindo da hipótese de que as joias japonesas, mesmo as mais contemporâneas, dialogam muitas vezes com a memória cultural nipônica, analisamos dois estudos de casos de artistas japonesas, as designers Miki Asai e Kazuko Nishibayashi, com a intenção de resgatar e compreender a relevância da cultura material do país.

Com base em alguns teóricos , tais como Gilles Deleuze e Henri Bergson que esclarecem questões sobre memória; Michiko Okano, autora referência quanto aos conceitos japoneses, e os autores Cecília Almeida Salles e Rafael Cardoso que nos guiarão na discussão sobre o tema processo de criação. A pesquisa, para além de uma reflexão teórica, incorpora ainda a criação de duas joias, concebidas no conceito Wabi-sabi e duas representando o conceito Ma.

Palavras-chave: