BANCA DE DEFESA | Mestrado em Design
O PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi convida para a defesa da Dissertação de Mestrado em Design, A MODA DE LUXO NO AMBIENTE DIGITAL POR MEIO DE NFTS, por THIARA ARAÚJO VIEIRA DE ANDRADE que ocorrerá dia 08/03/24, às 09h. O evento será por meio online. Orientador: Profa. Dra. Andréa Cátropa da Silv
BANCA EXAMINADORA
Profa. Dra. Andréa Cátropa da Silva
Orientador e Presidente da Banca
Universidade Anhembi Morumbi
Profa. Dra. Angélica Oliveira Adverse
Examinadora Externa
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
Prof. Dr. Gilbertto dos Santos Prado
Examinador Interno
Universidade Anhembi Morumbi
Profa. Dra. Mirtes Oliveira
Examinadora Interna
Universidade Anhembi Morumbi
Resumo:
A presente pesquisa busca analisar o segmento do mercado de luxo de moda no ambiente digital por meio de tokens não fungíveis, conhecidos por NFTs vestíveis e a sua empregabilidade em plataformas digitais, como redes sociais, o metaverso e o ambiente da gamificação. Propõe-se uma reflexão sobre como a moda tem buscado conquistar a esfera intangível por meio de ações nas plataformas digitais.
O estudo tem como exemplo algumas ações inovadoras que as marcas de moda de luxo utilizam como forma de estratégia para atuação no mercado digital e com o objetivo de atingir o público da nova geração. A importância do tema justifica-se, pois, atualmente, na moda, os NFTs e a moda digital possuem a capacidade de proporcionar um novo formato de design e de consumo, com a intenção de garantir a exclusividade e escassez, mesmo para produtos não físicos, o que é uma das principais apostas do setor hoje ao visar a manutenção do mercado de luxo no futuro.
Sabe-se que o luxo é transformador de símbolos que vão além do material e funcional, que se representa dentro de um mundo de sonhos, signos e motivos.
Sendo assim, este trabalho tem como base instigar reflexões mais do que trazer conclusões, questionando, assim, onde estaria o novo luxo na contemporaneidade. O projeto está fundamentado na linha de pesquisa teórica, histórica e crítica do design, além de ancorar-se metodologicamente em uma pesquisa qualitativa e de compilação.